Motivo:
A mensagem de falha de schema está relacionada a alguma informação que não foi cadastrada ou está cadastrada de forma incorreta em algum dos dados obrigatórios para a validação da nota.
Solução:
Na própria mensagem de retorno da SEFAZ, apresentada no sistema, é indicado normalmente o número do item, o campo e o motivo pelo qual a nota necessita do ajuste.
Listamos abaixo alguns exemplos de como identificar os itens que necessitam a correção a partir da mensagem apresentada:
Exemplos
Número do endereço do cliente
Neste exemplo o número do endereço do destinatário da nota está em branco.
Analisando a mensagem temos:
- <dest>: detalhamento dos dados do destinatário da nota;
- <enderDest> ID:E07/nro (Número): indica que o campo que necessita correção é o número do endereço do cliente;
- Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.
Código de produto da ANVISA
Neste exemplo, um item que pertence ao grupo de medicamentos está sem a informação do código de produto da ANVISA preenchido no cadastro do produto.
Analisando a mensagem temos:
- <det nItem = “1”>: detalhamento do número do item, indicando que o item para correção é o número 1 na listagem da nota;
- <prod>: informando que é algo no cadastro do produto;
- <med>cProdANVISA (Código de Produto da ANVISA): indica o campo que necessita correção;
- Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.
Telefone do cliente
Neste exemplo o telefone cadastrado para o destinatário da nota é inválido.
Analisando a mensagem temos:
- <dest>: detalhamento dos dados do destinatário da nota;
- <enderDest>ID:E16/fone (Telefone): indica o campo que necessita correção é o telefone do cliente;
- Tamanho maior que o máximo permitido [1111111111111111]: motivo pelo qual necessita correção.
Número do endereço da empresa e do cliente
Neste exemplo podemos verificar que são duas mensagens (pelo fato de duas frases iniciarem com a palavra TAG), duas correções, sendo uma no número do endereço do destinatário e outra para o número do endereço do cliente.
Analisando as mensagens temos:
- <dest>: detalhamento dos dados do emitente da nota;
- <enderDest> ID:E07/nro (Número): indica o campo que necessita correção é o endereço do emitente;
- Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.
- <dest>: detalhamento dos dados do destinatário da nota;
- <enderDest> ID:E07/nro (Número): indica o campo que necessita correção é o endereço do cliente;
- Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.