Listamos neste tópico como utilizar o módulo orçamento destinado para registrar os orçamentos feitos para os clientes, podendo ser importado no frente de caixa.
Introdução ao módulo
Depois que um orçamento é registrado o mesmo ficará disponível para que o mesmo seja faturado pelo módulo de “Faturamento”. Os dados dos orçamentos poderão ser visualizados pela listagem de dados, ou individualmente pela tela principal do orçamento. O módulo de “Orçamentos” não irá fazer nenhuma movimentação física de mercadoria e também não irá gerar nenhuma movimentação financeira. O módulo de “Orçamentos” está integrado com os módulos de “Clientes”, “Estoque”, “Vendedores”, “Transportadoras” e “Faturamento”.
Nos próximos tópicos iremos detalhar os principais aspectos do módulo, que pode ser visualizado no modo flutuante ou maximizado:
Tela de lançamento
A tela principal do orçamento permite o cadastramento de um novo orçamento e também a alteração de um orçamento já cadastrado. Abaixo imagem da tela principal do módulo de “Orçamento”.
A tela do “Orçamento” pode ser dividida em três partes:
Cabeçalho
O cabeçalho da tela é destinado para que seja informado dados do cliente, transportadora, vendedor, situação do orçamento, data do orçamento, previsão de validade e número do orçamento.
Número do orçamento: número sequencial para o orçamento. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Nome do cliente: nome do cliente para o orçamento. O sistema traz a relação de clientes cadastrados assim que começar a digitação do nome do cliente. O Sistema irá fazer um filtro mostrando apenas os clientes encontrados conforme a digitação.
CNPJ/CPF: CNPJ ou CPF do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
IE/RG: IE ou RG do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Contato: nome de contato cadastrado no cliente do orçamento.
CEP: CEP do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
UF: Unidade Federativa (estado) do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Município: cidade do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Logradouro: endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Complemento: complemento do endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Número: número do endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Bairro: bairro do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Telefone: número do telefone do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.
Data: data de emissão do orçamento.
Validade: data da validade do orçamento.
Nome do vendedor: campo para indicar o nome do vendedor. O sistema traz a relação de vendedores cadastrados assim que começar a digitação do nome.
Nome da Transportadora: campo para indicar o nome da transportadora. O sistema traz a relação das transportadoras cadastradas assim que começar a digitação do nome.
Situação: situação do orçamento. As situações serão digitadas apenas uma vez, na utilização seguinte as situações já digitadas serão apresentadas.
Itens
Local destinado para a informação dos produtos do orçamento.
Os campos disponível para os itens do orçamento são:
Informações complementares: campo destinado a inclusão de informações adicionais. Estas informações serão herdadas pela nota fiscal no momento do faturamento no mesmo campo.
Total dos produtos: soma de todos os itens de produto já com o valor do desconto.
Valor dos descontos: soma do valor dos descontos dos itens.
Total do Orçamento: valor total do orçamento.
Nome do Produto: campo para informar o nome do produto. Este campo aceita a digitação do nome do produto, código do produto (código ou código de barras) e também a leitura do código de barras via leitor.
Und.: unidade de medida de compra do produto. Este campo traz informação da ficha de estoque, porém pode ser mudado.
Qtd.: quantidade orçada do produto.
Unitário: valor unitário do produto. Este campo traz informação da ficha de estoque, porém pode ser mudado.
Desconto%: percentual de desconto no item.
Desconto R$: valor de desconto no item.
Total: valor total do item com descontos.
Ao lado do campo de “Nome do produto” existe o botão. Neste botão é possível incluir maiores informações referentes ao item. O campo em questão aceita até 500 caracteres e levará a informação para o mesmo local no faturamento da nota através do orçamento.
A inclusão de novos itens de orçamento podem ser feitas através do botão “Incluir (Ctrl + Insert)“, através do atalho “Ctrl + Insert” ou apenas apertando a tecla “Enter” ao final do último campo de cada linha, onde abrirá uma a tela de inserção do novo item.
Para exclusão de algum item, basta clicar no e após confirmar a ação.
Rodapé
No rodapé do orçamento, existem diversos botões, os quais são padrão para praticamente todas as rotinas do sistema.
Listagem: quando há uma ficha aberta, volta para a listagem de registros.
Editar: botão mostrado somente após clicar em “Ficha”, em seu lugar. Libera o registro para edição.
Novo: cria um novo registro (Ctrl+N).
Desfazer: cancela as alterações no cadastro, mediante confirmação da operação (Ctrl+Z).
Salvar: caso o registro aberto tenha alterações, grava essas alterações no banco de dados (Ctrl+S).
Apaga: apaga o registro selecionado (Ctrl+Del).
Agrupa: faz um ou mais filtros na listagem. Mais detalhes no tópico Filtros.
Campos: mostra ou oculta campos na listagem. Detalhes no tópico Campos.
Imprime: gera a impressão da listagem sendo exibida. Detalhes no tópico Listagem.
Impresso: faz a impressão do orçamento na impressora padrão configurada no computador.
E-mail: possibilidade de envio por e-mail, caso o cliente não possuir e-mail cadastrado, será solicitado.
Listagem
A listagem de orçamentos irá mostrar todos os orçamentos cadastrados. Na tela principal do orçamento clique no botão “Listagem”, para que a listagem possa ser mostrada.
A listagem está dividida em duas partes:
Cabeçalho do orçamento: mostra o número dos orçamentos, dados do cliente, datas, valores, transportadora, situação e vendedor.
Itens do orçamento: mostra os dados dos itens do orçamento como, código e descrição do produto, quantidades e valores.
Ao navegar pelo cabeçalho do orçamento, a parte inferior da listagem mostra os itens do orçamento selecionado. A listagem tem todas as funções padrões de todas as listagens do Sistema.
Entre os dados do orçamento e os dados do produto, existe a opção “Vínculo“. Esta opção é utilizada para vincular ou desvincular os campos dos dados do orçamento para que sejam utilizados no campo da busca. Caso esteja como vinculado, a opção da busca funcionará com as informações dos itens do orçamento, caso contrário, buscará pelos dados do cabeçalho (dados do orçamento).
Para maiores detalhes com relação as informações apresentadas na listagem, basta verificar o tópico da tela de lançamento, onde estão explicados detalhadamente cada um dos campos.