Notificações do Gdoor

Listamos neste tópico o funcionamento das notificações do sistema Gdoor.

Introdução ao módulo

As notificações do sistema Gdoor são alertas projetados para auxiliar os usuários em áreas específicas, fornecendo informações relevantes para que possam fazer os ajustes necessários.

Essas notificações podem abranger uma ampla variedade de informações, como:

  • Validade do Certificado digital (NF-e e NFC-e): realiza a conferência de validade do certificado e apresenta na tela a notificação;

A notificação do vencimento do certificado digital não será feita todos os dias. A mensagem será apresentada faltando 30 dias, 15 dias, 5 dias, 2 dias e 1 dia para o vencimento.

  • NF-e pendente no faturamento (modelo 02 para Gmicro): número de notas fiscais eletrônicas que ainda não foram transmitidas para a SEFAZ;
  • NFC-e com rejeição: número de notas fiscais de consumidor eletrônicas  que ainda não foram transmitidas para a SEFAZ;

São realizadas consultas de NFC-e rejeitadas a cada 3 minutos, gerando novas notificações.

  • Contas a pagar atrasadas: número de contas a pagar que estão em atraso no sistema;
  • Contas a pagar vencendo hoje: número de contas a pagar que estão vencendo no dia;
  • Contas a receber atrasadas: número de contas a receber que estão em atraso no sistema;
  • Contas a receber vencendo hoje: número de contas a receber que estão vencendo no dia;
  • Documentos pendentes de envio ao Gcontábil (NF-e e NFC-e): número de documentos que ainda não foram transmitidos para o módulo adicional “Gcontábil”.

Para acessar as notificações no Gdoor, na tela principal do sistema, clique no sininho disponível no canto direito superior.

Toda vez que uma nova notificação existir, um ponto será apresentado ao lado do sininho. A conferência de novas notificações será feita ao acessar o sistema pela primeira vez no dia, com exceção da rejeição de NFC-e que é feita a cada 3 minutos.

Apresentação das notificações

Acessando o sininho, serão apresentadas todas as notificações não lidas na listagem.

Conheças as demais opções de apresentação:

  • Listar todas: ao marcar o checkbox, serão apresentadas todas as notificações lidas e não lidas.
  • Marcar como lida: no momento em que clicar em uma notificação, automaticamente ela ficará como “lida”. Se preferir, clique na opção marcar todas como lida para alterar o status de todas as notificações.
  • Marcar como não lida: quando ocorrer a leitura das notificações, mas preferir manter alguma delas como ativa, clique com o botão contrário do mouse sobre a notificação e selecione “marcar como não lida”.

Acessando a notificação

Dê um duplo clique em uma das notificações apresentadas para ser direcionado ao módulo onde serão feitos os ajustes. No exemplo abaixo a notificação refere-se as contas a receber.

Ao abrir o módulo, todas as contas a receber atrasadas serão filtradas em tela.

É importante estar atento a essas notificações, pois elas fornecem orientações úteis. Se você receber uma notificação desse tipo, é recomendável lê-la com atenção e seguir com o ajuste para garantir uma operação eficaz do sistema.

Esse artigo foi útil?