Listamos neste tópico como configurar e utilizar as maquininhas para funcionarem com as instituições financeiras Sicredi, BIN e Caixa.
Introdução
Diferente das outras administradoras, para trabalhar com as administradoras Caixa, Sicredi ou Bin, é necessário solicitar a liberação ao banco, além da instalação de um segundo aplicativo na maquininha.
Requisitos
- Maquininha compatível: Ingenico AXIUM DX8000;
- Instalação dos aplicativos ZPOS e mSiTef na maquininha.
Solicitar liberação
Entre em contato com a o banco Sicredi, Caixa ou Bin para solicitar a liberação da maquininha. O banco solicita a FiServ a liberação do app.
Instalação dos aplicativos
Acesse a loja de aplicativos na maquininha, baixe e instale o mSiTef e ZPOS – Zucchetti.
Aplicativo ZPOS – Zucchetti
Ao abrir o aplicativo, acesse a opção “Funções Administrativas”.
E escolha a opção “configurações TEF”.
Preencha os dados solicitados para a integração:
- Administradora: escolha a administradora Bin, Sicredi ou Caixa;
- CNPJ: insira o CNPJ da empresa proprietária da maquininha;
- Código da Empresa SiTef: também chamado de TEF IP, é o código cujo o número lógico inicia com “TFI”. Este código é fornecido pelo banco e pode ser identificado no exemplo abaixo;
- Terminal SiTef: também chamado de “Máquina smart”, é o código cujo o número lógico inicia com “APT”. Este código é fornecido pelo banco e pode ser identificado no exemplo abaixo;
- Conexão GPRS: escolha o tipo de conexão “Lyra” (chip FiServ), “Algar” (chip vivo) ou “Testes”;
- Exige TLS: mantenha selecionada a opção “automático”.
Exemplo de apresentação dos códigos no sistema da Sicredi
No sistema do banco, o gerente da sua conta pode localizar as informações após solicitar a liberação da maquininha.
Aplicativo mSiTef
Ao abrir, não será necessário realizar nenhuma configuração inicial. A tela principal estará limpa, exibindo apenas um botão de OK.
Ao finalizar a venda, o aplicativo solicita o cartão.
Solução de problemas comuns
- Erro na criação da sala
- Certifique-se de que digitou o número de série apresentado na tela do ZPOS;
- ZPOS fecha ao enviar uma venda
- Verifique se o aplicativo mSiTef está instalado na maquininha.
- Não existem configurações
- Verifique as configurações na tela do ZPOS e corrija os dados no sistema.
- É possível também que seja necessário aguardar o prazo de 24 horas para a atualização dos dados.