SPED Contribuições

Listamos neste tópico explicações detalhadas e o procedimento para gerar o arquivo de escrituração fiscal SPED Contribuições.

Introdução ao módulo

SPED Contribuições é um arquivo digital que deve ser utilizado por pessoas jurídicas e incluem informações referentes à Contribuição para PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS.

Acessando o Gdoor, clique no módulo arquivos fiscais.

Abrindo o módulo, clique no botão SPED Contribuições.

Nesta tela marque todos os registros que devem ser gerados, normalmente são solicitados pelo contador da sua empresa.

Preenchimento dos campos

  • Regime de incidência: indicador de incidência tributária no período. As opções podem ser cumulativo, não-cumulativo e ambos.
  • Apropriação de crédito: indicador do método de apropriação de crédito. Caso a incidência seja cumulativa, no lugar deste campo será o tipo de contribuição.
  • Natureza pessoa jurídica: indicador da natureza da empresa.
  • Atividade pessoa jurídica: indicador do tipo de atividade preponderante da empresa.
  • Situação especial: campo de seleção não obrigatório. A informação será apresentada na abertura do arquivo.
gfiscal14_sped_pis_cofins_tela_dados

Caso o usuário não tenha configurado PIS e COFINS no cadastro dos produtos antes de fazer as movimentações, elas serão gravadas sem os impostos calculados. Ao marcar esta opção, durante a geração o sistema recalcula os impostos com base no que está informado no cadastro de cada produto.

gfiscal14_sped_pis_cofins_tela_recalcular

Indica se o sistema deve apurar os créditos de maneira individual (nota por nota, cupom por cupom), ou de maneira consolidada, somando o total dos impostos.

gfiscal14_sped_pis_cofins_tela_apuracao

Indica se o arquivo é o envio original ou retificador. Caso seja a segunda opção, deve ser informado o número do recibo do envio anterior.

gfiscal14_sped_pis_cofins_tela_tipo_escrituracao

Cadastros

Neste quadro temos as opções de cadastro, conferência de redução e cadastro de notas manuais série D:

gfiscal14_sped_fiscal_tela_cadastros
  • Nota manual: abre a tela de cadastro de nota manual.
  • Redução Z: esta opção mostra a tela de verificação e cadastro de reduções.
  • Adicionais: abre a tela de cadastros adicionais para o SPED Contribuições.

Registros

Registros gerados pelo Gdoor:

BLOCO 0 – ABERTURA, IDENTIFICAÇÃO E REFERÊNCIAS

REGISTRO 0000ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA
REGISTRO 0001ABERTURA DO BLOCO 0
REGISTRO 0100DADOS DO CONTABILISTA
REGISTRO 0110REGIMES DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E DE APROPRIAÇÃO DE CRÉDITO
REGISTRO 0111TABELA DE RECEITA BRUTA MENSAL PARA FINS DE RATEIO DE CRÉDITOS COMUNS
REGISTRO 0140TABELA DE CADASTRO DE ESTABELECIMENTO
REGISTRO 0150TABELA DE CADASTRO DO PARTICIPANTE
REGISTRO 0190IDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDA
REGISTRO 0200TABELA DE IDENTIFICAÇÃO DO ITEM (PRODUTO E SERVIÇO)
REGISTRO 0205ALTERAÇÃO DO ITEM
REGISTRO 0400TABELA DE NATUREZA DA OPERAÇÃO/PRESTAÇÃO
REGISTRO 0990 ENCERRAMENTO DO BLOCO 0

BLOCO C – DOCUMENTOS FISCAIS I – MERCADORIAS (ICMS/IPI)

REGISTRO C001ABERTURA DO BLOCO C
REGISTRO C010IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
REGISTRO C100DOCUMENTO – NOTA FISCAL (CÓDIGO 01), NOTA FISCAL AVULSA (CÓDIGO 1B), NOTA FISCAL DE PRODUTOR (CÓDIGO 04) e NF-e (CÓDIGO 55)
REGISTRO C170COMPLEMENTO DO DOCUMENTO – ITENS DO DOCUMENTO (CÓDIGOS 01, 1B, 04 e 55)
REGISTRO C180CONSOLIDAÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS EMITIDAS PELA PESSOA JURÍDICA (CÓDIGO 55) – OPERAÇÕES DE VENDAS
REGISTRO C181DETALHAMENTO DA CONSOLIDAÇÃO – OPERAÇÕES DE VENDAS – PIS/PASEP
REGISTRO C185DETALHAMENTO DA CONSOLIDAÇÃO – OPERAÇÕES DE VENDAS – COFINS
REGISTRO C190CONSOLIDAÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS (CÓDIGO 55) – OPERAÇÕES DE AQUISIÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO, E OPERAÇÕES DE DEVOLUÇÃO DE COMPRAS E VENDAS
REGISTRO C191DETALHAMENTO DA CONSOLIDAÇÃO – OPERAÇÕES DE AQUISIÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO E OPERAÇÕES DE DEVOLUÇÃO DE COMPRAS E VENDAS – PIS/PASEP
REGISTRO C195DETALHAMENTO DA CONSOLIDAÇÃO – OPERAÇÕES DE AQUISIÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO, E OPERAÇÕES DE DEVOLUÇÃO DE COMPRAS E VENDAS – COFINS
REGISTRO C400EQUIPAMENTO ECF (CÓDIGOS 02 e 2D)
REGISTRO C405REDUÇÃO Z (CÓDIGO 02 e 2D)
REGISTRO C481RESUMO DIÁRIO DE DOCUMENTOS EMITIDOS POR ECF – PIS/PASEP (CÓDIGOS 02 e 2D)
REGISTRO C485RESUMO DIÁRIO DE DOCUMENTOS EMITIDOS POR ECF – COFINS (CÓDIGOS 02 e 2D)
REGISTRO C490CONSOLIDAÇÃO DE DOCUMENTOS EMITIDOS POR ECF (CÓDIGOS 02, 2D e 59)
REGISTRO C491DETALHAMENTO DA CONSOLIDAÇÃO DE DOCUMENTOS EMITIDOS POR ECF (CÓDIGOS 02, 2D e 59) – PIS/PASEP
REGISTRO C495DETALHAMENTO DA CONSOLIDAÇÃO DE DOCUMENTOS EMITIDOS POR ECF (CÓDIGOS 02, 2D e 59) – COFINS
REGISTRO C990ENCERRAMENTO DO BLOCO C

BLOCO F – DEMAIS DOCUMENTOS E OPERAÇÕES

REGISTRO F001ABERTURA DO BLOCO F
REGISTRO F010IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
REGISTRO F550CONSOLIDAÇÃO DAS OPERAÇÕES DA PESSOA JURÍDICA SUBMETIDA AO REGIME DE TRIBUTAÇÃO COM BASE NO LUCRO PRESUMIDO – INCIDÊNCIA DO PIS/PASEP E DA COFINS PELO REGIME DE COMPETÊNCIA
REGISTRO F990ENCERRAMENTO DO BLOCO F

BLOCO M – APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO E CRÉDITO DO PIS/PASEP E DA COFINS

REGISTRO M001ABERTURA DO BLOCO M
REGISTRO M400RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO, SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – PIS/PASEP
REGISTRO M410DETALHAMENTO DAS RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO, SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – PIS/PASEP
REGISTRO M800RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO, SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – COFINS
REGISTRO M810DETALHAMENTO DAS RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO, SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – COFINS
REGISTRO M990ENCERRAMENTO DO BLOCO M

BLOCO 9 – CONTROLE E ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL

REGISTRO 9001ABERTURA DO BLOCO 9
REGISTRO 9900REGISTROS DO ARQUIVO
REGISTRO 9990ENCERRAMENTO DO BLOCO 9
REGISTRO 9999ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL

Geração do arquivo SPED Contribuições

É importante que as informações dos campos mencionados acima sejam verificadas previamente com o contador, que é o responsável por estas informações. Depois de indicar o perfil da empresa, clique no botão gerar.

Informe o período para geração do arquivo e clique no botão iniciar. Ao finalizar, será solicitado o caminho para salvar o arquivo.

gfiscal14_assinar_ead

Esta opção só deve ser marcada caso solicitado por um fiscal do PAF-ECF, pois gera uma assinatura que não é aceita pelo PVA.

Durante a geração, o sistema detecta alguns dos erros mais comuns, ao final permite a visualização de um log com as inconsistências encontradas e sugere o ajuste:

Ok – volta para a tela do SPED Contribuições.
Abrir arquivo – abre o arquivo gerado com o bloco de notas.
Ver log – mostra o log de inconsistências na validação.

Validação do arquivo SPED Contribuições

Depois de gerar a EFD, é possível validar o arquivo para verificar se o mesmo foi aceito ou contém erros, é necessário que o PVA – EFD Contribuições esteja instalado no computador, é possível fazer o download do mesmo no site da receita: www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download.
Com o PVA instalado, na tela do gerador fiscal, na tela de geração da EFD Contribuições, clique no botão validar:

Se software de validação (PVA) estiver em um diretório diferente do padrão é possível que o Gdoor não localize o executável responsável.
Desta forma basta informar o caminho correto do software de validação (PVA). Nestes casos ao lado do botão validar haverão três pontos, basta clicar e inserir o caminho correto e prosseguir com a validação do arquivo gerado.

Depois de instalar, abra o PVA e certifique-se de que as tabelas estejam atualizadas, acessando o menu tabelas atualizar tabela. Caso na segunda tela seja apresentado o botão selecionar todas, clique para que a atualização seja feita em todas as tabelas.

Após a atualização, clique no botão importar escrituração, como destacado na imagem abaixo:

gfiscal14_sped_pis_cofins_pva_importar

O PVA solicitará qual arquivo deseja importar e deve localizar o mesmo. Ao importar, será verificado se já existe um banco de dados para a empresa da escrituração. É normal que já exista, pois a cada importação é criado um novo banco de dados com as informações do arquivo. Ao ser solicitado se deseja excluir o banco de dados existente, confirme em sim e o sistema criará um novo banco de dados:

gfiscal14_sped_fiscal_pva_importar_excluir_base

Neste momento, o sistema pode encontrar erros de estrutura, como uma informação maior do que o máximo aceito para o campo específico. Por exemplo, o campo destinado ao código NCM dos produtos tem um limite de oito caracteres, caso o NCM importado de algum produto tenha mais de oito dígitos, pode ocasionar erro de estrutura e o PVA não fará a importação do arquivo.

Se a estrutura do arquivo estiver ok, mostrará um aviso solicitando se o conteúdo do arquivo deve ser validado ou não:

gfiscal14_sped_fiscal_pva_importar_validar

Validar o conteúdo significa que o PVA verificará os dados possíveis em cada campo de cada registro individualmente, depois fará a comparação entre todos os registros, somando valores e apurando impostos. Cada erro encontrado será adicionado a um log que será mostrado após a validação:

gfiscal14_sped_fiscal_pva_importar_erros_arquivo

Marque o checkbox destacado na imagem abaixo, depois no botão exibir para que os erros sejam mostrados.

gfiscal14_sped_fiscal_pva_importar_erros

Abaixo, detalharemos o relatório de pendências de validação gerado pelo PVA, quando houverem críticas na escrituração.

1. Identificação do estabelecimento informante.
2. Resumo dos erros e advertências constantes no arquivo.
3. Mensagem descritiva do erro.
4. Linha do arquivo a qual se refere a crítica.
5. Campo onde o erro foi detectado, caso refira-se a um campo em específico. Quando o campo informado estiver em azul, indica que é um link que remete o usuário direto para o campo a ser ajustado. Dessa maneira é possível corrigir a maioria dos erros pelo próprio PVA.
6. Valor calculado pelo PVA, que deveria compor o campo, caso este valor possa ser calculado pelo programa.
7. Conteúdo atual do campo que deve ser ajustado.
8. Registro a qual se refere o erro.
9. Conteúdo da linha onde foi encontrado o erro, caso se refira a uma linha em específico.

Críticas mais comuns

Quando houver críticas, é possível localizar a fonte do erro identificando a que se refere o registro e o campo. Abaixo relação das críticas mais comuns que ocorrem nos arquivos:

BLOCO 0

Registro/Campo0100 / 2 – NOME
MensagemCampo obrigatório.
CausaCadastro do contador em branco.
SoluçãoComplete o cadastro do contador junto ao cadastro do emitente no GDOOR.
Registro/Campo0150 / 8 – COD_MUN
MensagemCódigo do município inválido. Utilizar código da “Tabela de Municípios do IBGE”.
CausaMunicípio preenchido incorretamente no cadastro do cliente/fornecedor.
SoluçãoNo relatório de pendências do PVA, clique no nome do campo com erro e será aberta a tela de cadastro do participante. Com isso é possível identificar qual é o cadastro que está incorreto, acessar o GDOOR e ajustar.

BLOCO C

Registro/CampoC100 / 9 – CHV_NFE
MensagemObrigatório, se NF-e. A partir de abril de 2012 será considerado erro.
CausaNota de compra modelo 55 está sem a chave de acesso.
SoluçãoSe foi digitada manualmente ou se foi reaberta, é necessário digitar a chave de acesso da nota na tela de adicionais para o SPED.

BLOCO M

Registro/CampoM200 / M600
MensagemRegistro filho obrigatório não foi informado.
CausaEstes registros de consolidação não são gerados pelo GDOOR, pois o próprio PVA pode gerá-los.
SoluçãoPara gerar os registros M200 e M600, depois de validar o arquivo, clique no botão gerar apuração das contribuições no canto esquerdo superior do PVA, para que ele faça a geração, depois clique no botão validar para atualizar o relatório de pendências.

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