toto slot situs toto toto slot toto slot situs toto situs toto situs toto toto slot situs toto situs toto situs toto toto rasa4d rasa4d rasa4d rasa4d rasa4d toto slot toto toto toto toto toto toto toto toto toto winsortoto winsortoto winsortoto toto winsortoto winsortoto winsortoto toto toto slot toto toto toto slot situs toto situs toto situs toto toto situs toto situs toto toto toto toto toto slot 4d toto toto togel situs toto slot 4d situs toto situs toto situs toto situs toto toto slot situs toto situs toto situs toto toto togel situs toto toto togel toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto
situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto

Módulo pagar

Listamos neste tópico como lançar, pagar uma conta e gerar registro no livro caixa no sistema GDOOR. Confira o passo a passo.

Introdução ao módulo

O módulo contém as informações das parcelas originadas das compras feitas de forma a prazo, pelo módulo notas de compras.
É possível também efetuar lançamento de parcelas de forma manual. O módulo permite o controle total das contas a pagar, contas pagas, contas em atraso e contas a vencer da empresa, possibilitando a emissão de relatórios com todas as informações necessárias para o total controle de contas a pagar da empresas.

As informações do módulo contas a pagar podem ser visualizadas pela listagem de dados ou individualmente pela ficha de cadastro. Dentro do contas a pagar dispomos das seguintes funções:

  • Pagamento de contas;
  • Pagamento de várias contas simultâneas;
  • Pagamento parcial de contas;
  • Pagamento de contas pela ficha;
  • Gerar lançamento no caixa de contas pagas;
  • Efetuar lançamento em plano de contas e centros de custo.

Na tela principal você ainda contará com os campos e seus valores:

Vencendo hoje: mostra a soma das contas com vencimento na mesma data atual.
A vencer: mostra a soma das contas com vencimento maior que a data atual.
Pagas: mostra a soma das contas pagas.
Atrasadas: mostra a soma das contas em atraso.

Visão geral do módulo

Campos

O módulo contas a pagar dispões dos seguintes campos:

Documento: 
Campo para identificação do título. Este campo possui 8 dígitos que conterão o número do documento e também a identificação da parcela. Quando a parcela for originada por uma compra a praz, através do módulo compras, o número do documento conterá os 6 dígitos, identificando o número da nota fiscal e mais 1 ou 2 dígitos (letras ou caracteres) identificando a parcela.
No exemplo da tela acima temos uma parcela da nota fiscal 000004 e a letra B identificando que é a 2ª parcela. Este número também pode ser preenchido manualmente bem como as letras identificando a parcela, em casos de lançamento manual no contas a pagar.

Histórico: 
Campo para preenchimento de um pequeno resumo da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a identificação da parcela e com o número do documento fiscal, quando as parcelas forem feitas pelo módulo compras.

Nome do fornecedor:
Nome do fornecedor para quem a parcela será paga. Este campo é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo compras. Quando o lançamento for manual, o sistema abrirá uma lista com os nomes dos fornecedores cadastrados para a seleção.

Emissão: 
Data em que a parcela foi emitida. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo compras.

Vencimento: 
Data de vencimento da parcela. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo compras.

Pago em: 
Data do pagamento da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a data do pagamento, quando usada uma das quatro opções de pagamento: pagar contas, pagamento de várias contas, pagamento parcial ou o pagamento pela ficha.

Valor: 
Valor da parcela. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo compras.

Valor pago: 
Valor pago da parcela.

Observações:
Campo onde o usuário pode digitar informações adicionais sobre esta parcela ou negociação da venda. Conta com a barra de personalização de fonte, onde é possível fazer as alterações básicas de fonte no texto, como alinhamento, cor, tamanho, estilo, negrito, itálico, sublinhado, etc.

  • 1. Indica linha e coluna onde o cursor está posicionado;
  • 2. Insere data e hora atuais na posição do cursor;
  • 3. Imprime o texto das observações. A impressão será feita com toda a caracterização atribuída ao texto;
  • 4. Altera cor do texto selecionado;
  • 5. Define alinhamento a esquerda para a linha onde o cursor está posicionado;
  • 6. Define alinhamento centralizado para a linha onde o cursor está posicionado;
  • 7. Define alinhamento a direita para a linha onde o cursor está posicionado;
  • 8. Abre assistente para mudança de fonte;
  • 9. Define o texto selecionado como negrito, ou para normal, caso já esteja em negrito;
  • 10. Define o texto selecionado como itálico, ou para normal, caso já esteja em itálico;
  • 11. Define o texto selecionado como sublinhado, ou para normal, caso já esteja sublinhado.
gdoor14_clientes_ficha_observacoes_hilights

Lançar conta

As contas serão criadas automaticamente ao efetuar o lançamento de uma nota de compra a prazo, porém é possível efetuar o lançamento de uma conta a pagar manualmente, para isso dentro do módulo contas a pagar clique no botão novo.

Imagem de uma nova conta

Após efetue o lançamento dos dados como documento, histórico e valor…

Pagar conta

Esta opção permite fazer o pagamento de uma ou mais parcelas. Selecione o título que está sendo pago ou vários títulos marcando o checkbox na esquerda, e clique no botão “pagar conta”.

O sistema exibirá a tela de recebimento de contas e nela será mostrado:

gdoor14_contas_a_pagar_pagarconta

Novo:
Caso deseje incluir uma nova conta que não foi listada anteriormente, basta clicar em novo e será criada uma linha para adicionar esta conta a ser paga. Neste caso, na linha em branco que o sistema criar no grid, basta preencher o número do documento para que os demais dados sejam preenchidos automaticamente.

Desfazer:
Cancela todo o procedimento feito que ainda não tenha sido salvo.

Apaga:
Utilizado para excluir a conta selecionada. Esta opção excluirá a conta também da listagem, ou seja, não ficará mais registrada em local algum.

Imprime:
Mostra a tela padrão de impressão de listas.

Lançar nos bancos:
Quando a forma de pagamento (ver logo abaixo) for uma conta bancária, gera também um lançamento na conta em questão, no módulo bancos.

Lançar no caixa:
Gera lançamento da duplicata recebida no livro caixa.

Agrupar lançamentos:
Quando há várias contas sendo pagas, gera no livro caixa apenas um lançamento, agrupando o valor de todas as contas.

Quitar todas:
Quitará todas as contas apresentadas na tela de pagamento de contas.

Gerar registro no livro caixa

Esta opção permite que a quitação de uma parcela feita pela ficha de cadastro ou o pagamento parcial de uma parcela, seja também registrada no livro caixa (módulo caixa), fazendo a integração do módulo contas a pagar com o módulo caixa.
Para que esta opção esteja disponível será necessário que o sistema esteja configurado para que haja a integração entre os módulos financeiros.

Após efetuar a quitação de uma parcela pela ficha de cadastro ou o pagamento parcial de uma parcela, com a ficha da parcela na tela de cadastro, clique na opção de gerar lançamento no caixa.

O sistema mostrará a tela para fazer o lançamento de integração com o módulo caixa, conforme imagem abaixo.

gdoor14_contas_a_pagar_gera_mvto_caixa

A tela de integração com o módulo caixa, tem os campos e opções.

Data: 
Data em que será feito o lançamento no livro caixa. Esta data pode ser alterada na tela de integração. Ao completar a integração com módulo caixa, o sistema calculará novo saldo em caixa.

Histórico:
Histórico do lançamento no livro caixa. Este histórico pode ser mudado na tela de integração.

Saída: 
Mostra o valor da saída que será dada no livro caixa. Este valor não pode ser mudado. Ao completar a integração com o módulo caixa, o sistema calculará um novo saldo em caixa.

Plano de contas:
Permite selecionar para qual conta o lançamento será debitado. Como o lançamento está sendo vinculado com um lançamento do módulo contas a pagar (saída no caixa) é correto informar um plano de contas de despesa.
Ao clicar no botão ao lado do campo para selecionar o plano de contas, o sistema atribuirá a conta mais utilizada para o lançamento. Antes de confirmar verifique se é uma conta de despesa e é a desejada. Caso a conta já tenha sido definida no módulo contas a pagar, esta será mostrada ao fazer a integração com o módulo caixa.

Centro de custo:
Permite selecionar para qual centro de custo o lançamento será creditado. Ao clicar no botão ao lado do campo para selecionar o centro de custo, o sistema atribuirá o mais utilizado para o lançamento, antes de confirmar verifique se é o desejado. Caso o centro de custo já tenha sido definido no módulo contas a pagar, este será mostrado ao fazer a integração com o módulo caixa.

Define conta e centro de custo mais utilizados como padrão:
Quando marcada esta opção o sistema define a conta e o centro de custo mais utilizados como padrão, trazendo os mesmos como sugestão na tela de integração com o caixa, quando não houver definição anterior de conta e centro de custo.

Cancela: 
Cancela a integração com o módulo caixa.

Confirma: 
Confirma a integração do lançamento do módulo contas a pagar com o módulo caixa.

Esse artigo foi útil?