Pedido de compra

Listamos neste tópico como utilizar o módulo pedido de compra, destinado para registrar os pedidos de compra feitos para os fornecedores.

Introdução ao módulo

Depois que um pedido é registrado o Sistema irá atualizar na ficha do produto a quantidade em pedidos de compra ainda pendentes. Também o pedido ficará disponível para que o mesmo seja importado pelo módulo de Compras. Os dados dos pedidos de compras poderão ser visualizados pela listagem de registros, ou individualmente pela tela principal do pedido. É possível fazer a geração automática de pedido através de condições estabelecidas no pedido e também o controle de recebimento parcial do pedido.

O módulo de Pedido de Compra não irá fazer nenhuma movimentação física de mercadoria e também não irá gerar nenhuma movimentação financeira. O módulo de Pedido de Compra está integrado com os módulos de Fornecedores, Estoque e Compras.

Nos próximos tópicos iremos detalhar os principais aspectos do módulo, que pode ser visualizado no modo flutuante ou maximizado:

gdoor14_pedcom_flutuante
Imagem geral do pedido de compra

A tela de lançamento do pedido de compra permite o cadastramento de um novo pedido e também a alteração de um pedido já cadastrado. Abaixo imagem da tela principal do Módulo de Pedido de Compra.

gdoor14_pedcom_ficha

A tela do Pedido de Compra está dividida em quatro partes: Menu superior, Cabeçalho, Itens e Rodapé.

Acesso às opções para geração das Etiquetas e também para a rotina de Geração de Produto no pedido.

Cabeçalho

O cabeçalho da tela é destinado para que sejam informados os dados do fornecedor, datas do pedido, previsão e local de entrega.

gdoor14_pedcom_cabecalho

Os campos disponível no cabeçalho do pedido são:

Número do Pedido de Compra: 

Número sequencial para o pedido de compra. Esta informação é gerada automaticamente ao salvar o pedido e não pode ser alterado pelo usuário.

Nome do Fornecedor: 

Nome do fornecedor para o pedido. O sistema traz a relação de fornecedores cadastrados assim que começar a digitação do nome do fornecedor. O Sistema irá fazer um filtro mostrando apenas os fornecedores encontrados conforme a digitação.

CNJP/CPF: 

CNPJ ou CPF do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

IE/RG: 

Inscrição Estadual ou RG do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Contato: 

Pessoa para contato junto ao fornecedor.

CEP: 

CEP do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

UF: 

Unidade Federativa (estado) do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Município: 

Cidade do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Logradouro: 

Endereço do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Complemento: 

Complemento de endereço do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Número: 

Número do endereço do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Bairro: 

Bairro do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Telefone: 

Número do telefone do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

Data: 

Data de emissão do pedido.

Entrega: 

Data de previsão de entrega do pedido.

Local de Entrega: 

Campo para digitar o local de entrega do pedido.

Itens

Local destinado para a informação dos produtos do pedido.

gdoor14_pedcom_itens

Os campos disponível para os itens do pedido são:

Informações complementares: 

Campo para digitação de texto para complementar as informações do pedido de compra. Essa informação será impressa no modelo impresso do pedido de compra e também será lançado no campo de informações complementares da nota de compra.

Nome do Produto: 

Campo para informar o nome do produto. Este campo aceita a digitação do nome do produto, código do produto (código ou código de barras) e também a leitura do código de barras via leitor.

Und.:

Unidade de Medida de compra do produto. Este campo traz informação da ficha de estoque, porém pode ser mudado.

Q.Ped: 

Quantidade pedida do produto.

Q.Sal: 

Quantidade em Saldo. Indica qual a quantidade do produto ainda resta ser recebida. Inicialmente este campo terá a mesma quantidade do campo Q.Ped. Ao importar o pedido para o módulo de compra este campo será zerado quando o pedido for recebido totalmente, ou conterá a informação da quantidade que resta ser recebida.

Unitário: 

Valor unitário do produto.

Desconto %: 

Percentual de desconto no item.

Total: 

Valor Total do item com descontos.

Neste mesmo quadro temos os totalizadores do pedido:

Produtos: 

Soma do total dos produtos lançados no pedido de compra.

Descontos: 

Soma dos descontos aplicados nos produtos do pedido de compra.

I.P.I: 

Soma do I.P.I dos produtos do pedido de compra.

Total do Pedido: 

Soma total do pedido de compra.

Rodapé

No rodapé do módulo de pedido de compras, existem diversos botões, os quais são padrão para praticamente todas as rotinas do sistema.

gdoor14_pedcom_rodape

Listagem: 

Quando há uma ficha aberta, volta para a listagem de registros.

Ficha: 

Quanto a tela está posicionada na listagem, abrirá a ficha do pedido de compra em que está posicionado o cursor.

Editar: 

Botão mostrado somente após clicar em “Ficha”, em seu lugar. Libera o registro para edição.

Novo: 

Cria um novo registro. (Ctrl+N)

Desfazer: 

Cancela as alterações no cadastro, mediante confirmação da operação. (Ctrl + Z)

Salvar: 

Caso o registro aberto tenha alterações, grava essas alterações no banco de dados. (Ctrl+S)

Apaga: 

Apaga o registro selecionado. (Ctrl+Del). Para que funcione não pode estar em modo de edição.

Agrupa: 

Faz um ou mais filtros na listagem. Mais detalhes no tópico Filtros.

Campos: 

Mostra ou oculta campos na listagem. Detalhes no tópico Campos.

Imprime: 

Gera a impressão da listagem sendo exibida. Detalhes no tópico Listagem.

Impresso: 

Faz a impressão do pedido de compra na impressora padrão configurada no computador.

Listagem dos Pedidos

 A listagem de dados irá mostrar todos os pedidos de compras cadastrados. Na tela de lançamento do pedido clique na aba Listagem, para que a listagem possa ser mostrada.

gdoor14_pedcom_listagem

A listagem dos pedidos de compra está dividida em duas partes:

Cabeçalho: 

Mostra os dados do cabeçalho e os totais dos pedidos de compras cadastrados.

Dados do item: 

Mostra os itens do pedido de compra com detalhes.

Ao navegar pelo cabeçalho do pedido de compra, a parte inferior da listagem mostra os itens do pedido selecionado.

A listagem tem todas as funções padrões de todas as listagens do Sistema.

Além de mostrar todos os pedidos, a listagem de dados mostra também a situação de cada pedido através de cores.

Entregues: 

Pedidos que já foram importados integralmente no módulo de compras

Pendentes: 

Pedidos que ainda não foram lançados na nota de compra, ou que já foram lançados, porém com a quantidade a menor do que a quantidade total do pedido, permanecendo uma quantidade ainda em aberto para ser lançada em uma nova nota de compra.

Para ocultar da listagem os pedidos de uma determinada situação, desmarque o quadro ao lado do nome da situação.

Entre os dados do cabeçalho e os dados do produto do pedido de compra, existe a opção “Vínculo“. Esta opção é utilizada para vincular ou desvincular os campos dos dados do  pedido para que sejam utilizados no campo da busca. Caso esteja como vinculado, a opção da busca funcionará com as informações dos itens do pedido (dados do produto), caso contrário, buscará pelos dados do cabeçalho.

Para voltar para a tela de lançamento de um pedido, clique sobre ele e após clique no botão Ficha.

Outras funções

 Neste tópico veremos detalhadamente as funções disponíveis para o módulo de Pedido de Compra. As funções podem ser acessadas na barra superior do módulo.

gdoor14_pedcom_msuperior

Etiquetas

Botão para acessar o módulo auxiliar de Etiquetas.

Neste módulo é possível gerar etiquetas para impressão dos produtos do pedido de compra.

Gerar Produtos

O módulo de Pedido de Compra permite a geração automática dos itens do pedido (sem necessidade de digitação), levando em consideração algumas opções já existentes no pedido. As opções de geração automática de Pedido de Compras são:

gdoor14_pedcom_geraprod

Fornecedor do pedido: 

Importa para o Pedido de Compra todos os produtos que na ficha do produto, tenham no campo Nome do Fornecedor o mesmo fornecedor indicado no Pedido de Compra.

Seleção do Estoque: 

Ao selecionar esta opção, será mostrada a tela para que seja feita a seleção de produtos (Agrupa) para gerar o Pedido de Compra.

Apenas produtos abaixo da quantidade ideal: 

Gera um Pedido de Compra dos produtos que estão com a quantidade abaixo da quantidade ideal definida no estoque. Esta opção trabalha em conjunto com a duas opções vistas acima.

Após selecionar as opções desejadas, pressione o botão GERAR, para que os itens sejam lançados no pedido.
       

Com o pedido preenchido pressione o botão SALVAR, na parte inferior da tela.

Pendentes e Entregues

Estas opções estarão ativas somente no modo de listagem no módulo de Pedido de Compra.

Comparação na nota de compra

A comparação refere-se ao processo de comparar o pedido de compra emitido, com a nota de compra recebida do fornecedor, a fim de verificar se os produtos foram entregues conforme solicitado.

Clique aqui para conhecer o procedimento completo.

Esse artigo foi útil?