Listamos neste tópico como utilizar o módulo Documento Auxiliar de Venda – Ordem de Serviço (DAV-OS), um documento emitido e impresso antes de concretizar uma venda.
Introdução ao módulo
É utilizado para atender as necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF, e que trabalham com serviços.
É possível informar no DAV-OS, dados do veículo por exemplo, peças usadas no conserto do veículo e também os serviços prestados. O DAV-OS segue as regras do PAF-ECF.
Para que as peças e serviços possam ser incluídos no DAV-OS será necessário que tanto peças e serviços estejam cadastrados no estoque.
Abaixo iremos detalhar como efetuar o cadastro dos serviços no estoque.
- Verifique se a prefeitura de seu município tem convênio com o ICMS, possibilitando assim a emissão de serviços no cupom fiscal;
- Verifique se sua impressora fiscal foi lacrada contendo a Inscrição Municipal, sem a Inscrição Municipal na impressora não será possível a emissão do cupom fiscal de serviço;
- Emita uma leitura X na impressora e verifique no totalizador de ISSQN, se existe uma alíquota de serviços cadastrada na Impressora Fiscal. Se não houver é possível cadastrar na opção de Alíquotas do programa de Frente de Caixa (ver tópico informações da ECF);
- Com a alíquota cadastrada, entre na opção de configuração, na aba vendas, e informe qual a alíquota de serviços será usada;
- No programa Gdoor na aba tributos > configurar, crie um novo tributo informando a alíquota que está cadastrada na impressora, no campo com a sigla do estado onde será emitido o cupom fiscal. Informe para este tributo um ELO identificador do tributo;
- Entre no cadastro de estoque do Gdoor, crie um novo produto com a descrição do serviço e grave o cadastro. Com o cadastro gravado, no campo ELO com CFOP clique no botão ao lado do campo para o sistema abrir a tela de elos. Nesta, selecione o tributo criado no 5º passo. Ainda na ficha de produtos no campo destinação, informe a destinação 09-Serviços.
Quando o item cadastrado for vendido no DAV-OS ou informado diretamente no frente de caixa, o mesmo será vendido com alíquota de serviço.
Caso alguns dos passos acima não sejam efetuados, os serviços não serão listados no DAV-OS.
Antes da impressão do DAV-OS é possível fazer inclusões de produtos. Caso seja incluído ou cancelado algum serviço no DAV-OS, será gerado um novo DAV-OS com a alteração. O DAV-OS que foi alterado deixará de ser exibido na tela principal e será mostrado somente o novo DAV-OS gerado.
O acesso a todas as funções do DAV-OS estão concentradas na ficha de lançamento.
Ficha de lançamento
Para abrir um novo DAV-OS, pressione F2 ou clique no botão novo (F2) na tela principal do sistema, e abrirá a tela de lançamentos do DAV-OS.
A ficha de lançamento do DAV-OS está separada em 3 partes distintas:
Cabeçalho
No cabeçalho constam os dados principais do documento, como o nome do cliente, vendedor e ficha.
Cliente
O DAV-OS permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento de lançar o documento, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado. O comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7, ou clicando no botão cliente (F7).
Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.
Para efetuar a consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, CNPJ ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.
Logo abaixo aparecerão as informações:
- Código: código do cliente consultado;
- CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado;
- Nome: nome do cliente consultado.
Cadastrar (Ins): nesta tela também é possível efetuar o cadastro de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.
Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão cadastrar (Ins).
Ao clicar no botão cadastrar apresentará a seguinte tela, com os campos para preenchimento:
Após o preenchimento, basta clicar em salvar ou utilizar a tecla de atalho “F3” para gravar as informações cadastradas.
Confirmar: após consultar o cliente, caso deseje utilizá-lo para lançar em um novo DAV-OS, basta clicar no botão confirmar que o sistema automaticamente utilizará o mesmo para abertura da nova venda.
Cancelar: caso deseje cancelar o procedimento, basta clicar no botão cancelar.
Vendedor
Campo utilizado para escolha do vendedor que atendeu a venda do documento em questão.
Ficha: campo utilizado para informar o número da ficha no DAV-OS. Esta informação é utilizada apenas como controle interno.
Nº do documento: campo onde é informado o número do documento salvo. Esta informação é gerada automaticamente pelo sistema.
Nº do DAV-OS: este campo é alimentado automaticamente pelo sistema, porém só gerará uma numeração após ter sido informado algum produto/serviço dentro do DAV-OS.
Inclusão de itens no DAV-OS
Para incluir um item no DAV-OS existem diversas maneiras. Uma delas é usar o espaço no canto esquerdo superior da tela, informando o código interno ou código de barras do produto. Quando é inserida uma informação numérica, o sistema buscará por esta tela e inserirá o item instantaneamente. No entanto, se letras forem informadas será aberta a tela de produtos.
Na parte superior ao espaço para inclusão de itens, há uma pequena legenda mostrando alguns comandos que podem ser executados ao vender o item, são eles:
[Insert=Quantidade]: Insert é a tecla para acionar a alteração de quantidade ao lançar o item. Precisa ser pressionada antes de lançar o item. Sendo assim, para lançar um item com quantidade maior do que 1 (um), pressione Insert informe a quantidade, depois informe o item.
Na tela abaixo, a quantidade pode ser informada digitando o número no campo, pressionando os botões para adição e subtração nos lados do campo ou pressionando as teclas ‘+’ e ‘-‘ no teclado.
[Home=Preço]: para conceder descontos ou aplicar acréscimos ao valor do item, antes de informar o produto, pressione a tecla Home. Neste caso, como o sistema precisa saber o preço do produto para aumentar ou diminuir o preço, depois de pressionar a tecla Home, informe o item, então o sistema apresentará a imagem ao lado para alteração de preços.
Nesta tela, para alterar o valor é necessário definir o tipo de alteração que será aplicado no valor unitário.
Ao abrir a tela, é trazido por padrão a alteração no valor final, assim, o valor informado no campo da alteração será considerado o como o valor unitário de venda.
Caso queira que o sistema calcule o valor final informando o desconto, clique no botão “– desconto” ou pressione a tecla do sinal de subtração (-) no seu teclado. Ainda é possível determinar se o desconto será concedido em valor ou percentual, alternando entre as duas opções, clicando nos botões que serão mostrados na direita, ou pressionando as teclas ‘$’ (Shift + 4) e ‘%’ (Shift + 5).
Se quiser aplicar um acréscimo, basta clicar no botão “+ acréscimo” ou pressionar a tecla de adição (+) no seu teclado. Assim como no desconto, é possível escolher o tipo de acréscimo, em valor ou percentual.
[Del=Cancela item]: para excluir o item selecionado na lista de itens vendidos, basta pressionar a tecla Delete ou Del. É possível percorrer entre os itens da lista pressionando as teclas direcionais do teclado (para cima e para baixo).
[F5=Atualizar]: pressionando a tecla F5, o sistema reconectará ao banco de dados para atualizar quaisquer informações que tenham sido alteradas com o documento aberto.
[*=Balança]: para informar o peso do produto a ser lançado como quantidade, antes de informar o item, pressione a tecla asterisco (*) para que seja acionada a balança conectada ao computador. Lembrando que ela deve estar informada nas configurações de periféricos. Depois da balança ter retornado o peso, lance o item no documento e o peso será levado em consideração como a quantidade.
Produtos F8
Campo utilizado para informar o nome ou código do produto e também do serviço a ser lançado no documento aberto.
Ao pressionar a tecla F8 no teclado, ou lançar um produto através da descrição, a tela acima será apresentada. A busca é aprimorada, pois procura no cadastro de produtos por itens que tenham a descrição igual ao que foi digitado, depois, por produtos cuja descrição inicie com o que foi digitado, depois por produtos que contenham o que foi digitado em parte de sua descrição. Caso a busca fonética esteja ativada nas configurações do DAV-OS, ela também será considerada na pesquisa.
Ainda com foco no campo de pesquisa, é possível selecionar um determinado item na lista utilizando as setas do teclado para mover entre os itens. Com o item selecionado, pressione Enter e será carregado o código interno do item. Mais um enter e o item será vendido. Também pode ser utilizado o duplo clique sobre o item na lista.
Na grid de lançamento, serão apresentados os seguintes campos:
- Item: número sequencial dos itens lançados no documento de DAV-OS;
- Código: código do produto lançado;
- Produto: descrição do produto lançado;
- Qtd: quantidade do produto informada no lançamento;
- Valor: valor unitário do produto;
- Total produtos: total dos produtos lançados no documento.
Serviços
Ao lançar algum produto que esteja configurado em sua destinação como “09-Serviço” no cadastro de estoque dentro do sistema Gdoor (retaguarda), o sistema automaticamente jogará esse item para a grid de serviços.
Na grid de serviços existem os seguintes campos e informações:
- Item: número sequencial dos itens lançados no documento de DAV-OS;
- Código: código do serviço lançado;
- Produto: descrição do serviço lançado;
- Qtd: quantidade do serviço informada no lançamento;
- Valor: valor unitário do serviço;
- Total produtos: total dos serviços lançados no documento.
Objeto
A aba objetos é utilizada para que sejam informados detalhes a respeito do objeto que será/está sendo consertado através da OS. Nesta aba temos os mesmos campos configurados no retaguarda, na parte de configurações de serviços – campos identificadores do objeto, além da descrição e do campo para relatar o problema reclamado.
Rodapé
No rodapé da tela de lançamento de itens estão as informações totalizadoras do documento e botões para finalizar o processo ou importar documentos de outros módulos. Abaixo explicaremos melhor cada opção.
Observações (F12): campo para inclusão de textos de observação. Essa informação não será levada ao cupom fiscal na importação pelo frente de caixa. Para acessá-lo basta clicar na inscrição “mostrar obs…” ou apertar a tecla F12.
Desconto: campo disponível para informar um valor de desconto para o total do documento do DAV-OS.
Total: soma dos produtos subtraindo o valor do desconto informado no campo “desconto”.
Fechar (F3): botão utilizado para gravar as informações. Ao clicar em Fechar (F3) o sistema gravará o documento e/ou suas alterações e voltará para a listagem de documentos.
Imprimir (F6): imprimirá o documento em questão em uma impressora instalada no Windows.
Importar (F4): opção utilizada para efetuar importação de orçamentos ou pedidos de venda para o DAV-OS.
Validade: ___ dias: campo para incluir a informação referente ao prazo de validade do DAV-OS.
Na tela em questão é possível importar somente ordens de serviço.
Na pesquisa é possível filtrar apenas pelo número do documento ou pelo nome do cliente, sendo que ao iniciar a digitação da palavra/nº desejada(o) o sistema iniciará a busca no banco de dados.
Na tela de importação estão disponíveis os seguintes campos:
- Número: número do documento pesquisado;
- Data: data de emissão do documento pesquisado;
- Cliente: nome do cliente do documento pesquisado;
- Vendedor: nome do vendedor utilizado no documento pesquisado;
- Valor total: valor total do documento pesquisado;
- Código: código do produto lançado no documento pesquisado;
- Produto: descrição do produto lançado no documento pesquisado;
- Qtd: quantidade do item do documento pesquisado;
- Valor: valor unitário do item lançado no documento pesquisado;
- Total: valor total do item lançado no documento pesquisado.
Após escolher o documento, basta clicar no botão importar (Ins) que o sistema transferirá os itens para o DAV-OS.
Para cancelar o procedimento basta clicar no botão sair (ESC) ou utilizar apenas a tecla ESC.
Listagem
A listagem mostrará todos os DAV-OS cadastrados, de acordo com o filtro utilizado. Na tela principal do DAV-OS use a tecla F5 ou clique no botão ver lista (F5), para que a listagem possa ser mostrada.
A listagem está dividida em 3 partes:
Cabeçalho
No cabeçalho há apenas uma opção: listagem, a qual filtrará os DAV-OS pelos seguintes status:
- Disponíveis: mostrará os documentos que ainda estão disponíveis para alterações, ou seja, ainda não foi emitido em cupom fiscal;
- Não vendidos: mostrará os documentos que ainda estão aguardando a emissão do cupom fiscal, ainda é possível efetuar alterações no mesmo;
- Vendidos: mostrará os documentos que já foram emitidos cupom fiscal pelo frente de caixa, o sistema alterará o status do mesmo para vendido. No status de vendido não é mais possível efetuar qualquer alteração no documento;
- Não impressos: mostrará apenas os documentos que ainda não foram impressos no próprio módulo de DAV-OS;
- Impressos: mostrará apenas os documentos que já foram impressos pelo módulo DAV-OS.
Dados
Nesta seção serão apresentados os dados do DAV-OS, por ele é possível selecionar um lançamento previamente gravado para que seja feita qualquer alteração. Os campos disponíveis são:
- Número: número do documento de DAV-OS;
- Ficha: campo com o número do controle interno preenchido diretamente no documento de DAV-OS;
- Data: data de emissão do documento;
- Código: código do cliente utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
- Nome: nome do cliente utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
- CPF/CNPJ: número do CPF/CNPJ do cliente utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
- Vendedor: nome do vendedor utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
- Valor total: valor total do documento de DAV-OS;
- Cupom fiscal: apresentará o número do cupom fiscal para os documentos que já foram emitidos pelo frente de caixa.
Rodapé
No rodapé existem 3 opções:
Alterar (F2): opção utilizada para abrir novamente o documento e disponibilizar alterações. Esta função somente funcionará em documentos que ainda não foram emitidos pelo frente de caixa (cupom fiscal).
Imprimir (F6): efetua a impressão do DAV-OS em uma impressora instalada no Windows. Esta opção ficará disponível apenas para documentos que ainda não tenham sido impressos e para os documentos com status de disponíveis e não vendidos.
Localizar: campo utilizado para pesquisa dos DAV-OS lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.
Configurações
As configurações do módulo de DAV-OS permitem que sejam determinadas algumas opções e funções de como o sistema operará na geração das informações. Para ter acesso às configurações do sistema, clique no botão configurações (F12).
A tela de configuração do DAV-OS está dividida em três abas: gerais, periféricos e banco de dados.
Gerais
Aba com as opções de configurações gerais para o DAV-OS.
A aba de configuração – gerais está separada por quadros para melhor organização e possui as seguintes opções:
Utilizar busca com fonética: opção para configuração da utilização ou não da fonética durante as buscas.
Solicitar quantidade após selecionar o produto*: ao utilizar esta opção, após a inclusão do produto na tela de lançamento de DAV-OS o sistema solicitará a quantidade do mesmo. Caso esteja desmarcada esta opção é necessário utilizar a tecla INSERT anteriormente a informação do produto para que se altere a quantidade padrão de 1 para a desejada. Esta é uma opção que ficará gravada apenas para a estação em que foi feita a configuração, as demais manterão a configuração que já está, ou seja, é uma configuração local.
Emitir som (beep) confirmando item vendido: marcando essa opção, a cada item vendido um beep será emitido, confirmando a venda do item. O sistema também emitirá um beep diferenciando quando não encontrar o item informado.
Memorizar último vendedor utilizado: quando marcada esta opção o sistema mostrará como opção para o próximo documento o vendedor utilizado no anterior. Mesmo com a opção marcada é possível alterar o vendedor.
Solicitar vendedor ao abrir novo pedido: marcando esta opção, o sistema solicitará o vendedor ao abrir o documento para lançamento do DAV-OS. Caso esta opção esteja desmarcada, o vendedor terá que ser selecionado no final da venda.
Abrir “novo pedido” após salvar um pedido: após clicar em salvar em um pedido que está sendo finalizado, o sistema abrirá um novo pedido em branco para preenchimento.
Nesta opção deve-se informar a quantidade de dias em que o DAV-OS será válido após a emissão. Essa informação é impressa junto ao DAV-OS.
Ao marcar esta opção, no lançamento do DAV-OS aparecerá uma aba chamada “veículo” no lugar da aba “objeto” visto anteriormente. Nesta aba “veículo“, estarão disponíveis campos referentes a veículos conforme segue abaixo. Estes campos são predefinidos e não podem ser alterados.
Periféricos
A guia periféricos mostra as configurações para uso de balanças.
Balanças
Balança de checkout é o tipo que se comunica diretamente com o computador por meio de porta serial. Outro tipo de balança, é a que fica desconectada do computador, mas imprime uma etiqueta com código de barras, que conterá informações para a venda do produto.
- Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo de configuração da balança instalada no “modo checkout” (conectada ao computador).
- Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo de configuração do código de barras com informação (balança de etiquetas não conectada ao computador).
Abaixo exemplo de venda de um produto pesado com a configuração citada.