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Ativação da API para boletos do banco Inter

Listamos neste tópico os procedimentos para o envio de boletos do banco Inter por meio da API disponibilizada pela instituição.

Introdução ao módulo

O principal objetivo de uma API (Interface de Programação de Aplicações) é integrar dois sistemas diferentes.

O sistema Gdoor permite uma integração com o banco Inter para os boletos emitidos, por meio de uma API.

Esta configuração substitui o antigo “envio de arquivos de remessa para o banco”.

Cadastro no site do banco

Para ativar a API com o registro automático de boleto Inter será necessário realizar o cadastro no site disponibilizado pelo banco.

Cabe à empresa verificar com o banco se algum valor será cobrado para a prestação deste serviço.

Para cadastrar a API, siga o passo a passo abaixo: 

A função não está disponível para contas PF ou MEI.

  • Na aba superior da tela, clique em “conta digital”, localize “aplicações” e selecione “nova aplicação”;
  • Crie um nome, defina uma descrição da aplicação e clique em “próximo”;
  • Clique em “API cobrança (boleto com PIX)” e selecione todas as opções;

Leia com atenção os termos e condições de uso antes de aceitar.

Após selecionar as APIs, clique em “criar aplicação” para concluir.

  • Será direcionado à tela Gestão de Aplicações, onde sua aplicação será exibida com o status “novo”. Expandindo os detalhes você poderá ver mais algumas informações sobre a aplicação, como quais permissões e as contas correntes que está associada. Nesta tela você encontrará o botão para baixar a chave e certificado, para serem utilizados em seus acessos às nossas APIs.
  • Ao baixar as chaves e o certificado, localize os arquivos em seu computador, normalmente estão na pasta download. Copie os arquivos “.key”, “.crt” e o arquivo do “certificado digital (.pfx)”.

Na pasta Gdoor sistemas, acesse a pasta Gdoor PRO (SLIM/MEI), boletos, em seguida “inter” e cole os arquivos.

  • De volta ao site, as respectivas credenciais serão geradas e exibidas na mesma tela de detalhes, enquanto a aplicação passará por um processo de validação. Após alguns minutos, o status será atualizado para Ativo e a aplicação estará pronta para utilização.

Conforme alerta publicado pelo Banco Inter, os certificados têm um prazo de duração de 1 ano. Após esse tempo, uma nova aplicação deve ser gerada para configurar novamente as permissões desejadas e emitir um novo certificado.

Configuração no Gdoor

No sistema Gdoor, acesse o módulo “bancos”, crie a sua conta.

Se necessário, acesse o tutorial de configuração para geração de boletos e siga o passo a passo para criar uma nova conta.

Selecione a conta referente ao Banco Inter e clique no botão “ficha”.

Preencha os dados solicitados de acordo com as informações geradas no site do banco:

  • ClientID: copie a informação do campo Client ID do site do Banco Inter;
  • ClientSecret: copie a informação do site do Banco Inter e cole no campo;
  • Certificado digital (.pfx): é o mesmo arquivo do certificado que você selecionou para a emissão de NF-e e NFC-e.

A configuração do web service deve ser realizada em todas as contas Banco Inter que fazem o envio de boletos.

Configuração do envio de boletos por e-mail

Nas “configurações” do Gdoor, acesse o menu “financeiro” e realize a configuração de SMTP para fazer o envio dos boletos por e-mail. Clique aqui para conhecer o procedimento passo a passo.

Transmissão dos boletos

Quando finalizar o procedimento de configuração do seu boleto, sugerimos emitir um boleto como teste e confirmar com o banco se a operação obteve o êxito esperado.

Emita o primeiro boleto como teste e somente inicie a emissão definitiva de boletos caso o banco confirme a operação.

Siga até o módulo “receber” no Gdoor, selecione as contas que deseja transmitir os boletos para o banco e clique no botão “boleto folha A4”.

Na tela apresentada, clique no botão registrar boletos e aguarde o processo.

Agora aguarde os seus clientes realizarem os pagamentos.

Retorno bancário – recebimento dos boletos

No módulo “receber” no Gdoor, clique no botão “receber conta” e escolha a opção “retorno bancário”.

Selecionando o “banco inter” configurado, marque os documentos e clique no botão “consultar”.

Ao receber o retorno das contas na cor verde, indicando os boletos “já quitados”, clique em quitar contas para realizar as devidas baixas no módulo “receber”.

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