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Configuração e emissão de CT-e

Listamos neste tópico configurações de certificado digital, RNTRC, série, ambiente, tributações, como cadastrar clientes, motoristas, veículos e como emitir o conhecimento de transporte eletrônico CT-e…

Introdução ao módulo

O Gct-e foi desenvolvido para atender micro e pequenas empresas de comércio, as quais possuem veículos próprios para entrega direta no destinatário ou recebedor.

Podemos conceituar o CT-e como um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestação de serviços de transportes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e a autorização de uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

Para utilização do CT-e, sugerimos que consulte seu profissional contábil para verificar a obrigatoriedade e uso em sua empresa ou em operações específicas.

Visão geral do módulo:

Configurações

Para acessar as configurações do Gct-e, abra a tela inicial do sistema e clique no ícone de “configurações” localizado no menu lateral esquerdo do módulo.

Tela inicial do sistema Gct-e

CT-e

Tela configurações

Certificado

Tela de seleção do certificado.
  • Número de série

Para selecionar o certificado digital clique no ícone ““.
Serão listados os certificados instalados no computador, selecione o desejado.

  • Senha

Informe a senha disponibilizada pelo contador ou empresa responsável pela geração do certificado digital.

  • RNTRC

O Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga é o registro obrigatório para empresas, cooperativas ou profissionais autônomos que exerçam atividades ligadas ao transporte rodoviário de carga.
Se sua empresa não é prestadora de serviço de transporte não será necessário informar o código.

  • Série

A série do CT-e auxilia no controle e tipo das emissões dos documentos. Para preenchimento desta informação, sugerimos que verifique com seu contador.

Ambiente de autorização

Configuração do ambiente de autorização e numeração sequencial dos documentos CT-e.

Para emissão dos documentos fiscais CT-e, existem dois ambientes: homologação produção, verifique com seu contador qual ambiente a empresa deve utilizar.

  • Homologação

Utilizado para gerar documentos fiscais como teste, sem validade fiscal ou jurídica.

  • Produção

É utilizado para documentos com valor fiscal, ou seja, são documentos validados e reconhecidos pela SEFAZ.

  • Sequência Ct-e

Utilizado para informar o número do último documento fiscal emitido pelo CNPJ do cliente, após informar o sistema Gdoor dará sequência a partir desta numeração.

  • Sequência Ct-e OS

Utilizado para informar o número do último documento fiscal emitido pelo CNPJ do cliente, após informar o sistema Gdoor dará sequência a partir desta numeração.

  • Protocolo de criptografia

Por padrão este protocolo deve ficar como “ALL”, caso apresente alguma mensagem de erro ao indicar o certificado digital utilize a opção “TLSV1_1”.

CT-e OS

Definição dos impostos para o CT-e OS.

Estes campos estão relacionados ao cadastro da tributação utilizada para emissão do documento, por padrão os valores estão zerados no sistema. Verifique com seu contador para preenchimento dos mesmos.

Impressão do DACTE

Configuração do Layout de impressão do DACTE.

Selecione no checkbox o formato para a impressão na folha A4:

  • Retrato: este é o formato padrão, onde a impressão vai ser gerada na vertical.
  • Paisagem: nesta opção a impressão é gerada na horizontal.
  • Impressora padrão para impressão do DACTE:

Seleção da impressora desejada para impressão dos documentos fiscais. As listadas no sistema Gdoor serão as mesmas impressoras disponíveis no Windows.

Localização de arquivos

Definição da pasta de armazenamento dos arquivos XML.

Esta pasta é local, pré-configurada para a pasta padrão do sistema Gdoor, onde o sistema salvará os arquivos XML.
Caso necessite mudar o local, clique no ícone “” e indique um novo.

Geral

Configuração do e-mail

Configuração de e-mail para envio do XML.

Ao selecionar a opção “ativar gerenciador de e-mail padrão”, o sistema verificará se há um programa padrão no Windows e carregará a tela para envio do documento fiscal.

“envio de e-mail por SMTP”, disponibiliza campos para informar os dados do seu e-mail particular para envio automático do documento após transmissão (confirme com o seu técnico em informática os dados para configurar o e-mail).

Alteração de senha do administrador

Alteração de senha do usuário ADM.

Neste campo é possível alterar a senha do usuário administrador do sistema.

Clientes

O cadastro de clientes no módulo CT-e é fundamental para a emissão dos documentos.

Para cadastrar um novo cliente, basta pressionar a tecla insert ou clicar em cadastrar e efetuar o cadastro.

Emissão de CT-e

Após realizar as configurações iniciais descritas acima, é possível iniciar a emissão do documento de transporte. Na tela principal do módulo Gct-e, clique no ícone CT-e.

A tela com a listagem de CT-e será aberta. Clique no botão “novo” localizado na parte inferior da tela.

Informações do CT-e

Veículos

O cadastro de veículos possui os seguintes campos: RENAVAM, placa, tara (KG), capacidade em KG, capacidade em m³, tipo de rodado, tipo de carroceria, tipo de veículo, propriedade do veículo, UF e opção de veículo pertencente.

g15_cad_vei

CT-e

O CT-e, possui as seguintes abas: dados, remetente, expedidor, recebedor, destinatário, tomador, serviços e impostos, informações do CT-e, modal rodoviário e observações.

g15_cte_novo
  • Dados

A aba dados, é subdividida em 3 partes: dados do CT-e, dados complementares e dados da retirada.

  • Remetente

Na aba remetente, possuímos a escolha do mesmo.

  • Expedidor

Na aba expedidor, possuímos a escolha do mesmo.

  • Recebedor

Na aba recebedor, possuímos a escolha do mesmo.

  • Destinatário

Na aba destinatário, possuímos a escolha do mesmo.

  • Tomador

Na aba tomador, possuímos a escolha do mesmo.

  • Serviços e impostos

Na aba serviço e impostos, é necessário o preenchimento de dados referentes a valor total da prestação de serviço, valor a receber, valor total dos tributos, CST entre outras informações.

  • Informações do CT-e

Na aba informações do CT-e, é necessário o preenchimento de dados referentes ao valor da carga, produto predominante, unidade de medida e entre outras informações.

  • Modal rodoviário

Na aba modal rodoviário, é necessário o preenchimento de dados referentes a valor de entrega, lacre entre outras informações.

  • Observações

Na aba observações, é necessário o preenchimento de dados referentes às observações.

Listagem

A listagem de documentos mostrará todos os CT-e emitidos e alguns detalhes referentes aos mesmos. Na tela de lançamento clique no botão listagem, para que ela seja exibida.

A listagem tem as funções padrão das listagens do sistema, incluindo o botão DACTE utilizado para que seja feita a impressão do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico, é uma espécie de DANFE, porém para o CT-e.

g15_cte_opcoes

Outras funções

Clicando sobre o botão CT-e no topo da listagem abrirá o menu:

  • Testar servidor CT-e: verifica se o servidor do CT-e do estado do emitente está em operação. Estando ok, retornará a mensagem: “serviço em operação”.
  • Validar e assinar: cria o XML do CT-e, fazendo a validação dos dados e assinando digitalmente o XML para posterior transmissão à Receita. Esta opção estará disponível somente para os documentos ainda não transmitidos. Após validar e assinar, é possível enviar o XML por e-mail e imprimir o DACTE, porém somente estará validada e assinada, não tem valor fiscal e não está autorizado o uso.
  • Transmitir: transmite o arquivo XML para o servidor da Receita. Após a transmissão, o sistema recebe da Receita o XML com a autorização de uso. O documento somente será válido se a mensagem de retorno for com status de autorizado para uso.
  • Imprimir DACTE: imprime o DACTE. A função de impressão do DACTE estará disponível depois que o documento for validado e assinado, porém o DACTE somente terá valor quando o documento estiver autorizado. A impressão do DACTE pode ser feita em vídeo ou em uma impressora. Nas configurações do CT-e é possível configurar a impressora usada para imprimir o DACTE e a impressão em retrato ou paisagem.
  • Validar, assinar, transmitir e imprimir DACTE: realiza em uma única operação a validação, assinatura, transmissão e impressão do DACTE. Ao finalizar esta operação, se o documento for autorizado, o sistema imprimirá o DACTE. Esta opção fica disponível apenas em documentos com status de processados na listagem.
  • Consultar CT-e (atualizar): consulta no servidor da Receita a situação do CT-e. Se necessário, o sistema atualiza a situação do documento conforme o status do mesmo na Receita. Tal recurso é muito útil, caso ocorra alguma falha no retorno do XML da Receita para o Gdoor. Esta função funcionará quando o CT-e estiver na listagem como validado e assinado.
  • Cancelar CT-e: cancela o CT-e na Receita e também no Gdoor. O prazo para cancelamento do CT-e é de 7 dias. Este tempo é contado a partir do recebimento da autorização de uso do mesmo. O cancelamento será possível somente se o documento estiver com status de autorizado o uso do CT-e.

Vídeo – Visão geral do Gct-e

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