Erro interno

Listamos neste documento, procedimentos para corrigir situações em que aparece a mensagem “erro interno”.

Motivo:

  • Quando estiver sem conexão de internet ou a SEFAZ está Offline;
  • Quando os protocolos de segurança do Windows estiverem desatualizados ou configurados de forma incorreta;
  • Quando possuir um certificado com algum problema de instalação, vencido ou inválido;
  • Quando o Windows não possuir todas as atualizações necessárias;

Situações corrigidas pelo tutorial:

  • Erro Interno: 0
  • Erro Interno: 403
  • Erro Interno: 12002
  • Erro Interno: 12007
  • Erro Interno: 12029
  • Erro Interno: 12030
  • Erro Interno: 12031
  • Erro Interno: 12157
  • Erro Interno: 12175
  • Erro interno: 12186

É necessário fazer todos os procedimentos descritos para evitar que ocorra novamente. Como a maioria das mensagens se referem a Windows e ao certificado digital, não tendo relação direta com o sistema Gdoor, sugerimos que solicite auxílio de um técnico em informática.

Solução:

Internet

  • Confirme se sua internet está funcionando normalmente;
  • Reinicie o roteador de internet;
  • Configure um IP estático e um DNS para o computador. O IP estático vai depender do modem utilizado, porém para DNS é sugerido a utilização da numeração 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Consultar Servidor da SEFAZ

A SEFAZ nacional disponibiliza um monitor para consulta dos servidores de NF-e, mas não tem um monitor para NFC-e. Desta forma, sugerimos utilizar o monitor da TecnoSpeed.
Segue abaixo os links para verificar o status dos servidores:

Configurar o sistema e selecionar um certificado digital válido

Caso seguir os procedimentos abaixo e não localizar o certificado digital, realize a instalação do mesmo conforme orientações do fornecedor. Se o certificado digital for A3, verifique se ele se encontra conectado no computador.

Para a emissão da NF-e:

No retaguarda do sistema, acesse o ícone Configurações e NF-e produtos. Ajuste as configurações conforme abaixo:

  • SSLHttpLib: httpWinInet;
  • SSLType: LT_TLSv1_2;

Após esta configuração selecione o certificado digital:

Para a emissão de NFC-e:

Dentro da pasta do sistema, localizada no endereço C:\GDOOR Sistemas\GDOOR PRO (SLIM), localize e execute o PDV_Server.

Clique no botão “configurações”:

Localize e selecione o certificado digital

Além de selecionar o certificado correto, ajuste as configurações:

  • HttpLib: pWinINet;
  • SSLType: TLSv1_2;

Para casos onde a conexão com internet estiver lenta, ou ocorrer uma demora maior no tempo de resposta do servidor da SEFAZ, ajuste o timeout config.

Realize o ajuste apenas nos seguintes campos:

  • Tentativas: altere de para 10;
  • Aguardar retorno da consulta: apenas desmarque esta opção;

Clique no botão salvar para gravar o ajuste.

Após clicar no botão “confirmar”, clique no botão “ocultar” para que o PDV_Server fique aberto para transmitir as notas.

Para a emissão de CT-e/MDF-e:

No Gct-e, acesse Configurações e CT-e. Ajuste as configurações conforme abaixo:

  • Protocolo de Criptografia: TLSV1_2;
  • SSL Http Lib: httpWinInet;

Selecionar o certificado correto:

Configurações dos protocolos de segurança do Windows

Para ajustar estas configurações, acesse o menu Iniciar e digite a palavra “opções”, acessando em seguida “opções de internet”.

Com a janela aberta, acesse a guia “avançadas” e clique no botão “redefinir”.

Abrirá uma nova janela, marque a checkbox “excluir configurações pessoais” e novamente no botão “redefinir”. Para finalizar clique no botão “fechar”.

Acesse novamente as Opções de internet, conforme descrito acima. Na guia avançadas, desça com a barra de rolagem até o final e marque somente as opções:

  • Usar SSL 3.0;
  • Usar TLS 1.1;
  • Usar TLS 1.2;

Procedimentos para atualizar o Windows

Windows 7:
Verificar se foram instaladas as seguintes atualizações de Windows :

Caso efetuar essas atualizações e a situação persistir você deve instalar a versão do Windows 10 ou 11.

Windows 8.1 (Não sugerido):
Acesse o assistente de atualização do Windows no painel de controle e baixe a atualização.

Caso efetuar essas atualizações e a situação persistir você deve instalar a versão do Windows 10 ou 11.

Windows 10 e 11:
Acesse o assistente de atualização do Windows no painel de controle e baixe a atualização.

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