1. Home
  2. Manuais
  3. Cadastros
  4. Composição – desmembramento de carcaça

Composição – desmembramento de carcaça

Listamos aqui, como montar e desmontar um “boi” no estoque, utilizando a configuração da composição.

Introdução

Para facilitar, vamos utilizar como exemplo um produto inteiro: o boi e seus respectivos cortes de carne. Vamos realizar a montagem e desmontagem deste produto utilizando a configuração da composição do estoque.

Existem duas formas de dar entrada no estoque do produto “boi”, que será nosso exemplo. Uma é cadastrar o boi como unidade (UND), e os cortes em quilos (KG). A segunda é cadastrar o boi e também suas partes fracionadas em quilos (KG).

Desmontando o produto “boi” no estoque

O processo de desmontagem do boi, consiste em pegar o produto por inteiro e fracionar em algumas partes, assim como citado no exemplo acima.

Cadastro do produto boi (UND) no estoque

O primeiro passo será realizar o cadastro do produto inteiro (boi) e os seus cortes fracionados, no módulo produtos e serviços.

Para saber mais detalhes do cadastro de produtos, você pode consultar neste artigo.

Percebam que neste caso, o produto do nosso exemplo, o boi, foi cadastrado como unidade (UND) e as demais partes como KG (quilograma). Essa configuração é necessária para a criação de uma desmontagem na composição.

Para realizar o processo de desmontagem do produto, acesse o módulo produtos e serviços e selecione o produto “boi” . No rodapé da página, clique em “editar” e na lateral esquerda, clique em “composição”.

Após esse procedimento, clique no botão “incluir” e informe os produtos que compõem o boi e suas respectivas quantidades.

Neste exemplo, estamos “desmontando” 3 unidades do boi. Podendo alterar essa quantidade no próprio botão “desmontar”

Adicione os itens que fazem parte do produto, aqui estamos utilizando os cortes picanha, alcatra e costela. Defina a quantidade em Kg de cada corte do boi. Em seguida, clique no botão “desmontar”.

Nesse processo, a quantidade do produto boi será zerada, enquanto as medidas dos demais itens aumentarão de acordo com a quantidade cadastrada.

Em seguida, clique em “salvar” na tela de composição e posteriormente, conclua salvando as configurações no rodapé da tela do produto.

Importante lembrar que, assim como em todos os processos de compra, é necessário lançar a nota fiscal de compra, no módulos “compras”.

Montando o “boi” no estoque

Nessa segunda alternativa, o processo será inverso da primeira. Enquanto na outra opção, desmontamos o boi em partes, esta, será montado o item (nos cortes fracionados).

Diferente da primeira opção, ao adicionar o produto boi, e seus respectivos cortes, eles deverão ser cadastrados em quilograma (KG). Dessa forma, os cortes serão as composições e o boi é matéria-prima que compõe cada uma dessas partes.

Considerando que você dê entrada no estoque, em um boi de 200 kg. Precisará também definir a quantidade dos cortes fracionados: 50 kg de costela, 50 kg de alcatra, 50 kg de picanha e 50 kg de contra filé.
Neste caso, ao realizar uma venda de 500gr de costela, a quantidade no estoque será de 49,500 kg. Ou seja, a baixa foi realizada foi no item fracionado: a costela.

Cadastro do produto boi (KG) no estoque

No módulo “produtos e serviços”, no campo “composição”, busque pelo produto fracionado: a costela, que será usado como exemplo. Em seguida, defina a quantidade desse item fracionado para constar no estoque.

Para concluir o processo, clique no botão “montar” e salve as configurações.

Ao finalizar o processo de montagem descrito acima, a quantidade de costela disponível em estoque será de 50kg.
Este mesmo procedimento deve ser repetido para cada uma das partes fracionadas do boi.

Lembrando que o boi será a matéria-prima de cada uma de suas partes.

Esse artigo foi útil?