DAV – OS

Listamos neste tópico como utilizar o módulo Documento Auxiliar de Venda – Ordem de Serviço (DAV-OS), um documento emitido e impresso antes de concretizar uma venda.

Introdução ao módulo

É utilizado para atender as necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF, e que trabalham com serviços.
É possível informar no DAV-OS, dados do veículo por exemplo, peças usadas no conserto do veículo e também os serviços prestados. O DAV-OS segue as regras do PAF-ECF.

Para que as peças e serviços possam ser incluídos no DAV-OS será necessário que tanto peças e serviços estejam cadastrados no estoque.
Abaixo iremos detalhar como efetuar o cadastro dos serviços no estoque.

  1. Verifique se a prefeitura de seu município tem convênio com o ICMS, possibilitando assim a emissão de serviços no cupom fiscal;
  2. Verifique se sua impressora fiscal foi lacrada contendo a Inscrição Municipal, sem a Inscrição Municipal na impressora não será possível a emissão do cupom fiscal de serviço;
  3. Emita uma leitura X na impressora e verifique no totalizador de ISSQN, se existe uma alíquota de serviços cadastrada na Impressora Fiscal. Se não houver é possível cadastrar na opção de Alíquotas do programa de Frente de Caixa (ver tópico informações da ECF);
  4. Com a alíquota cadastrada, entre na opção de configuração, na aba vendas, e informe qual a alíquota de serviços será usada;
  5. No programa Gdoor na aba tributos > configurar, crie um novo tributo informando a alíquota que está cadastrada na impressora, no campo com a sigla do estado onde será emitido o cupom fiscal. Informe para este tributo um ELO identificador do tributo;
  6. Entre no cadastro de estoque do Gdoor, crie um novo produto com a descrição do serviço e grave o cadastro. Com o cadastro gravado, no campo ELO com CFOP clique no botão ao lado do campo para o sistema abrir a tela de elos. Nesta, selecione o tributo criado no 5º passo. Ainda na ficha de produtos no campo destinação, informe a destinação 09-Serviços.

Quando o item cadastrado for vendido no DAV-OS ou informado diretamente no frente de caixa, o mesmo será vendido com alíquota de serviço.
Caso alguns dos passos acima não sejam efetuados, os serviços não serão listados no DAV-OS.

Antes da impressão do DAV-OS é possível fazer inclusões de produtos. Caso seja incluído ou cancelado algum serviço no DAV-OS, será gerado um novo DAV-OS com a alteração. O DAV-OS que foi alterado deixará de ser exibido na tela principal e será mostrado somente o novo DAV-OS gerado.
O acesso a todas as funções do DAV-OS estão concentradas na ficha de lançamento.

Ficha de lançamento

Para abrir um novo DAV-OS, pressione F2 ou clique no botão novo (F2) na tela principal do sistema, e abrirá a tela de lançamentos do DAV-OS.

A ficha de lançamento do DAV-OS está separada em 3 partes distintas:

Cabeçalho

No cabeçalho constam os dados principais do documento, como o nome do cliente, vendedor e ficha.

Cliente

O DAV-OS permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento de lançar o documento, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado. O comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7, ou clicando no botão cliente (F7).

Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.

Para efetuar a consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, CNPJ ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.

Logo abaixo aparecerão as informações:

  • Código: código do cliente consultado;
  • CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado;
  • Nome: nome do cliente consultado.

Cadastrar (Ins): nesta tela também é possível efetuar o cadastro de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.
Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão cadastrar (Ins).

Ao clicar no botão cadastrar apresentará a seguinte tela, com os campos para preenchimento:

Após o preenchimento, basta clicar em salvar ou utilizar a tecla de atalho “F3” para gravar as informações cadastradas.

Confirmar: após consultar o cliente, caso deseje utilizá-lo para lançar em um novo DAV-OS, basta clicar no botão confirmar que o sistema automaticamente utilizará o mesmo para abertura da nova venda.

Cancelar: caso deseje cancelar o procedimento, basta clicar no botão cancelar.

Vendedor

Campo utilizado para escolha do vendedor que atendeu a venda do documento em questão.

Ficha: campo utilizado para informar o número da ficha no DAV-OS. Esta informação é utilizada apenas como controle interno.

Nº do documento: campo onde é informado o número do documento salvo. Esta informação é gerada automaticamente pelo sistema.

Nº do DAV-OS: este campo é alimentado automaticamente pelo sistema, porém só gerará uma numeração após ter sido informado algum produto/serviço dentro do DAV-OS.

Inclusão de itens no DAV-OS

Para incluir um item no DAV-OS existem diversas maneiras. Uma delas é usar o espaço no canto esquerdo superior da tela, informando o código interno ou código de barras do produto. Quando é inserida uma informação numérica, o sistema buscará por esta tela e inserirá o item instantaneamente. No entanto, se letras forem informadas será aberta a tela de produtos.

Na parte superior ao espaço para inclusão de itens, há uma pequena legenda mostrando alguns comandos que podem ser executados ao vender o item, são eles:

[Insert=Quantidade]: Insert é a tecla para acionar a alteração de quantidade ao lançar o item. Precisa ser pressionada antes de lançar o item. Sendo assim, para lançar um item com quantidade maior do que 1 (um), pressione Insert informe a quantidade, depois informe o item.

Na tela abaixo, a quantidade pode ser informada digitando o número no campo, pressionando os botões para adição e subtração nos lados do campo ou pressionando as teclas ‘+’ e ‘-‘ no teclado.

[Home=Preço]: para conceder descontos ou aplicar acréscimos ao valor do item, antes de informar o produto, pressione a tecla Home. Neste caso, como o sistema precisa saber o preço do produto para aumentar ou diminuir o preço, depois de pressionar a tecla Home, informe o item, então o sistema apresentará a imagem ao lado para alteração de preços.

Nesta tela, para alterar o valor é necessário definir o tipo de alteração que será aplicado no valor unitário.

Ao abrir a tela, é trazido por padrão a alteração no valor final, assim, o valor informado no campo da alteração será considerado o como o valor unitário de venda.

Caso queira que o sistema calcule o valor final informando o desconto, clique no botão “– desconto” ou pressione a tecla do sinal de subtração (-) no seu teclado. Ainda é possível determinar se o desconto será concedido em valor ou percentual, alternando entre as duas opções, clicando nos botões que serão mostrados na direita, ou pressionando as teclas ‘$’ (Shift + 4) e ‘%’ (Shift + 5).

Se quiser aplicar um acréscimo, basta clicar no botão “+ acréscimo” ou pressionar a tecla de adição (+) no seu teclado. Assim como no desconto, é possível escolher o tipo de acréscimo, em valor ou percentual.

[Del=Cancela item]: para excluir o item selecionado na lista de itens vendidos, basta pressionar a tecla Delete ou Del. É possível percorrer entre os itens da lista pressionando as teclas direcionais do teclado (para cima e para baixo).

[F5=Atualizar]: pressionando a tecla F5, o sistema reconectará ao banco de dados para atualizar quaisquer informações que tenham sido alteradas com o documento aberto.

[*=Balança]: para informar o peso do produto a ser lançado como quantidade, antes de informar o item, pressione a tecla asterisco (*) para que seja acionada a balança conectada ao computador. Lembrando que ela deve estar informada nas configurações de periféricos. Depois da balança ter retornado o peso, lance o item no documento e o peso será levado em consideração como a quantidade.

Dica: o programa também pode ser configurado para acionar a balança automaticamente quando for lançado um produto pesável.

Produtos F8

Campo utilizado para informar o nome ou código do produto e também do serviço a ser lançado no documento aberto.

Ao pressionar a tecla F8 no teclado, ou lançar um produto através da descrição, a tela acima será apresentada. A busca é aprimorada, pois procura no cadastro de produtos por itens que tenham a descrição igual ao que foi digitado, depois, por produtos cuja descrição inicie com o que foi digitado, depois por produtos que contenham o que foi digitado em parte de sua descrição. Caso a busca fonética esteja ativada nas configurações do DAV-OS, ela também será considerada na pesquisa.

Ainda com foco no campo de pesquisa, é possível selecionar um determinado item na lista utilizando as setas do teclado para mover entre os itens. Com o item selecionado, pressione Enter e será carregado o código interno do item. Mais um enter e o item será vendido. Também pode ser utilizado o duplo clique sobre o item na lista.

Dica: o produto também pode ser lançado pelo código do fabricante, desde que informado no cadastro do produto. Pressione a tecla Page Up para que o DAV-OS faça a busca pelo código do fabricante.

Na grid de lançamento, serão apresentados os seguintes campos:

  • Item: número sequencial dos itens lançados no documento de DAV-OS;
  • Código: código do produto lançado;
  • Produto: descrição do produto lançado;
  • Qtd: quantidade do produto informada no lançamento;
  • Valor: valor unitário do produto;
  • Total produtos: total dos produtos lançados no documento.

Serviços

Ao lançar algum produto que esteja configurado em sua destinação como “09-Serviço” no cadastro de estoque dentro do sistema Gdoor (retaguarda), o sistema automaticamente jogará esse item para a grid de serviços.

Na grid de serviços existem os seguintes campos e informações:

  • Item: número sequencial dos itens lançados no documento de DAV-OS;
  • Código: código do serviço lançado;
  • Produto: descrição do serviço lançado;
  • Qtd: quantidade do serviço informada no lançamento;
  • Valor: valor unitário do serviço;
  • Total produtos: total dos serviços lançados no documento.

Objeto

A aba objetos é utilizada para que sejam informados detalhes a respeito do objeto que será/está sendo consertado através da OS. Nesta aba temos os mesmos campos configurados no retaguarda, na parte de configurações de serviços – campos identificadores do objeto, além da descrição e do campo para relatar o problema reclamado.

Rodapé

No rodapé da tela de lançamento de itens estão as informações totalizadoras do documento e botões para finalizar o processo ou importar documentos de outros módulos. Abaixo explicaremos melhor cada opção.

Observações (F12): campo para inclusão de textos de observação. Essa informação não será levada ao cupom fiscal na importação pelo frente de caixa. Para acessá-lo basta clicar na inscrição “mostrar obs…” ou apertar a tecla F12.

Desconto: campo disponível para informar um valor de desconto para o total do documento do DAV-OS.

Total: soma dos produtos subtraindo o valor do desconto informado no campo “desconto”.

Fechar (F3): botão utilizado para gravar as informações. Ao clicar em Fechar (F3) o sistema gravará o documento e/ou suas alterações e voltará para a listagem de documentos.

Imprimir (F6): imprimirá o documento em questão em uma impressora instalada no Windows.

Importar (F4): opção utilizada para efetuar importação de orçamentos ou pedidos de venda para o DAV-OS.

Validade: ___ dias: campo para incluir a informação referente ao prazo de validade do DAV-OS.

Na tela em questão é possível importar somente ordens de serviço.

Na pesquisa é possível filtrar apenas pelo número do documento ou pelo nome do cliente, sendo que ao iniciar a digitação da palavra/nº desejada(o) o sistema iniciará a busca no banco de dados.

Na tela de importação estão disponíveis os seguintes campos:

  • Número: número do documento pesquisado;
  • Data: data de emissão do documento pesquisado;
  • Cliente: nome do cliente do documento pesquisado;
  • Vendedor: nome do vendedor utilizado no documento pesquisado;
  • Valor total: valor total do documento pesquisado;
  • Código: código do produto lançado no documento pesquisado;
  • Produto: descrição do produto lançado no documento pesquisado;
  • Qtd: quantidade do item do documento pesquisado;
  • Valor: valor unitário do item lançado no documento pesquisado;
  • Total: valor total do item lançado no documento pesquisado.

Após escolher o documento, basta clicar no botão importar (Ins) que o sistema transferirá os itens para o DAV-OS.

Para cancelar o procedimento basta clicar no botão sair (ESC) ou utilizar apenas a tecla ESC.

Listagem

A listagem mostrará todos os DAV-OS cadastrados, de acordo com o filtro utilizado. Na tela principal do DAV-OS use a tecla F5 ou clique no botão ver lista (F5), para que a listagem possa ser mostrada.

A listagem está dividida em 3 partes:

Cabeçalho

No cabeçalho há apenas uma opção: listagem, a qual filtrará os DAV-OS pelos seguintes status:

  • Disponíveis: mostrará os documentos que ainda estão disponíveis para alterações, ou seja, ainda não foi emitido em cupom fiscal;
  • Não vendidos: mostrará os documentos que ainda estão aguardando a emissão do cupom fiscal, ainda é possível efetuar alterações no mesmo;
  • Vendidos: mostrará os documentos que já foram emitidos cupom fiscal pelo frente de caixa, o sistema alterará o status do mesmo para vendido. No status de vendido não é mais possível efetuar qualquer alteração no documento;
  • Não impressos: mostrará apenas os documentos que ainda não foram impressos no próprio módulo de DAV-OS;
  • Impressos: mostrará apenas os documentos que já foram impressos pelo módulo DAV-OS.

Dados

Nesta seção serão apresentados os dados do DAV-OS, por ele é possível selecionar um lançamento previamente gravado para que seja feita qualquer alteração. Os campos disponíveis são:

  • Número: número do documento de DAV-OS;
  • Ficha: campo com o número do controle interno preenchido diretamente no documento de DAV-OS;
  • Data: data de emissão do documento;
  • Código: código do cliente utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
  • Nome: nome do cliente utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
  • CPF/CNPJ: número do CPF/CNPJ do cliente utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
  • Vendedor: nome do vendedor utilizado no lançamento do documento de DAV-OS;
  • Valor total: valor total do documento de DAV-OS;
  • Cupom fiscal: apresentará o número do cupom fiscal para os documentos que já foram emitidos pelo frente de caixa.

Rodapé

No rodapé existem 3 opções:

Alterar (F2): opção utilizada para abrir novamente o documento e disponibilizar alterações. Esta função somente funcionará em documentos que ainda não foram emitidos pelo frente de caixa (cupom fiscal).

Imprimir (F6): efetua a impressão do DAV-OS em uma impressora instalada no Windows. Esta opção ficará disponível apenas para documentos que ainda não tenham sido impressos e para os documentos com status de disponíveis e não vendidos.

Localizar: campo utilizado para pesquisa dos DAV-OS lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

Configurações

As configurações do módulo de DAV-OS permitem que sejam determinadas algumas opções e funções de como o sistema operará na geração das informações. Para ter acesso às configurações do sistema, clique no botão configurações (F12).

A tela de configuração do DAV-OS está dividida em três abas: gerais, periféricos e banco de dados.

Gerais

Aba com as opções de configurações gerais para o DAV-OS.

A aba de configuração – gerais está separada por quadros para melhor organização e possui as seguintes opções:

Utilizar busca com fonética: opção para configuração da utilização ou não da fonética durante as buscas.

Solicitar quantidade após selecionar o produto*: ao utilizar esta opção, após a inclusão do produto na tela de lançamento de DAV-OS o sistema solicitará a quantidade do mesmo. Caso esteja desmarcada esta opção é necessário utilizar a tecla INSERT anteriormente a informação do produto para que se altere a quantidade padrão de 1 para a desejada. Esta é uma opção que ficará gravada apenas para a estação em que foi feita a configuração, as demais manterão a configuração que já está, ou seja, é uma configuração local.

Emitir som (beep) confirmando item vendido: marcando essa opção, a cada item vendido um beep será emitido, confirmando a venda do item. O sistema também emitirá um beep diferenciando quando não encontrar o item informado.

Memorizar último vendedor utilizado: quando marcada esta opção o sistema mostrará como opção para o próximo documento o vendedor utilizado no anterior. Mesmo com a opção marcada é possível alterar o vendedor.

Solicitar vendedor ao abrir novo pedido: marcando esta opção, o sistema solicitará o vendedor ao abrir o documento para lançamento do DAV-OS. Caso esta opção esteja desmarcada, o vendedor terá que ser selecionado no final da venda.

Abrir “novo pedido” após salvar um pedido: após clicar em salvar em um pedido que está sendo finalizado, o sistema abrirá um novo pedido em branco para preenchimento.

Nesta opção deve-se informar a quantidade de dias em que o DAV-OS será válido após a emissão. Essa informação é impressa junto ao DAV-OS.

Ao marcar esta opção, no lançamento do DAV-OS aparecerá uma aba chamada “veículo” no lugar da aba “objeto” visto anteriormente. Nesta aba “veículo“, estarão disponíveis campos referentes a veículos conforme segue abaixo. Estes campos são predefinidos e não podem ser alterados.

Periféricos

A guia periféricos mostra as configurações para uso de balanças.

Balanças

Balança de checkout é o tipo que se comunica diretamente com o computador por meio de porta serial. Outro tipo de balança, é a que fica desconectada do computador, mas imprime uma etiqueta com código de barras, que conterá informações para a venda do produto.

Abaixo exemplo de venda de um produto pesado com a configuração citada.

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