Compras

Listamos neste tópico como utilizar o módulo compras no sistema Gdoor, destinado ao registro das notas fiscais de entrada.

Introdução ao módulo

O módulo de compras é o responsável pela entrada de mercadorias no estoque e também a movimentação financeira das compras feitas à vista ou a prazo.

Por meio dele é possível fazer a importação dos arquivos XML, importar os dados de um pedido de compra ou realizar o lançamento manual.

Para quem realiza a manifestação das notas, agora está disponível a função de importação da nota de compra diretamente após manifestar.

Este módulo está integrado com os módulos de fornecedores, estoque, transportadoras, contas a pagar e pedido de compra.

Listagem

As notas fiscais cadastradas no módulo de compras são apresentadas em cores diferentes de acordo com cada status.

Na parte inferior da tela, estão disponíveis botões que correspondem as seguintes funções:

  • Ficha: acessa a nota para verificação dos dados;
  • Novo: permite o lançamento de uma nova nota de compra;
  • Agrupa: realiza filtros por meio de vários campos para apresentar a listagem de forma personalizada;
  • Campos: selecione os campos que devem ser apresentados em sua tela;
  • Listas: após selecionar os campos que deseja apresentar na tela, salve como uma lista e utilize essa lista como padrão sempre que abrir o módulo;
  • Imprime: imprime uma cópia da listagem e todas as colunas;
  • Busca: selecione uma informação em alguma coluna na tela e realize a busca, por exemplo, caso queira pesquisar um número de nota, clique no número de alguma nota que aparece na tela, digite o número da nota desejada no campo “busca” e pressione enter.

Filtros

Estas opções permitem filtrar e organizar suas notas de acordo com critérios específicos, fazendo com que localize rapidamente as notas necessárias e apresente todas em tela.

  • Tipo de data: suas notas podem ser filtradas pela data de emissão da nota, entrada/saída ou pela data de chegada. Todas estas opções estarão disponíveis para preenchimento no momento do lançamento da nota.
  • Data inicial a data final: selecione um período de filtro entre uma data inicial até uma data final. Pode também utilizar as opções preestabelecidas, como “mês atual” por exemplo.
  • Status: o status pode ser identificado na coluna disponível na sua tela ou pelas cores. Em resumo, o status vai depender de como está o lançamento da nota. Os tipos de status disponíveis são:

– Em processamento: são as notas que utilizaram a importação do XML, porém o processo da tela de importação não foi concluído, apenas salvo. Em resumo, na tela de importação onde ocorre cruzamento das informações do sistema com o XML recebido, foi clicado em salvar e não em concluir. Isso ocorre quando os produtos não possuem os vínculos com itens já cadastrados ou se tratam de produtos novos não cadastrados. Pensamos naqueles clientes que não tem tempo de fazer o processo todo de uma só vez. Então ele deixa salvo a parte que já fez e ao ver a nota em processamento, saberá que precisa finalizar. Até você concluir o processo de importação de XML, itens novos não serão cadastrados, não gera estoque para os itens e não movimentam financeiro;

– Pendente: são as notas que tem o processo de importação do XML concluído, identificando os itens, mas a nota não foi concluída em sua tela principal, apenas salva, ficarão com status “pendente”. Em resumo, ao finalizar o lançamento da nota foi clicado em salvar e não em concluir. As notas com esse status não geram estoque para os itens e não movimentam financeiro. Pode ocorrer de acessar uma nota com status “concluído” realizando novos ajustes e clicar em “salvar”. Desta forma o status dela será salvo como “pendente” novamente;

– Concluído: são as notas finalizadas, clicadas em “concluir” em todos os processos. As notas com este status geraram estoque e movimentação financeira.

Manifestação

A Manifestação do Destinatário eletrônica (MD-e) consiste em informar o posicionamento de quem está recebendo a nota sobre as informações descritas nela, confirmando ou desconhecendo a operação, por exemplo.

Clique aqui e acesse o tutorial com os detalhes do processo da Manifestação do Destinatário eletrônica (MD-e).

Lançamento das notas

Ao clicar no botão “novo”, será apresentada a tela principal do módulo compras, onde você pode realizar diversos procedimentos, como:

Digitar os dados de uma nova nota de compra;
Importar o arquivo XML;
– Importar um pedido de compra;
– Realizar a comparação entre pedido e nota recebida;
– Selecionar o pagamento da compra;
– Imprimir etiquetas referente a nota aberta;
– Ajustar dados da precificação, acompanhando aumento ou diminuição de preços nesta compra;
– Fazer alteração em massa dos dados cadastrados nos produtos;
– Realizar o controle de validade.

O lançamento da nota de compra deverá ser um espelho da nota de venda emitida pelo fornecedor, com exceção do CFOP que deve ser de compra iniciando com 1 quando o fornecedor for de dentro do estado e 2 quando o fornecedor for de outro estado.

Cabeçalho da nota

Conheça os principais campos disponíveis na nota de compra:

  • Nº da nota: campo obrigatório destinado para digitar o número da nota fiscal de compra.
  • Modelo: campo para digitar o modelo da nota fiscal de entrada. Este modelo é o mesmo da nota fiscal de venda recebida.
  • Série: campo para digitar a série da nota fiscal de entrada. A série é a mesma da nota fiscal de venda recebida.
  • Emissão: data da emissão da nota fiscal recebida.
  • Data e hora entrada: data e hora da entrada da mercadoria no estabelecimento.
  • Data e hora chegada: data e hora da chegada da mercadoria no estabelecimento.
  • Chave de acesso da NF-e: quando o lançamento da nota é manual, localize a numeração na nota impressa recebida do fornecedor e digite neste campo. Quando a nota for importada através do arquivo XML, o preenchimento é automático.
  • Natureza da operação: nome da natureza da operação para a nota fiscal de compra (este CFOP não é o mesmo que consta na nota de venda recebida). O CFOP deve estar cadastrado na tabela de tributos. Se preferir, pode definir um CFOP padrão clicando na estrela existente ao lado do nome.

Fornecedor

Clique na lupa no campo “nome do fornecedor” e localize o cadastro do fornecedor.

Caso seja um fornecedor não cadastrado, clique na lupa e em seguida no botão “cadastrar (ins)”. Clique aqui para detalhes de como cadastrar os dados do fornecedor pelo CNPJ automaticamente.

Realize o cadastro do fornecedor de forma completa, com inscrição estadual, IE do substituto tributário (quando houver) e todos os dados de endereço.

Transportadora

Clique na lupa no campo “razão social/nome” e localize o cadastro da transportadora.

Caso seja uma transportadora não cadastrada, clique na lupa e em seguida no botão “cadastrar (ins)”Clique aqui para detalhes de como cadastrar os dados da transportadora pelo CNPJ automaticamente.

Além dos campos do cadastro da transportadora, outros campos podem ser preenchidos durante o lançamento da nota. São eles:

  • Placa: placa do veículo que fará o transporte da mercadoria (caso não tenha preenchido no cadastro).
  • UF da placa: Unidade Federativa (estado) da placa do veículo que fará o transporte da mercadoria (caso não tenha preenchido no cadastro).
  • Modalidade do frete: campo para informar se o frete será por conta do “0 – emitente”, do “1 – destinatário”, de “2 – terceiros” ou ainda, se não houver frete na nota, a modalidade “9 – sem frete”.
    Ao informar a modalidade “1 – destinatário” o sistema incluirá automaticamente o valor do frete no valor total da nota. Nas demais modalidades não haverá alteração no valor da nota de compra.
  • Quantidade: campo para digitar a quantidade de volumes transportados.
  • Espécie: campo para digitar a espécie de volumes transportados (Ex. caixas, latas, etc…).
  • Marca: campo para digitar a marca dos produtos transportados.
  • Numeração: campo para digitar o número identificador do volume transportado.
  • Peso líquido: campo para digitar o peso líquido das mercadorias transportadas.
  • Peso bruto: campo para digitar o peso bruto das mercadorias transportadas.

Realize o cadastro da sua transportadora de forma completa.

Observação

Quando houver dados repassados como informações adicionais sobre a transação, detalhes específicos sobre os produtos ou serviços adquiridos, condições de pagamento, prazos de entrega, instruções especiais, entre outros, utilize a opção observação. Aqui estão disponíveis os campos:

  • Informações complementares: pode ser preenchida qualquer informação manualmente neste campo.
  • Observações (livros fiscais): campo utilizado para informações para livros fiscais que geram no inventário, ou quando a informação é advinda da importação via XML.
  • Registro SPED C197: é utilizado para informar o detalhamento da base de cálculo do PIS/PASEP e COFINS referente a ajustes diversos da contribuição.

Itens da nota

Para realizar o lançamento do item na nota de compra, pesquise pela descrição, código do produto ou código de barras, que pode ser lido com o leitor de código de barras.

Informe a quantidade de itens, o valor unitário, o CFOP do item e clique em “incluir”.

No canto direito das colunas no lançamento do item, clique na engrenagem para configurar:

Estas opções estão disponíveis ao clicar com o botão direito do mouse na parte do grid de produtos da nota.

  • Colunas: selecione as colunas que devem ser apresentadas na tela.
  • Ajustar CFOP: ao acionar esta opção, clique na lupa para converter o CFOP da nota para outro CFOP.

Esta opção está disponível ao dar um duplo clique na palavra CFOP do grid de produtos.

Caso o CFOP não apareça na listagem, realize um novo cadastro.

Alterando o CFOP do primeiro item da listagem de produtos, o sistema solicita se deseja alterar para todos os itens. O mesmo acontece com a alteração do CST do primeiro item da listagem.

  • Carregar estoque: clicando nesta opção, ou acionando ela com um duplo clique sobre o item, são apresentados os dados da ficha do item no cadastro de estoque.

Você pode alterar os dados da ficha do item diretamente por dentro da nota de compra e salvar as informações.

Se necessário, pode ainda criar novos grupos, família, característica, variação, kit, dados de informações nutricionais, cadastro de número de série, lote e código do fabricante.

  • Localizar item: quando sua nota possuir uma quantidade grande de itens, localize o item desejado procurando pela descrição.

Tributação

Na parte inferior da nota estarão disponíveis os valores de tributos, apresentados da seguinte forma:

Total geral:

  • BC ICMS: valor total da base de cálculo do ICMS dos produtos lançados na nota de compra.
  • Valor do ICMS: valor total do ICMS calculado na nota.
  • BC ICMS ST: valor total da base de cálculo do ICMS ST dos produtos lançados na nota de compra, se houver.
  • Valor ICMS ST: valor total do ICMS de Substituição Tributária calculado na nota. 
  • Valor FCP ST: valor do Fundo de Combate à Pobreza retido por substituição tributária.
  • Valor IPI: valor total do IPI, será calculado conforme o que está preenchido no IPI no cadastro do item. Campo sem permissão de alteração.
  • Total Produtos: soma do valor total dos produtos contidos na nota (valor unitário x qtd). Campo sem permissão de alteração.
  • Valor frete: valor do frete da nota de compra. Este campo respeitará a configuração da modalidade de frete conforme guia “transportadora” para somar ou não o seu valor ao total da nota.
  • Valor seguro: valor do seguro das mercadorias lançadas na nota de compra. Este campo somará o total da nota de compra.
  • Outras despesas: campo para digitar as despesas acessórias na nota fiscal. Este campo somará o total da nota de compra.
  • Valor PIS: valor do PIS das mercadorias lançadas na nota de compra.
  • Valor COFINS: valor do COFINS das mercadorias lançadas na nota de compra.
  • Total dos descontos: campo para informar o valor total dos descontos.
  • Total da nota: campo que traz o valor total da nota, já levando em consideração descontos, valor do ICMS de Substituição Tributária, frete, seguro, outras despesas acessórias e IPI.

Detalhamento do item:

Será possível verificar os impostos separadamente por tipo de imposto e por item. Selecione o tipo de imposto desejado e analise abaixo os valores apresentados. As abas disponíveis são:

  • ICMS: apresenta todos os valores referente ao ICMS do item selecionado na nota;
  • FCP: apresenta todos os valores referente ao Fundo de Combate à Pobreza do item selecionado na nota;
  • IPI: apresenta todos os valores referente ao IPI do item selecionado na nota;
  • PIS/COFINS: apresenta todos os valores referente ao PIS/COFINS do item selecionado na nota;
  • ICMS MONOFÁSICO: apresenta todos os valores referente ao ICMS MONOFÁSICO do item selecionado na nota.

O sistema permite a digitação manual de diversos dados desses impostos. Também está disponível no canto direito da tela os dados dos impostos de cada item, um botão para que o cálculo seja feito de acordo com o cruzamento de informações cadastradas.

No símbolo apresentado na imagem abaixo, é possível selecionar quais valores podem compor as bases de cálculo para ICMS, ICMS ST, IPI ou total da nota.

Caso em algum momento os valores em sua nota de compra digitada estejam incorretos, verifique se não é necessário adicionar algum valor à soma, como por exemplo, muitas notas consideram o valor do frete para o cálculo das bases.

Rodapé da nota

Os botões disponíveis no rodapé da nota não ficam sempre ativos ao mesmo tempo e podem depender de alguma ação para ativar.

  • Listagem: volta para a listagem das notas de compra quando acessada a ficha (tela de lançamento).
  • Ficha: entra na ficha da nota de compra (tela de lançamento) posicionada na listagem.
  • Novo: abre uma nova nota de compra para iniciar o lançamento.
  • Desfazer: desfaz o que ainda não foi salvo durante o lançamento da nota de compra, voltando para o modo de visualização apenas.
  • Salvar: salva as alterações mantendo a nota com status “pendente”. Este procedimento não movimenta estoque ou financeiro, apenas salva a nota com os dados já informados.
  • Concluir: finaliza o lançamento da nota concluindo a operação, gerando movimentação do estoque e financeiro.

Após concluir uma nota, somente os usuários que possuírem permissão poderão alterar. No Gdoor, acesse “Configurações – Cadastro de usuários” e em seguida o usuário que necessita fazer a alteração. Na aba “Gdoor”, siga até “nota de compra” e verifique se a opção “editar nota concluída” está devidamente marcada. Caso não estiver, marque e salve as configurações.

  • Apagar: apaga a nota de compra.
  • Danfe: quando a nota for importada do XML, clicando neste botão, fica disponível uma cópia da nota impressa.

Importar NF-e

Para facilitar e agilizar o processo de entrada de mercadorias, pode-se importar o arquivo XML da nota de compra, isso também possibilitará que o sistema cadastre automaticamente fornecedor e produtos (caso não estejam cadastrados).

A importação do XML é feita arrastando o XML até o sistema ou localizando na pasta onde a empresa armazena os arquivos. Veja os detalhes:

Outra forma ocorre ao manifestar a nota, onde poderá importar diretamente para o módulo.

Para importar o XML da nota, no Gdoor, abra o módulo “compras” e clique em “novo“.

Importar XML arrastando o arquivo para o sistema

Quando baixar o arquivo XML no seu computador, localize o arquivo na pasta e arraste ele para a nota de compra aberta.

Siga para a tela de “relação estoque x fornecedor” para acompanhar a continuidade no lançamento.

Importar XML selecionando o arquivo na listagem

Crie uma pasta chamada “XML de compras” no seu “disco local c:”.

Acesse o Gdoor, no módulo “compras” clique em “novo”. Ao clicar no botão “importar NF-e”, clique no botão com três pontos no campo “diretório XML de compras”, localize a pasta criada anteriormente, selecione e clique em “ok”.

É necessário configurar apenas uma vez. A partir da primeira localização, basta salvar os arquivos XML sempre nesta pasta e o sistema localizará todos para apresentar na listagem.

Os arquivos que estiverem na pasta indicada nas configurações, serão listados na tela. Basta clicar em “importar NF-e” e dar um duplo clique no arquivo.

Relação estoque x fornecedor

Ao clicar em “importar” o sistema verificará no XML se o CNPJ do destinatário da nota é o mesmo CNPJ que está cadastrado como emitente no sistema. Depois efetuará a verificação do cadastro do fornecedor e dos produtos.

Caso o fornecedor não esteja cadastrado, o cadastro é realizado automaticamente.

No cabeçalho da nota, serão apresentados as informações da nota e do fornecedor. Verifique na legenda, como o sistema está vinculando o item recebido [XML] com o item cadastrado no estoque [estoque].

No canto direito superior da tela, ajuste a ordem de associação de acordo com a sua necessidade e clique no botão “refazer” para identificar os itens.

Perceba que os itens utilizados no exemplo estão com cores diferentes. Confira se os itens que estão com as cores diferentes da cor preta recebidos no XML correspondem aos itens corretos do estoque.

Apresentação dos itens no grid:

  • Fator de conversão automático: ao informar a quantidade total de unidades recebidas no campo “qtd total [estoque]”, o sistema calcula automaticamente a quantidade recebida em cada caixa e preenche a coluna “fator [estoque]”. Para futuras notas recebidas do mesmo fornecedor, a coluna “fator [estoque]” será preenchida automaticamente.
  • CFOP vinculado ao item e fornecedor: preenchendo a coluna do CFOP, para as próximas notas que receberem este item do mesmo fornecedor, o vínculo será respeitado, não necessitando informar novamente.

Ainda em relação ao CFOP, é possível selecionar um CFOP e replicar para todos os produtos da listagem ou remover o CFOP de todos os produtos.

Botões encontrados na tela principal:

  • Adicionar (+): adiciona um cadastro novo.
  • Localizar (lupa): localiza no estoque produtos já cadastrados para fazer vínculo.

Os vínculos podem ser feitos informando o código interno do produto manualmente no grid no campo “código [estoque]” ou realizando a leitura do código de barras no campo “barras [estoque]”.

  • Desmembrar: possibilita desagrupar a quantidade de um item da nota, para lançamento de produtos distintos. Por exemplo: recebi na nota um item “camisa social” com quantidade = 4, porém são camisas com cores e tamanhos diferentes. Desmembrando o item, clique no sinal de “adição” cadastrar o item novo, na “lupa” para selecionar o item já cadastrado clique no “X” para excluir um lançamento incorreto.

Observe que a soma das quantidades lançadas ao desagrupar o item, deve ser a mesma que consta no XML. Para concluir o desmembramento deste item, clique em “concluir“.

Após realizar a nova vinculação, o item desmembrado será apresentado na tela conforme a imagem abaixo.

  • Desvincular: remove o vínculo do item com o produto cadastrado no estoque.

Clicando na engrenagem no canto direito da listagem, ou clicando com o botão direito do mouse na tela, selecione a segunda opção para desvincular todos os itens da nota de uma vez.

Após desvincular, localize o produto correspondente ou cadastre como novo.

  • Salvar: quando estiver realizando lançamentos na nota de compra mas por algum motivo precisa encerrar e retornar depois, apenas salve a nota. A nota será apresentada no grid com o status “em processamento”. Ao reabrir a nota, poderá seguir com os lançamentos de onde parou.
  • Concluir: finaliza os procedimentos dos relacionamentos do xml recebido e lança os dados na nota de compra.
  • Danfe: abre na tela uma cópia da nota recebida (somente quando importou o XML).
  • Cadastrar produtos sem vínculo: realiza o cadastro de todos os itens novos ou que tiveram os vínculos desfeitos.

Clicando na engrenagem no canto direito da listagem, ou clicando com o botão direito do mouse na tela, também é possível cadastrar todos os itens de uma vez clicando na primeira opção.


Ao finalizar todos os ajustes e realizar todos os vínculos, clique no botão “concluir”.

Pedido de compra

No menu “pedido de compra”, será possível localizar todos os lançamentos de pedidos que foram enviados aos fornecedores e realizados no módulo “pedidos de compras” do Gdoor.

Ao localizar o pedido pelo “número” ou pelo “nome do fornecedor”, selecione o mesmo na listagem, confira os “itens importados” e clique em “importar”.

É possível marcar mais de um pedido para ser importado ao mesmo tempo, marcando o checkbox em frente ao número do pedido, porém estes pedidos devem ser do mesmo fornecedor.

Comparação

A comparação refere-se ao processo de comparar o pedido de compra emitido, com a nota de compra recebida do fornecedor, a fim de verificar se os produtos foram entregues conforme solicitado.

Essa comparação funciona tanto na importação do pedido de compra, como no lançamento manual de uma nota ou importação de XML.

Após finalizar o lançamento da nota de compra, acesse a nota novamente e clique no menu “comparação”.

Indique o número do pedido de compra que a empresa emitiu e clique em “comparar”.

Esse comparativo é diferenciado por cores, conforme a legenda:

  • Produto da nota de compra não localizado no pedido;
  • Produto do pedido não localizado na nota de compra;
  • Divergência entre os valores da nota de compra e o pedido.

Além da legenda, uma coluna no lado direito de cada item mostrará o símbolo de confirmação em verde, quando os dados estiverem convergentes e um sinal de exclamação/atenção quando houver divergência.

Quando a quantidade recebida na nota for menor do que a quantidade do pedido, após efetuar a comparação e concluir o lançamento da nota, acesse novamente a comparação e será possível efetuar a baixa do saldo do item, repetindo este mesmo processo até receber toda a quantidade nas próximas notas do fornecedor. O campo onde essa informação é apresentada é o campo “qtd. saldo”.

Quando a nota é lançada por meio da importação do pedido de compra, esse saldo é baixado automaticamente.

Pagamento

Mostra o valor total do pagamento da nota e as formas de pagamento cadastradas nas configurações do Gdoor.

Prazo

Ao clicar no botão “prazo“, o sistema irá mostrar a tela para fazer a condição de pagamento parcelado.
Escolha a quantidade de parcelas que deve ser gerada, intervalo de dias entre as parcelas, carência, o melhor dia para o acerto, a conta bancária e clique no botão “gerar parcelas”.

Escolha um plano de contas e um centro de custo e clique em “confirmar” para gerar as parcelas no módulo “pagar”.

Etiquetas

Ao dar entrada na nota de compra, caso trabalhe com etiquetas em seus produtos, imprima essas etiquetas de maneira rápida por dentro da nota de compra.

Caso os modelos de etiquetas não estejam configurados no sistema, clique aqui e configure.

Para iniciar a impressão da etiqueta, selecione o modelo da etiqueta já configurado e depois selecione os dados da impressão.

Os itens da nota serão listados com a quantidade de cada um. Essa quantidade corresponde ao número de etiquetas que será impressa.

Se preferir, utilize a opção de etiquetas na tela principal com a listagem de notas.

A diferença entre esta forma e a forma apresentada anteriormente por dentro da nota, é que após selecionar o modelo de etiquetas desejado, deverá informar o número da nota e clicar no botão “importar produtos”.

Precificação

No menu da precificação é possível ajustar os valores do custo do produto e os valores de venda.

Acessando a precificação, são carregados em tela todos os itens que estão lançados na nota com os devidos valores.

Dados da tela principal

Utilize o conjunto de indicadores da tela para obter uma visão abrangente de eficiência operacional, lucratividade e oportunidades de melhorias.

Algumas das colunas disponíveis em tela não permitem edição direto no grid, como a coluna “qtd comercial”, que deve ser alterada no lançamento da nota.

As colunas “adic. frete” e “adic. outros” devem ser ajustados conforme os dados digitados para “valores adicionais”, na parte superior da tela. Bem como, deve respeitar os dados informados na coluna “custo compra”, pois a alteração direta neste campo não será utilizada.

Já as colunas “custo estoque”, “preço venda” e “preço atacado” são dados digitados na ficha de cadastro do produto no estoque.

Sendo assim, as colunas que permitirão o ajuste no grid são:

  • Margem venda: preencha o percentual de margem de venda. Ao preencher essa margem o cálculo é feito e gera o “novo preço de venda”.
  • Novo preço venda: preenchendo o novo preço de venda, automaticamente é feito um cálculo e o campo “margem venda” será preenchido.
  • Margem atacado: preencha o percentual de margem de atacado. Ao preencher essa margem o cálculo é feito e gera o “novo preço de atacado”.
  • Novo preço atacado: preenchendo o novo preço de atacado, automaticamente é feito um cálculo e o campo “margem atacado” será preenchido.

Para facilitar a identificação de alterações em preço de custo, preço de venda e preço atacado, nas colunas “variação custo”, “variação venda” e “variação atacado” os valores serão apresentados na cor vermelha (negativo para a empresa) ou na cor verde (positivo para a empresa). E na coluna ao lado da variação, mais três sinais diferentes, informando se os valores aumentaram, diminuíram ou continuam iguais aos valores que estavam gravados no estoque.

Clicando na engrenagem no canto direito do grid dos produtos, ou clicando com o botão direito do mouse na tela e selecionando a opção “exibir colunas de detalhamento do custo” serão apresentados todos os campos da nota de compra que podem influenciar no cálculo do custo do produto, permitindo um fácil entendimento dos valores.

Os valores apresentados para essas colunas são valores que foram informados na nota de compra. Caso precise editar algum valor, retorne ao lançamento da nota e ajuste.

Cabeçalho da precificação

  • Valores que compõem o custo do produto: selecione o checkbox dos valores que devem compor o custo dos produtos;
  • Margem de lucro: marque o tipo de preço que deseja alterar (venda, atacado ou ambos), selecione se deve aplicar a margem de lucro do estoque e também defina percentual ou valor fixo para o custo.
  • Valores adicionais: defina os valores extras que não foram destacados na nota, por exemplo, um frete cobrado em outro documento. Demais valores cobrados à parte podem ser informados no campo “outros” também. Para facilitar o troco do caixa e ainda manter um padrão para os preços, utilize o ajuste de casas decimais, arredondando o final para 0,00 ou 0,99, por exemplo.
  • Calcular: aplica os dados informados nos demais campos do cabeçalho. Antes de clicar em calcular, marque na coluna esquerda o checkbox dos itens que devem receber a alteração. Marcando o primeiro checkbox da coluna, selecionará todos.

Visualizar histórico de compras do item

Clicando no “olho” a direita do item faz com que seja apresentado o histórico de compras do produto, onde poderá verificar a variação dos últimos valores pagos.

Rodapé da precificação

  • Desfazer: utilize este botão para desfazer toda e qualquer alteração dos valores em tela.
  • Aplicar alterações: após realizar os ajustes em todos os valores, clique em aplicar alterações para salvar as alterações.
  • Limpar alterações: desfaz as alterações apenas nos itens selecionados.

Configurações da precificação

As configurações do Gdoor que tem relação com a precificação serão acessadas em “configurações – geral”. São elas:

  • Transferir custo de compra para o estoque: marque esta opção para que a cada nota o valor de custo dos itens seja atualizado automaticamente de acordo com o valor novo recebido.
  • Abrir a tela de precificação ao concluir a nota de compra: marque esta opção para lembrar de analisar a tela de precificação ao concluir suas notas de compra.

Alteração em massa

A fim de facilitar o processo de cadastro, disponibilizamos mais uma forma de ajustar os dados do estoque diretamente na nota de compra. Trata-se da alteração de dados em massa para os produtos da nota em edição.

Nesta tela estão disponíveis todos os campos de cadastro dos produtos. Primeiramente, selecione o “campo” que deseja cadastrar a informação. Em seguida descreva qual a “informação a ser replicada” (em alguns casos será possível selecionar a informação pré-cadastrada).

Na coluna disponível no lado esquerdo, selecione os itens que devem receber a informação e clique no botão “replicar”.

Rodapé da alteração em massa

  • Desfazer: utilize este botão para desfazer alterações dos valores em tela.
  • Aplicar alterações: após realizar os ajustes nos valores, clique em aplicar alterações para salvar as alterações.
  • Limpar alterações: desfaz as alterações apenas nos itens selecionados.
  • Campos: selecione as colunas que deseja apresentar na tela. As informações selecionadas aqui, ficarão salvas na próxima vez que abrir o módulo.

O sistema permite ajustar a largura das colunas apresentadas na tela. Basta clicar e arrastar as laterais das colunas.

Associação

Localizado no cabeçalho da página de alteração em massa, o menu “associação” permitirá criar novos grupos, famílias, características, variações, kits e informações nutricionais.

Por fim, assim que a nota estiver com todos os dados lançados, clique no botão “concluir” para que as quantidades recebidas em nota sejam adicionadas ao estoque e as movimentações financeiras sejam efetivadas.

Validade

O controle de lotes e validades é uma parte fundamental das operações de empresas que demonstram compromisso com a segurança e a qualidade dos produtos.

Clique aqui para acessar o tutorial completo sobre o controle de lotes e validades.

Relatórios de compras

Para conferir mais relatórios do módulo de compras, acesse o Gdoor, no módulo “relatórios”, e escolha o relatório desejado para apresentar as informações.

Vídeo – Visão geral do módulo de compras

Esse artigo foi útil?