Listamos aqui configurações e dicas sobre o Windows para otimizar a utilização das soluções Gdoor.
Introdução ao módulo
O sistema operacional possui recursos de defesa e proteção até mesmo em sistemas próprios da Microsoft. Um arquivo criado em seu computador ou salvo em rede precisará de certos privilégios para a gravação, por exemplo.
Com o sistema Gdoor não é diferente, por isso, listamos aqui configurações que proporcionam melhor desempenho no funcionamento geral do sistema.
Veja quais são as configurações:
Requisitos do sistema
– Windows Server 2012/2016/2019, 64 bits.
– Windows 10 Pro/Enterprise versão 1903 ou superior, 64 bits.
– Windows 11 Pro, 64 bits.
Ajuste do controle de contas de usuários
No controle de contas de usuários, marque a opção “nunca notificar”.
Configurar nome padrão do disco local C:
Mantenha sempre o nome “disco local” como nome para o HD principal e sempre efetue a instalação do sistema no disco C:.
Configurar usuário do Windows como administrador
Sempre utilize o sistema em uma conta do Windows que possua privilégios de administrador. Caso o usuário do computador não possua, é necessário ajustar.
Configurar a região, formato de data, data e hora do Windows
Utilize por padrão:
- Região: Português (Brasil);
- Formato de data: dd/MM/aaaa;
- Data: dia atual;
- Hora: horário atual de acordo com a região.
Configurações dos protocolos de segurança (TLS e SSL)
Acesse as “opções de internet“, na guia “avançadas“, desça com a barra de rolagem até o final e marque somente as opções:
- Usar SSL 3.0;
- Usar TLS 1.1;
- Usar TLS 1.2;
Configurar exceções no Windows Defender
Para liberar a ação dos executáveis do sistema é necessário adicionar a pasta C:Gdoor Sistemas nas “exclusões”.
Liberação de portas do firewall do Windows
O firewall do Windows pode bloquear processos onde necessita a conexão com nosso servidor. Por padrão as portas são liberadas no Windows na instalação do sistema, porém em alguns casos é necessário liberar as portas nos equipamentos da rede interna (roteador wifi, por exemplo).
As portas utilizadas pelo sistema são:
3050 : Firebird
2486 : Sistema
45317: Comandas Gfood Móvel
Liberação de acesso total e compartilhamento da pasta C:Gdoor Sistemas
Para que o sistema grave as informações corretamente na base de dados e na pasta do sistema, é necessário que ela esteja com as permissões liberadas para todos os usuários.
Além disso, é necessário permitir o controle total no compartilhamento da pasta para instalações em rede.
Verificar instalação do Firebird no computador
O sistema funcionará apenas com a versão 2.0.3 que acompanha a instalação.
Configurar reinício dos serviços de Firebird e GdoorGuard
Alguns serviços do Windows podem ser reiniciados automaticamente para fins de solução de problemas. Em relação ao sistema Gdoor, configure esse reinício para GdoorGuard, Firebird Guardian e Firebird Server.
Configurar IP estático
É necessário o cadastro de IP estático, principalmente para o servidor, em casos de instalação em rede.
Configurar nome padrão para os computadores
Indicamos a utilização de um padrão para os nomes dos computadores, isso facilita uma troca de computadores futuros. Por exemplo, Servidor para o computador “principal” que armazenará a base de dados. E Caixa01, Caixa02, ou Terminal01, Terminal02, para os demais computadores da rede.