{"id":3491,"date":"2020-06-19T17:01:47","date_gmt":"2020-06-19T20:01:47","guid":{"rendered":"https:\/\/bdc.gdoor.com.br\/?post_type=ht_kb&p=3491"},"modified":"2024-07-08T14:23:24","modified_gmt":"2024-07-08T17:23:24","slug":"gservice","status":"publish","type":"ht_kb","link":"https:\/\/bdc.gdoor.com.br\/artigos\/gservice\/","title":{"rendered":"Gservice – Ordem de servi\u00e7o"},"content":{"rendered":"\n
Listamos neste t\u00f3pico como configurar e utilizar o m\u00f3dulo de servi\u00e7os do sistema Gdoor, que \u00e9 destinado a empresas que atuam no segmento de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os. <\/p>\n\n\n\n
O Gservice \u00e9 comercializado como uma licen\u00e7a adicional <\/strong>ao Gpro e Gmicro.<\/p>\n\n\n\n Pelo m\u00f3dulo \u00e9 poss\u00edvel efetuar o agendamento de servi\u00e7os, controle de ordens de servi\u00e7o e do tempo efetivo em que os t\u00e9cnicos trabalharam, assim como os cadastros de servi\u00e7os, t\u00e9cnicos e objetos. O m\u00f3dulo de servi\u00e7os n\u00e3o far\u00e1 nenhuma movimenta\u00e7\u00e3o f\u00edsica de mercadoria. Os dados das ordens de servi\u00e7o podem ser visualizados pela listagem de dados, ou individualmente pela tela principal do m\u00f3dulo de servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n Antes de iniciar o uso, \u00e9 necess\u00e1rio efetuar a configura\u00e7\u00e3o para o m\u00f3dulo de servi\u00e7os nas configura\u00e7\u00f5es do sistema.<\/p>\n\n\n\n Vis\u00e3o geral do m\u00f3dulo: <\/strong><\/p>\n\n\n\n Para cadastrar um servi\u00e7o, acesse o m\u00f3dulo “produtos\/servi\u00e7os” <\/strong>na tela principal do Gdoor<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Clique no bot\u00e3o \u201cnovo\u201d<\/strong> no rodap\u00e9 da p\u00e1gina e em seguida digite a descri\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Encontre o campo “destina\u00e7\u00e3o”<\/strong> e selecione a op\u00e7\u00e3o 09 Servi\u00e7os<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Uma janela de confirma\u00e7\u00e3o ser\u00e1 apresentada informando que o NCM ser\u00e1 cadastrado com valor 00000000. Apenas confirme e poder\u00e1 verificar que novos campos foram criados.<\/p>\n\n\n Acesse o bot\u00e3o “tributa\u00e7\u00e3o servi\u00e7o” <\/strong>no lado esquerdo da tela e cadastre as tributa\u00e7\u00f5es dos servi\u00e7os prestados.<\/p>\n\n\n\n De volta a tela do cadastro e informe:<\/p>\n\n\n\n Ao clicar em salvar<\/strong>, o sistema informar\u00e1 na tela se ainda \u00e9 necess\u00e1rio preencher algum campo.<\/p>\n\n\n\n A tela principal do m\u00f3dulo de servi\u00e7os permite o cadastro de nova ordem de servi\u00e7o, altera\u00e7\u00f5es em ordens de servi\u00e7o ainda n\u00e3o encerradas e tamb\u00e9m a visualiza\u00e7\u00e3o de ordens j\u00e1 encerradas. Abaixo imagem da tela principal do m\u00f3dulo de servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n A tela de servi\u00e7os pode ser divididas em oito partes: menu superior, cabe\u00e7alho, dados do cliente, informa\u00e7\u00f5es complementares, dados do objeto, servi\u00e7os prestados, pe\u00e7as utilizadas e rodap\u00e9.<\/p>\n\n\n\n Acesso as op\u00e7\u00f5es para cadastro de t\u00e9cnicos<\/a>, objetos<\/a>, atividades<\/a>, visualiza\u00e7\u00e3o da agenda<\/a>, NFS-e<\/a>, etiqueta <\/a>e pagamento.<\/p>\n\n\n\n O cabe\u00e7alho \u00e9 destinado para que seja informado: data e hora do chamado, data e hora da entrega, data e hora prevista, tempo previsto e efetivo, atendente, tipo de atendimento e situa\u00e7\u00e3o da ordem.<\/p>\n\n\n\n Os campos dispon\u00edveis no cabe\u00e7alho s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Aba destinada as informa\u00e7\u00f5es gerais do cliente selecionado para a O.S.<\/p>\n\n\n\n Aba destinada as informa\u00e7\u00f5es complementares da O.S. Neste campo \u00e9 poss\u00edvel preencher livremente com qualquer informa\u00e7\u00e3o desejada. Toda informa\u00e7\u00e3o constante neste quadro, ser\u00e1 impressa na O.S e visualizada na \u00faltima coluna do grid da listagem da O.S<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Aba destinada a informar se o “local de presta\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os”<\/strong> \u00e9:<\/p>\n\n\n\n Os campos dispon\u00edveis na se\u00e7\u00e3o de dados do objeto da ordem de servi\u00e7os s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Os campos dispon\u00edveis na se\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os prestados s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Os campos dispon\u00edveis na se\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as utilizadas s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n No grid de lan\u00e7amento das pe\u00e7as\/produtos, n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel lan\u00e7ar duas vezes o mesmo item, apenas aumentar a quantidade j\u00e1 existente. Caso lan\u00e7ado um item de forma duplicada, o sistema automaticamente avisar\u00e1 o usu\u00e1rio e posicionar\u00e1 o cursor em cima da quantidade do item anteriormente lan\u00e7ado.<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s efetuar o lan\u00e7amento dos servi\u00e7os e pe\u00e7as na ordem de servi\u00e7o, \u00e9 poss\u00edvel lan\u00e7ar a forma de pagamento. Para isso, clique em “pagamento<\/strong>” no menu superior.<\/p>\n\n\n\n Ao clicar em “pagamento<\/strong>“, a tela abaixo ser\u00e1 aberta, trazendo o “valor total<\/strong>” da ordem de servi\u00e7o na cor verde.<\/p>\n\n\n
Tamb\u00e9m permite a impress\u00e3o de ordens de servi\u00e7o e do comprovante de recebimento do objeto para manuten\u00e7\u00e3o, bem como a possibilidade de emiss\u00e3o da Nota Fiscal de Servi\u00e7o eletr\u00f4nica – NFS-e (antes, verifique os munic\u00edpios homologados).<\/p>\n\n\n\n
Est\u00e1 integrado com os m\u00f3dulos de clientes, estoque, vendedores, financeiro, faturamento, cadastros de t\u00e9cnicos e objetos em contrato.<\/p>\n\n\n\n<\/figure>\n<\/figure>\n\n\n\n
Cadastro dos servi\u00e7os<\/h2>\n\n\n\n
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Tela de lan\u00e7amento<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
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Menu superior<\/h3>\n\n\n\n
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Cabe\u00e7alho<\/h3>\n\n\n\n
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Os tipos de atendimentos devem ser cadastrados nas configura\u00e7\u00f5es para o m\u00f3dulo de servi\u00e7os<\/a>, antes de iniciar a utiliza\u00e7\u00e3o do m\u00f3dulo de servi\u00e7os.
Se no tipo de atendimento a op\u00e7\u00e3o utilizada for contrato<\/strong>, ao transferir um objeto para a O.S, o sistema verificar\u00e1 se a data final do contrato \u00e9 menor do que a data do chamado e solicitar\u00e1 ao usu\u00e1rio se o mesmo deseja ou n\u00e3o continuar o atendimento.
Caso seja utilizada a op\u00e7\u00e3o garantia<\/strong>, o sistema permitir\u00e1 salvar servi\u00e7os com o valor zerado. O n\u00e3o preenchimento deste campo n\u00e3o permitir\u00e1 a transfer\u00eancia de objetos para a ordem, por\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel continuar a digita\u00e7\u00e3o dos objetos na pr\u00f3pria ordem de forma manual, independente de estar ou n\u00e3o cadastrado.<\/li>Dados do cliente<\/h3>\n\n\n\n
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Informa\u00e7\u00f5es complementares<\/h3>\n\n\n\n
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Outros <\/h3>\n\n\n
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Dados do objeto<\/h3>\n\n\n
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Servi\u00e7os prestados<\/h3>\n\n\n\n
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Pe\u00e7as utilizadas<\/h3>\n\n\n\n
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Pagamento <\/h3>\n\n\n\n
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