Listamos neste tópico os procedimentos para a criação da conta da empresa no Gdoor Pay, ativação no Gdoor e a utilização no sistema.
Introdução ao módulo
Para criar a sua conta Gdoor Pay, você precisará cadastrar seus dados e encaminhar os documentos solicitados, que serão avaliados para aprovação da conta.
Conta
Acesse o site da Receita Federal para copiar as informações exatamente conforme consta no registro da empresa.
Cadastro inicial da conta Gdoor Pay
Acessando o endereço https://gdoorpay.gdoor.com.br/register, digite todos os dados solicitados na tela e clique no botão “cadastrar”.
Serão enviadas 03 solicitações para o e-mail utilizado neste cadastro.
E-mails de validação e termos de uso
Acesse o e-mail que você utilizou no cadastro e localize os três e-mails enviados.
- Reenvio do e-mail
Caso não tenha recebido o e-mail, retorne a tela de login e clique na opção não recebeu o e-mail?. Informe o e-mail utilizado no cadastro e clique no botão “reenviar e-mail”.
- E-mail de validação do cadastro
No e-mail de validação do cadastro, clique no botão “confirmar cadastro” para validar as informações fornecidas.Caso ocorra algum problema com o botão, copie e cole o endereço do corpo do e-mail no seu navegador.
- E-mail com o primeiro termo de uso
Clique no botão “acessar documento” e leia com atenção o termo de uso antes de aceitar.
- E-mail com o segundo termo de uso
Clique no botão “acessar documento” e leia com atenção o termo de uso antes de aceitar.
Continuação do cadastro da conta Gdoor Pay
Depois de confirmar o e-mail de verificação e assinar os termos, realize o login na página https://gdoorpay.gdoor.com.br/login.
Na página acessada, informe os dados da empresa no menu “conta”. Lembrando que é necessário que os dados estejam iguais ao registro da empresa na Receita Federal. Os campos disponíveis são:
- Razão social;
- CNPJ;
- Chave PIX (a chave PIX deve pertencer a conta vinculada ao CNPJ informado);
- Telefone;
- E-mail.
Também é necessário anexar ao cadastro:
- Contrato social: anexe uma cópia digitalizada e legível do contrato;
- Procuração: anexe uma procuração, se for o caso de eleger um representante legal da empresa diferente daquele que consta no contrato social.
- CEP;
- Estado;
- Cidade;
- Rua;
- Bairro;
- Complemento;
- Número.
No menu representantes, informe os dados dos responsáveis pela empresa conforme contrato social. Os campos disponíveis são:
- Nome;
- Nome da mãe;
- Data de nascimento;
- CPF;
- Telefone.
- E-mail;
- CEP;
- Estado;
- Cidade;
- Rua;
- Bairro;
- Complemento;
- Número.
Escolha RG ou CNH para o “tipo de documento” e encaminhe o documento seguindo as orientações abaixo:
Após digitar todos os dados e encaminhar toda a documentação, um QR Code será gerado para que o pagamento por este serviço seja feito.
Aprovação do cadastro
Após cadastrar as informações e realizar o pagamento, aguarde a aprovação do cadastro. O retorno será dado em até 5 dias úteis.
Se o status da conta apresentar a informação “pendente de revisão”, verifique no “motivo da rejeição” qual foi a causa e o documento recusado. Ajuste conforme solicitado na mensagem, envie novamente o documento e aguarde a nova análise.
Quando a análise da documentação enviada for finalizada e estiver correta, o status da conta será alterado para aprovado, gerando o menu “chaves de acesso”.
Com as chaves de acesso geradas, prossiga com a ativação do Gdoor Pix Pay.
Ativação do Gdoor Pay Pix
Depois do cadastro ser aprovado na Gdoor Pay, acesse o sistema Gdoor, no menu esquerdo da tela, clique no botão “PIX, AME, Mercado pago”.
Escolha a opção “gdoor pay”.
Preencha os campos correspondentes com as informações retiradas do seu painel do Gdoor Pay.
Cadastrar a forma de pagamento no PDV
Acesse o módulo PDV (NFC-e).
Clique em “supervisor (F9)” ou utilize a tecla de atalho “F9” do teclado e escolha “formas de pagamento“.
Cadastre uma “nova forma” de pagamento, como “Gdoor Pay Pix”, no campo “forma gerada no XML” selecione a opção “pagamento instantâneo (Pix)”, clique em “incluir“ e depois “fechar”.
Realizando o pagamento com o Gdoor Pix Pay
Ao finalizar o lançamento dos itens, pressione a tecla F3 ou clique na opção pagamento (F3). O sistema abrirá a tela com os totais devidos e as formas de pagamento para a finalização da venda.
Selecione a opção do Pix cadastrada anteriormente e clique no botão “gerar Pix (F3)”.
O sistema gera um QR Code para pagamento na tela, onde poderá efetuar a leitura para o pagamento, copiar o código e enviar ao cliente ou clicar no botão “imprimir (F6)” para que seja impresso.
Após fazer a leitura do QR Code com o aplicativo do banco e efetuar o pagamento, o sistema retorna a última tela.
Pressione novamente a tecla “F3” para finalizar a venda e imprimir o documento.
- Recebimento de vários pagamentos no Pix: é possível dividir o valor da venda em mais de uma forma de pagamento Pix, para duas ou mais pessoas.
Na tela de finalização da venda, após escolher a forma de pagamento “Gdoor Pix Pay”, apague o valor apresentado e digite o valor que este cliente está pagando.
Para este exemplo, o valor pago por um dos clientes é de R$ 30,00.
Quando ocorrer o retorno com a aprovação do pagamento, o valor pago será apresentado como aprovado e o valor restante possibilita gerar outros pagamentos em Pix.
Assim que forem finalizados todos os pagamentos, pressione novamente a tecla “F3” para finalizar a venda e imprimir o documento.
Registro das movimentações no PDV
Para verificar as transações realizadas no Gdoor Pay Pix para fins de conferência e analisar os status de cada movimentação, acesse o módulo PDV (NFC-e).
Clique no menu “supervisor” seguido de “configurações F9” e “Vendas PIX/Cart. digital“.
Na tela apresentada, cada movimentação será representada por uma cor para cada situação da transação Pix.
Referente a carteira, no canto esquerdo superior, marque a opção “Gdoor Pay Pix”.
Escolha uma das situações desejadas ou mantenha selecionado a primeira opção, “todas”.
No canto direito superior da tela, defina o filtro de apresentação. Marque o checkbox “todas” ou defina um intervalo de datas, clique no botão “listar”e serão apresentadas na tela somente as transações escolhidas pelo filtro.
Na parte inferior esquerda da tela estão disponíveis os botões:
- imprimir: imprime um relatório com os dados de acordo com o filtro realizado na tela;
- estorno: a opção do estorno é utilizada quando o valor da venda deve ser devolvido ao cliente.
Clicando neste botão, estarão disponíveis três opções:
– reembolsar: utilizando esta opção o valor da venda retorna a conta do cliente no banco;
– gerar um crédito: para utilizar esta opção, informe o cadastro do cliente para que este cliente receba o valor em crédito e utilize em suas compras. Lembre-se que, ao fazer a nova venda para o cliente, deverá utilizar a forma de pagamento.
– cancelar reembolso: cancela a operação de reembolso.
- consultar: consulta no servidor o status atual da transação.
Além da tela do sistema mostrar os valores das transações, o painel Gdoor Pay também apresenta informações sobre as movimentações.
Movimentos
Retornando ao painel Gdoor Pay, estão disponíveis as transações efetuadas. No menu movimentos, será possível verificar todas as movimentações que foram efetuadas.
Extrato
Também é possível verificar o extrato de transações, onde deverá escolher uma data inicial, uma data final e clicar em “buscar”.
Saldo
Apresenta a data do dia e o saldo disponível.
FAQ – Perguntas frequentes
Disponibilizamos nesta seção um documento no formato de perguntas e respostas, contendo as dúvidas sobre o Gdoor Pay Pix.