1. Início
  2. ZetaWeb
  3. Ativação da API para boletos Sicoob no ZetaWeb

Ativação da API para boletos Sicoob no ZetaWeb

Listamos neste tópico os procedimentos para o envio de boletos do banco Sicoob por meio da API disponibilizada pela instituição.

Introdução

O principal objetivo de uma API (Interface de Programação de Aplicação) é integrar dois sistemas diferentes.

O ZetaWeb permite uma integração com o banco Sicoob para os boletos emitidos, por meio de uma API.

Esta configuração substitui a opção “envio do arquivo de remessa para o banco”.

Cadastro no site do banco

Para ativar a API com o registro automático de boleto Sicoob será necessário realizar o cadastro no site disponibilizado pelo banco.

Cabe à empresa verificar com o banco se algum valor será cobrado para a prestação deste serviço.

Acesse o site https://developers.sicoob.com.br/portal/dashboard e realize o cadastro.

Após efetuar o cadastro e acessar a página com seu login e senha, clique no botão “gerar aplicativo”.

Seguindo com o cadastro da sua aplicação, preencha com o nome da aplicação (ex.: nome da empresa – registro de boleto – Gdoor) e uma descrição (Ex.: Registro de boletos via integração Gdoor).

Selecione a opção desejada para a integração da API (conforme este exemplo “cobrança bancária”).

Na sequência preencha os dados:

  • Nome do cooperado: informe o nome do titular da conta;
  • Número da conta: informe o número da conta da empresa;
  • A integração será por uma empresa parceira: selecione “não”;
  • Certificado digital: clique no botão com o sinal de adição e localize seu certificado digital.

O certificado precisa estar no formato .CER, .CRT ou .PEM. Caso seu certificado esteja no formato .PFX siga as instruções descritas no tutorial: https://developers.sicoob.com.br/portal/documentacao?slugItem=seguranca&slugSubItem=certificado-digital

A tela de confirmação será aberta. Confira todos os dados e, caso estejam corretos, clique em prosseguir.

Serão gerados os dados referente a Client ID e Secret ID. Copie as informações e clique no botão “concluir”.

Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de produção.

Configuração no ZetaWeb

No ZetaWeb, acesse o menu financeiro > outros > contas.

Selecione a conta referente ao Sicoob e clique em editar.

No formulário da conta, marque a opção API e preencha os dados solicitados de acordo com as informações geradas no site do banco:

  • Client Id: copie a informação do campo Client ID do site da Sicoob;
  • Senha do certificado: informe aqui a senha do certificado digital (.pfx). É a mesma senha que foi configurada nas emissões de NF-e e NFC-e.
  • Importar certificado .pfx: é o mesmo arquivo do certificado que você selecionou para a emissão de NF-e e NFC-e.

A configuração da API deve ser realizada em todas as contas Sicoob que fazem o envio de boletos.

Ao finalizar a configuração clique em salvar para gravar os dados.

Transmissão dos boletos

Quando finalizar o procedimento de configuração do seu boleto, sugerimos emitir um boleto como teste e confirmar com o banco se a operação obteve o êxito esperado.

Emita o primeiro boleto como teste e somente inicie a emissão de boletos caso o banco confirme a operação.

Acesse o menu financeiro > receitas e selecione as contas que deseja transmitir os boletos para o banco. Após selecionar todas as contas, clique no botão ações > boleto.

Selecione a conta do Sicoob e clique em emitir.

Agora aguarde os seus clientes realizarem os pagamentos.

Retorno Bancário – recebimento dos boletos

No menu financeiro > receitas no ZetaWeb, clique no menu de ações > API Boletos > Consultar Boletos.

Selecione a sua conta do Sicoob, informe o período de vencimento dos boletos e clique em consultar.

Uma mensagem de retorno será apresentada como “operação realizada com sucesso”.

Poderá verificar na listagem do módulo de receitas que as contas foram quitadas.

Esse artigo foi útil?