GPDV NFC-e

Listamos neste tópico todos os detalhes sobre o módulo de emissão de NFC-e.

Introdução ao módulo

A Nota Fiscal de Consumidor eletrônica ou NFC-e, propõe ao estabelecimento um padrão nacional de documento fiscal eletrônico, baseado nos padrões técnicos da Nota Fiscal Eletrônica modelo 55 (NF-e), adequado às particularidades do varejo.

A NFC-e é registrada com o modelo 65.

Configuração inicial

Antes de iniciar a utilização deste módulo, acesse o tutorial configuração de NFC-e e realize os procedimentos de configuração do PDV_Server.exe, que é o executável responsável pela transmissão da NFC-e.

Com o retorno da informação “Serviço em operação“ na configuração do PDV_Server, acesse o módulo da NFC-e.

Tela inicial

Após realizar as configurações, acesse o ícone GPDV NFC-e na área de trabalho do computador.

Informe o nome de usuário e a senha cadastrados no Gdoor.

Na tela inicial da NFC-e, serão apresentadas todas as funções do módulo: F2 (abrir venda), F11 (listagem), F5 (importar), F6 (receber parcelas), F7 (clientes), F8 (produtos), Ctrl + T (troca) e F9 (supervisor).

Atalhos

Teclas de atalho na emissão de NFC-e:

TeclaFrente de caixaCom venda abertaTela finalização
F1Finalizar a prazo e abrir o parcelamento
F2Abrir vendaDividir conta
F3Finalizar vendaFinalizar venda
F4Cancelar venda em aberto
F5Importar DAV, orçamento, comanda, pré-vendaAtualizar lista de itens
F6Receber parcelasSelecionar vendedorSelecionar o vendedor
F7Consultar clientesConsultar clientesConsultar clientes
F8Consultar produtosConsultar produtos
F9Menu supervisorInserir observação no cupom
F10Menu fiscalInformar frete/transportadora/ intermediador marketplaceDefinir o parcelamento
F11Abrir listagem de vendas gravadasFinalizar venda pelo TEFFinalizar venda pelo TEF
F12Finalizar venda em dinheiro
HOMEAplicar desconto ou acréscimo no próximo itemAplicar desconto ou acréscimo no próximo itemAplicar desconto ou acréscimo no próximo item
ENDAbrir gavetaAbrir gavetaAbrir gaveta
INSERTAlterar quantidade no próximo itemAlterar quantidade no próximo itemCadastrar nova forma de pagamento
DELETEExcluir itens da venda
*Capturar peso da balançaCapturar peso da balança
Ctrl + AAbrir o caixa
Ctrl + FFechar o caixa
Ctrl + !Ativar/desativar preço de atacado
Ctrl + TTroca de mercadorias
ESCSair do sistemaSair da vendaSair da finalização da venda

Iniciar venda (F2)

A opção de abrir venda é utilizada para iniciar o lançamento de uma nova NFC-e.

Lançamento de produtos

Para inclusão de um produto, digite o código, nome ou código de barras no campo em questão. Veja os atalhos principais que serão utilizados aqui:

  • Insert = quantidade: ao utilizar a tecla Insert, o sistema abrirá uma tela para informar a quantidade do produto a ser vendido. Esta opção deve ser utilizada antes da inclusão do produto na NFC-e.
  • Home = preço: ao pressionar a tecla Home, é apresentado um cifrão ($) no campo de pesquisa. Localize o produto e após abrirá a tela para alteração do preço, que pode ser em desconto (em valor ou percentual), acréscimo (em valor ou percentual) ou no valor final (altera o valor final para o novo valor informado). Este desconto é aplicado somente para o item que será lançado. Para conhecer o procedimento de desconto no total da venda, clique aqui.
  • F5 = atualizar: a tecla F5 pode ser utilizada para efetuar uma atualização no cadastro dos produtos, que é buscado no retaguarda. Caso haja alguma alteração no cadastro, basta apertar a tecla F5 dentro da NFC-e que o sistema fará a atualização automática de tudo que foi alterado pelo retaguarda.
  • * = balança: pela tecla asterisco, o sistema identificará o peso do produto que está na balança e levará esta informação para a NFC-e.
  • Delete = Cancela item (DEL): utilizando a tecla “delete”, o sinal de “menos” ou clicando no botão “cancela item (DEL)” no lado esquerdo da tela, o sistema abrirá a tela abaixo para escolha do item a ser cancelado ou então do código de produto a ser cancelado. Após escolher o produto, aparecerão as informações do mesmo, com a quantidade vendida e a quantidade a ser cancelada, que será preenchida pelo usuário.

Não é possível informar a quantidade a ser cancelada quando o produto é lançado com número de série ou grade. Ao selecionar o item para excluir, todas as quantidades lançadas serão canceladas.

Sair (F4) ou Esc

Quando uma venda estiver aberta e for necessário sair dela sem salvar e sem fechar o módulo, acione esta função.

Pagamento (F3)

Ao finalizar o lançamento dos itens, pressione a tecla F3 ou clique na opção pagamento (F3). O sistema abrirá a tela com os totais devidos e as formas de pagamento para a finalização da venda.

Veja como finalizar a venda de maneiras diferentes:

  • Aplicar desconto no total da venda antes da finalização: para aplicar um desconto ou acréscimo no total da venda, na tela principal de pagamentos pressione a tecla HOME ou clique no botão des/acr (Home).

O desconto ou acréscimo só pode ser concedido por usuários autorizados.

Informe o valor final desejado para a venda, preenchendo assim automaticamente o campo referente a desconto ou acréscimo. Se preferir, utilize os botões + acréscimo ou – desconto e informe o valor, recalculando o preço da venda.

Para aplicar o desconto ou acrécimo em percentual, clique no botão que corresponde a ação desejada (+ acréscimo ou – desconto), pressione a tecla % ou clique no botão % percentual que será apresentado.

O percentual do desconto ou acréscimo não pode ultrapassar 100% do valor do produto.

  • Finalização com apenas uma forma de pagamento: use a teclas direcionais para cima e para baixo até a forma de pagamento desejada e pressione a tecla F3 ou clique no botão finalizar (F3);
  • Finalização com mais do que uma forma de pagamento: selecione a espécie na lista e informe o valor para ela no campo ao lado da forma de pagamento. Repita a operação para as demais espécies e após informar os valores para todas as formas de pagamento desejadas, pressione a tecla F3 ou clique no botão finalizar (F3).

Quando uma das espécies utilizadas para pagamento refere-se a “cartão de crédito” ou “cartão de débito”, será solicitada a tela referente ao tipo de máquina de cartão utilizada (POS ou TEF).

  • Finalização com a utilização do Gdoor Pay Pix: utilizando esta forma de pagamento, o sistema aciona a tela de pagamento para informar os dados do pix.

Clique aqui para conhecer o procedimento completo da funcionalidade Gdoor Pay Pix.

  • Finalização “a prazo/crédito”: quando houver algum valor digitado nesta forma de pagamento deverá informar um cliente, pois uma conta a receber será gerada no sistema. Outro detalhe é que o cliente, obrigatoriamente, deve ser do mesmo Estado do emitente da NFC-e.

Caso o sistema esteja configurado para controlar o limite de crédito e este limite ja esteja excedido, será emitido um aviso na tela solicitando ao usuário a liberação da venda.

Uma tela com a quantidade de parcelas e demais informações será apresentada.

Pode-se alterar o valor das parcelas manualmente, sendo que o sistema recalculará automaticamente as demais após a alteração de uma delas. Após realizar todos os ajustes, clique no botão “confirma(F3)”.

Listagem (F11)

Na tela principal da NFC-e clique no botão listagem, que está localizado no lado esquerdo da tela, ou pressione a tecla F11, para que a listagem de todas as vendas lançadas seja mostrada.

A tela da listagem está dividida em três partes: filtros, dados da tela, e botões de função.

Filtros

Realize o filtro para ajustar a apresentação das vendas de acordo com a sua preferência.

Veja as opções disponíveis de filtros.

Situação:

  • Todas;
  • Concluídas: são as vendas que foram autorizadas;
  • Canceladas: são as vendas que foram canceladas ou inutilizadas;
  • Pendentes: são as vendas que não foram autorizadas por algum motivo e não foi possível finalizar o processamento do documento;
  • Off-line: são as vendas que foram emitidas no modo off-line, em contingência.

Espécie:

Realiza o filtro pela forma de pagamento utilizada no momento da venda. Apresenta todas as formas de pagamento cadastradas no PDV.

Data:

Caso marcar o check box intitulado como “hoje”, a listagem apresenta notas do dia. Se preferir, informe uma data inicial e uma data final e clique no botão “listar”. Assim serão apresentadas todas as notas dentro daquele período.

Além das opções já citadas, existem 3 check box disponibilizados para facilitar os filtros:

  • mostrar itens: apresenta a listagem dos itens de cada NFC-e;
  • mostrar inf. de pagamento: apresenta os valores e a forma de pagamento utilizada na venda;
  • mostrar vendas com pagamento em cartão: filtra todas as vendas pagas com cartão.

Dados da tela

Nesta seção é possível selecionar uma NFC-e já lançada para alteração (desde que não tenha sido concluída), entre outras opções disponíveis somente depois de concluir.

Para pesquisar uma NFC-e, selecione a coluna que contém a informação desejada para filtro, por exemplo, “cliente”. Digite o nome do cliente no campo “localizar”, no canto inferior direito da tela e pressione enter para iniciar a busca.

Na tela estão disponíveis os campos:

  • número da NFC-e: é um identificador único para cada NFC-e emitida.
  • data de emissão e hora: indicam o momento em que a NFC-e foi emitida.
  • status da NFC-e: informa se a NFC-e foi autorizada, cancelada, em contingência, etc.
  • cliente e CPF/CNPJ do cliente: informações sobre quem fez a compra.
  • valor total da venda: o montante total da transação.
  • número do caixa: identificação do caixa onde a venda foi realizada.
  • série da NFC-e: indica a série a qual a NFC-e pertence, especialmente útil em empresas que emitem várias séries de NFC-e.

A diferenciação de cores, na listagem da NFC-e, tem o seguinte significado:

  • Azul: autorizada ou concluída;
  • Vermelha: rejeitada ou emitida em modo offline;
  • Cinza: cancelada ou inutilizada;
  • Preta: gerada mas ainda não transmitida.

Botões de função

No rodapé estarão os botões de função da NFC-e:

  • Cancelar (F4): utilize este botão para cancelar a NFC-e que estiver com status “venda concluída”;
  • Imprimir (F6): botão para efetuar a impressão da NFC-e na impressora padrão do sistema. Apenas será apresentado se a NFC-e estiver com status “autorizada“;
  • e-mail (F7): botão utilizado para enviar e-mail ao cliente da NFC-e com o XML e o DANFE. É possível alterar o destinatário no momento do envio. Apenas será apresentado se a NFC-e estiver com status “autorizada“ou “cancelada“;
  • ver on-line (F8): botão para consultar a NFC-e nos servidores do SEFAZ. Apenas será apresentado se a NFC-e estiver com status “autorizada” ou “cancelada“;

Outros botões serão apresentados quando as vendas não estiverem “autorizadas”. São eles:

  • excluir(F4): é utilizado para excluir um registro de venda que não será mais utilizado;

Assim que confirmada a exclusão da NFC-e, realize o procedimento de inutilização da numeração.

  • concluir venda(F3): é utilizado para finalizar a venda, confirmando que todas as informações estão corretas e prontas para serem registradas como concluídas.

Além das opções citadas acima, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a listagem de NFC-e, você tem acesso a um conjunto adicional de opções específicas:

  • alterar venda: permite fazer alterações na venda pendente;
  • concluir todas: conclui todas as vendas pendentes;
  • gerar PDF: permite a geração de um arquivo PDF da NFC-e, facilitando a visualização e o compartilhamento do documento em um formato mais universalmente acessível;
  • exportar XML: permite exportar os dados da NFC-e no formato XML para a pasta que desejar;
  • ajustar duplicidade: em casos de registros duplicados de NFC-e esta opção permite ajustar ou corrigir;
  • baixar XML: permite o download do arquivo XML da NFC-e.

Importar (F5)

O módulo de NFC-e permite a importação das informações digitadas nos módulos auxiliares de venda: DAV, DAV O.S, pré-venda (pré-venda gerencial), orçamento, pedido de venda e também do módulo adicional Gfood (conta cliente).

Na tela principal do NFC-e, pressione a tecla “F5” ou clique na opção importar (F5), será mostrado o menu com as opções de importação:

Exemplos de importação de documentos

Após pressionar a tecla F5 ou clicar na opção importar (F5), escolha o tipo de documento que necessita.

Na tela de importação, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

  • localizar: ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna no grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo;
  • importar vários: quando esta opção estiver disponível e for marcada, será possível importar mais do que um documento para a mesma NFC-e;
  • número: informa o nº do documento na listagem;
  • data: data de emissão do documento consultado;
  • ficha: campo para controle interno lançado diretamente no documento ;
  • cliente: nome do cliente lançado no documento ;
  • valor total: valor total do documento consultado.
  • Importar (F2): botão para geração da nova NFC-e a partir do documento selecionado;
  • Fechar: sai da tela de importação.

Esta tela é apresentada na importação dos documentos: orçamento, pedido de venda e pré-venda gerencial (necessário abrir a opção “pré-venda”e marcar o check box).

O próximo modelo de importação é aquele onde além das funções descritas anteriormente, será possível imprimir (F9) ou excluir (F4) documentos lançados. Veja:

  • imprimir (F9): imprime um relatório de conferência do documento selecionado;botão para geração da nova NFC-e a partir da conta cliente selecionada;
  • excluir (F4): exclui definitivamente o documento.

Esta mesma tela é apresentada na importação dos documentos: conta cliente Gfood, DAV, DAV OS e pré-venda.

Após selecionar o documento que deseja importar e pressionar F2 ou clicar no botão importar(F2), uma tela de confirmação, abrirá a tela principal de lançamento dos itens:

Nesta tela é possível incluir ou cancelar itens, porém estas alterações somente serão feitas na NFC-e e não nos módulos auxiliares de onde foram importadas as informações.

Receber parcelas (F6)

É possível efetuar recebimento de parcelas (contas a receber) diretamente no PDV (NFC-e, pré-venda gerencial, ECF ou nota manual).

Clique aqui para acompanhar o procedimento passo a passo.

Clientes (F7)

Para chamar a tela de seleção do cliente, pressione a tecla F7 ou clique no botão clientes (F7).

Realize a consulta de cliente informando o código, nome, CPF/CNPJ ou telefone. Selecione o cliente e clique no botão “confirmar”.

O cliente pode ser informado antes da abertura da venda, durante a venda ou na tela de fechamento.

Cadastrar novo cliente (Ins) – cliente não cadastrado

Depois de pressionar a tecla F7 ou clicar no botão clientes (F7) para localizar o cliente, utilize a tecla insert ou clique no botão cadastrar (Ins) para cadastrar um novo cliente sem a necessidade de sair do módulo da NFC-e e acessar o Gdoor.

Se tratando de uma empresa, insira o CNPJ do cliente e clique na “patinha” para realizar o cadastro do cliente de forma automática.

Ao finalizar a digitação dos dados, clique no botão “salvar(F3)”.

Realizar a venda informando apenas o CPF/CNPJ

Em alguns casos, a empresa pode emitir a NFC-e apenas informando o CPF ou CNPJ, sem a necessidade de fazer o cadastro completo do cliente.

Para fazer a venda desta forma antes da abertura da venda, durante a venda ou na tela de fechamento, pressione a tecla F7 ou clicar no botão clientes (F7). Informe o CPF ou CNPJ e clique no botão “confirma”.

Verifique na NFC-e que o CPF ou CNPJ foi adicionado sem a necessidade do cadastro.

Em caso de dúvidas, acesse o tutorial completo do cadastro de clientes clicando aqui.

Produtos (F8)

Utilize está opção para consultar os produtos cadastrados. A localização do produto ocorre por meio do código, código de barras ou descrição. Todos os produtos devem estar devidamente cadastrados no Gdoor para possibilitar a localização.

Selecione o item desejado para lançar na NFC-e.

Para realizar a pesquisa do produto pelo código do fabricante, pressione a tecla page up.

Para sair da tela de consulta de produtos basta apertar a tecla ESC ou clicar no botão sair (ESC).

Caso queira conferir o tutorial completo do cadastro de produtos/serviços, clique aqui.

Troca de mercadorias (Ctrl + T)

A troca de mercadorias no PDV (NFC-epré-venda gerencialECF ou nota manual), foi desenvolvida visando a agilidade no atendimento e consequentemente uma boa experiência para o cliente, que deseja apenas ter a mercadoria trocada, sem complicações.

Clique aqui e acompanhe o tutorial completo sobre a troca de mercadorias.

Supervisor (F9)

As configurações do módulo Supervisor da NFC-e permitem que seja determinado como o sistema operará na venda/emissão de NFC-e. Para ter acesso as configurações do sistema, clique no botão supervisor (F9).

No menu supervisor estão localizadas as seguinte opções:

  • Configurações (F9): disponibiliza configurações de utilização do PDV;
  • Troca de operador: possibilita trocar o operador;
  • Movimentação: emite relatório com os dados das vendas e recebimentos do PDV;
  • Formas de pagamento: permite cadastrar e vincular formas de pagamento;
  • XML contabilidade: permite exportar os XML para envio à contabilidade;
  • Suprimento: permite realizar uma entrada de valor no caixa;
  • Sangria/retirada: permite efetuar a retirada de um valor do caixa;
  • Inutilizar NFC-e: permite efetuar a inutilização de uma ou mais NFC-e;
  • Rel. fechamento de caixa: possibilita filtrar períodos e gerar a conferência do PDV.

Configurações

A tela de configurações está dividida em sete abas: geral, aparência, vendas, periféricos, T.E.F, smart POS, e-mail e PIX/Cart.Digital.

Geral

Configurações gerais referentes a NFC-e.

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

  • Integrar abertura, suprimento e sangria com livro caixa: selecionando esta opção, será criado um registro no livro caixa para cada suprimento (registra um valor de retirada do livro caixa) e sangria (registra um valor de entrada do livro caixa) que for efetuada. É importante lembrar de informar corretamente os valores retirados em dinheiro no seu caixa para o correto entendimento do livro caixa.
  • Criar lançamento de cada venda no livro caixa: selecionando esta opção, será criado um registro no livro caixa para cada venda realizada com a utilização da forma de pagamento em dinheiro.
  • Trabalhar com controle de caixa: permite fazer abertura e fechamento de caixa e controlar turnos de trabalho.
  • Trabalhar com fechamento “cego” (sem conferência de valores): o operador não tem acesso aos valores das vendas ao fechar o caixa do seu turno (sem impressão de conferência).
  • Imprimir relatório de conferência de caixa no fechamento “cego”: realiza a impressão da conferência do caixa para quem optar por trabalhar com fechamento cego.
  • Bloquear fechamento de caixa com vendas pendentes: marcando esta opção o fechamento do caixa apenas será possível após ajustar todas as notas que ficaram pendentes.
  • Configurações da NFC-e: além da configuração inicial do PDV_Server, esta é uma opção fundamental para iniciar as operações de venda na NFC-e, pois é possível inserir a série, número do caixa e o próximo número de nota fiscal de consumidor eletrônica. Essas informações devem ser verificadas com seu contador.
  • Solicitar cliente acima de: a partir do valor digitado neste campo, será necessário informar um cliente no momento da venda.
  • PDV Server que irá transmitir a venda: selecione qual computador será responsável pela transmissão de suas notas. Verifique o nome do computador na configuração do pdv_server.

É possível instalar o certificado digital em um único computador da empresa e selecionar o mesmo para a transmissão das notas em todos os computadores.

  • Impressora: esta opção permite selecionar a impressora local ou em rede que efetuará a impressão do DANFE NFC-e.
  • Modo de impressão: selecione o modo completo, simplificado ou para o sistema solicitar no momento da impressão. Escolha ainda se deve sempre imprimir, gerar preview (para escolher onde imprimir no momento da venda) ou não imprimir.

Importante!
– Compatível somente com impressoras que possuem modo gráfico.
– Necessita tons em escala de cinza.

  • Configuração da impressora: ajuste a largura da bobina, margens esquerda e direita e o avanço de linhas do papel.
  • Mensagem no rodapé da venda: este campo é destinado a mensagem fixa que será impressa no rodapé em todas as vendas realizadas.
  • Recebimentos: permite realizar o recebimento de parcelas diretamente no PDV e integrar os recebimentos ao livro caixa, além de configurar a quantidade de vias do recibo. Clique aqui para acessar o tutorial completo sobre os recebimentos.
  • Logotipo: selecione uma imagem no formato jpg, no tamanho de 270x100 (pixel).

A imagem deve respeitar as dimensões repassadas para uma melhor qualidade de impressão.

Aparência

Configurações destinadas a interface de venda da NFC-e.

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

  • Sistema em modo tela cheia: ao utilizar esta opção será possível utilizar o módulo em tela cheia.
  • Menu caixa fixo: esta opção marcada, permite que o menu do lado esquerdo permaneça visível no módulo. Ao desmarcar a opção o menu não será apresentado no módulo após 5 segundos.
  • Imagem de fundo: é possível selecionar a imagem que será apresentada no módulo NFC-e ao fundo das operações. Acesse a pasta “C:\GDOOR Sistemas\GDOOR PRO (MEI/SLIM)\Layout” caso desejar incluir imagens diferentes das imagens disponíveis.

A imagem deve ser salva no formato “.jpg”.

  • Imagens promocionais: nesta opção é possível inserir imagens promocionais e definir o tempo de apresentação das imagens. Selecione a imagem desejada no seu computador. A imagem deve ser salva no formato “.jpg”.
  • Mensagem rotativa: ao utilizar esta opção a mensagem será apresentada na parte inferior da tela.

Vendas

Configurações destinadas às vendas da NFC-e.

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

Abrir cupom automaticamente: com esta opção marcada o sistema abrirá automaticamente o lançamento de uma nova NFC-e ao acessar o módulo.

Solicitar o vendedor na abertura da venda: com esta opção marcada, o sistema solicitará o vendedor ao abrir a venda.

Solicitar cliente na abertura do cupom: com esta opção marcada, o sistema solicitará o cliente ao abrir a venda.

Emitir som (beep) confirmando item vendido: marcando essa opção, a cada item vendido um beep será emitido, confirmando a venda. O sistema também emitirá um beep diferenciando quando não encontrar o item informado.

Solicitar quantidade após selecionar o produto*: ao utilizar esta opção o sistema solicitará a quantidade do item após o lançamento no documento de venda. Caso esta opção esteja desmarcada, utilize a tecla INSERT antes de lançar o produto para informar a quantidade, quando ela for diferente de 1.

Memorizar último vendedor utilizado: quando marcada esta opção, será mantido o vendedor utilizado no cupom anterior. Mesmo com a opção marcada é possível alterar o vendedor.

Bloquear tela em produto não cadastrado: ao inserir um produto não cadastrado a tela ficará bloqueada por 8 segundos, liberando a tela ao finalizar esse período.

Buscar somente pelo código de barras: não permite outro tipo de busca de produtos.

Somar acréscimo do adicional ao preço do item: soma o preço do adicional diretamente no preço do item, dessa forma o acréscimo do adicional não sairá destacado no comprovante. Evitando rejeições relacionadas ao valor de desconto alto, vindo de pedidos feitos no iFood.

Trabalhar com salão parceiro: marcando esta opção, informe os percentuais de comissão para produtos e serviços no cadastro de vendedores, para que assim o sistema gere as tags necessárias no XML da NFC-e, com os valores atendendo a lei do salão parceiro.

Avisar quando o valor do item ultrapassar: quando realizar uma venda de um item com valor maior do que o valor informado neste campo, o sistema emite uma mensagem na tela.

Utilizar fonética nas buscas: quando marcada, a busca das informações serão efetuadas com o processo da fonética, sem a necessidade de digitar acentos. Quando desmarcada será efetuada a busca exatamente como a informação foi digitada.

Imprimir observações e campos adicionais do cliente: imprime na NFC-e os dados digitados nos campos de observações e campos personalizados, do cadastro do cliente.

Gerar tags referente ao ICMS efetivo no XML: ocorre quando o varejista deve complementar ou ressarcir a diferença do ICMS ST e informar os campos de base de cálculo, percentual e valor do ICMS efetivo na nota fiscal, grupo <ICMS60> da NFC-e.

CFOP para produtos: permite selecionar o CFOP para os produtos.

Utilize esta configuração em situações que é necessário um tipo de CFOP na NF-e e outro tipo de CFOP na NFC-e.

CFOP para serviços: permite selecionar o CFOP para serviços.

Casas decimais: esta opção determina quantas casas decimais serão utilizadas no valor unitário e na quantidade.

Escolha a forma de pagamento para vale troca: permite definir a forma de pagamento para troca de mercadorias. Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo referente a troca de mercadorias.

Prazo de dias para efetuar a troca: informe o número máximo de dias onde seu cliente ainda poderá fazer a troca dos produtos.

Observação para vale troca: caso a troca dos itens dependa de alguma condição especial, mantenha o cliente ciente por meio desta observação.

Escolha a forma de pagamento para clube fidelidade: permite definir a forma de pagamento para utilizar o clube fidelidade. Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo para trabalhar com o clube fidelidade.

CSOSN 103 gerar como não tributado(N): esta configuração segue a legislação vigente do estado do PR: RICMS – PR , SUBSEÇÃO I CUPOM FISCAL, ART. 398, XI – Paragrafo 1º
§ 1º O contribuinte enquadrado no Simples Nacional deverá utilizar a situação tributária “N” para cadastrar seus produtos tributados no ECF.

Venda a prazo
Imprimir carnê ao final da venda: com esta opção selecionada, no momento em que uma venda a prazo é finalizada, será impresso um documento não fiscal vinculado a NFC-e, com as datas e valores das parcelas.

  • Formato reduzido: com esta opção marcada, o módulo de NFC-e imprimirá o carnê de pagamento de forma reduzida, economizando papel;
  • Formato detalhado: com esta opção marcada, o sistema imprimirá os dados de forma mais detalhada, conforme exemplos abaixo;
  • Qtd. de vias: quantidade de vias do parcelamento que serão impressas.

Imprimir valor restante do limite de crédito: opção utilizada quando preferir informar ao cliente o valor de sobra do limite de crédito.

Controlar limite de crédito do cliente: o sistema automaticamente, bloqueará vendas para clientes que tenham ultrapassado o limite de crédito (títulos em aberto), de acordo com o que está configurado em seu cadastro.

Imprimir confissão de dívida: com esta opção selecionada, o sistema imprimirá uma confissão de dívida ao final da impressão do carnê de pagamento.

Para criar um padrão de confissão de dívida clique no botão configurar.

  • Configurar: clique com o botão direito do mouse na tela e selecione os campos que deseja imprimir na confissão de dívida. Os campos do sistema serão mostrados entre o sinal de menor e maior <> e serão substituídos pelas informações da venda feita na NFC-e. O campo <LINHA> será substituído por uma linha no tamanho total das colunas do documento:

A tela de configuração da confissão de dívida apresenta os seguintes botões:

  • Padrão (F6): configura a confissão de dívida com o texto padrão do sistema;
  • Limpa (F7): limpa todo o texto da confissão de dívida;
  • Confirmar (F3): confirma e grava o texto definido na confissão de dívida;
  • Sair (Esc): sai da tela de configuração da confissão de dívida.

Exemplo de confissão de dívida impressa:

gdoor14_nfce_parcconfdiv

Plano de Contas: campo para configurar o plano de contas onde cairão os lançamentos a prazo.

Imprimir os produtos na confissão de dívida: com esta opção selecionada, o sistema imprimirá todos os itens da venda na confissão de dívida.

Trabalhar com tabela de preço: para utilizar diferentes tabelas de preços na venda.

  • Solicitar ao iniciar a venda: ao marcar esta opção, toda vez que iniciar a venda, aparecerá uma mensagem no frente de caixa para “selecionar a tabela de preço” desejada;
  • Tabela padrão: se optar por trabalhar com uma “tabela de preço padrão“, indique a desejada e clique em “salvar“.

Alíquota ISS: permite selecionar a alíquota, o código da atividade e situação tributária que será praticada na venda de serviços na NFC-e.

Periféricos

A guia periféricos mostra as configurações para uso de balanças e da gaveta de dinheiro.

Dica: ao pressionar END a gaveta abrirá sem finalizar a venda.

Balanças

Balança de checkout é o tipo que se comunica diretamente com o computador por meio de porta serial. Outro tipo de balança, é a que fica desconectada do computador, mas imprime uma etiqueta com código de barras, que conterá informações para a venda do produto.

  • Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo de configuração da balança instalada no “modo checkout” (conectada ao computador).
  • Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo de configuração do código de barras com informação (balança de etiquetas não conectada ao computador).

Gaveta

A gaveta de dinheiro facilita o fechamento de caixa organizando as cédulas, moedas e serve para proteger os valores arrecadados com as vendas.

  • Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo de configuração da gaveta.

T.E.F

A solução GPRO possui a opção de uso de TEF no módulo de NFC-e, atualmente compatível com TEF DIAL, SITEF e CAPPTA PLUS.

Opção de configuração do TEF DIAL:

Opção de configuração do SITEF:

Opção de configuração do Cappta Plus:

Smart POS

A integração do sistema Gdoor com a máquina de cartão POS Vero Smart possibilita ao sistema uma funcionalidade similar à utilização do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), gerando os dados de movimentação do cartão (nº autorização, NSU, entre outros) automaticamente nas transações.

Clique aqui para ter acesso ao tutorial completo de configuração.

E-mail

O Gdoor possui a opção de enviar um e-mail ao término da venda com as informações referentes a NFC-e.

Ao selecionar a opção e-mail padrão, será possivel o envio do e-mail por meio do programa já configurado no windows, dependendo do programa utilizado.
Para o servidor próprio, acesse o tutorial clicando aqui e realize as configurações.

PIX/Cart. Digital

Cadastre sua empresa na Shipay para integrar seu sistema Gdoor com carteiras digitais e efetuar recebimentos com o PIX diretamente no frente de caixa (entre outras carteiras: PicPay, Mercado Pago, Ame, PagBank, Caixa Tem, Nubank, WhatsApp, Dotz, Alelo, Iti, Ticket, Alymente, Interpag, Cielo Pay, Meubank, ConectCar, Vee, TudoAzul, Ewally, Rappypay, iFood e mais).

Para efetuar o cadastro na Shipay, acesse o Gdoor e no menu lateral esquerdo clique em “PIX, AME, Mercado Pago“.

Selecione a opção “shipay”.

Preencha os campos com o e-mail, nome, adicione os PDV’s, leia o termo de adesão e clique em ativar, em seguida os dados de autenticação da Shipay serão liberados.

Verifique o e-mail informado para acessar o painel da Shipay e aderir as carteiras digitais.
No painel da Shipay, clique em “carteiras digitais” e escolha a desejada, clique em “configurar carteira” seguido de “pegar credenciais” e autorize a conexão.

Feito isso, abra o PDV, clique no menu “supervisor” seguido de “configurações F9” e “PIX/Cart. digital“.

Indique o PDV desejado (cadastrado anteriormente, a chave será trazida automaticamente), depois clique em “salvar“.

Esta é uma configuração local, deve ser efetuada em cada PDV.

Contingência off-line

O modelo operacional atual da NFC-e prevê a utilização alternativa de contingência, denominado “contingência off-line NFC-e”.

Nesta modalidade, o contribuinte que estiver com problemas técnicos (conexão com a internet) para autorização da NFC-e, poderá emitir a mesma em contingência off-line, imprimir o DANFE NFC-e e depois de superado o problema técnico, transmitir o arquivo XML da NFC-e para autorização.

O prazo estabelecido pelo FISCO atualmente é de 24 horas, contado da data e hora da emissão.

A solução Gdoor entrará automaticamente no modo de contingência, não sendo necessário nenhuma configuração.

Após o retorno do serviço de internet, o sistema fica “on line” novamente a partir da emissão de uma próxima NFC-e. Todas as vendas geradas no modo off-line serão transmitidas automaticamente, caso alguma venda não seja transmitida, clique com o botão direito do mouse na tela e escolha “transmitir off-line” ou “transmitir todas off-line”.

A possibilidade de uso da contingência off-line para NFC-e é uma decisão exclusiva da Unidade Federada, que poderá ou não autorizar esta modalidade para todos ou determinados contribuintes emissores de NFC-e.

Toda e qualquer dúvida sugerimos consultar seu profissional contábil.

Esse artigo foi útil?