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Falha de Schema: verifique o log

Motivo:

A mensagem de falha de schema está relacionada a alguma informação que não foi cadastrada ou está cadastrada de forma incorreta em algum dos dados obrigatórios para a validação da nota.

Solução:

Na própria mensagem de retorno da SEFAZ, apresentada no sistema, é indicado normalmente o número do item, o campo e o motivo pelo qual a nota necessita do ajuste.

Para localizar a informação verifique o que consta após a palavra “TAG:“. Entre parênteses encontra-se o campo que deve ser corrigido.

Listamos abaixo alguns exemplos de como identificar os itens que necessitam a correção a partir da mensagem apresentada:

Exemplos

Número do endereço do cliente

Neste exemplo o número do endereço do destinatário da nota está em branco.

TAG:<dest><enderDest> ID:E07/nro (Número) – Nenhum valor informado.

Analisando a mensagem temos:

  • <dest>: detalhamento dos dados do destinatário da nota;
  • <enderDest> ID:E07/nro (Número): indica que o campo que necessita correção é o número do endereço do cliente;
  • Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.

Código de produto da ANVISA

Neste exemplo, um item que pertence ao grupo de medicamentos está sem a informação do código de produto da ANVISA preenchido no cadastro do produto.

TAG:<det nItem = “1”><prod><med> ID:K01a/cProdANVISA (Código de Produto da ANVISA) – Nenhum valor informado.

Analisando a mensagem temos:

  • <det nItem = “1”>: detalhamento do número do item, indicando que o item para correção é o número 1 na listagem da nota;
  • <prod>: informando que é algo no cadastro do produto;
  • <med>cProdANVISA (Código de Produto da ANVISA): indica o campo que necessita correção;
  • Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.

Telefone do cliente

Neste exemplo o telefone cadastrado para o destinatário da nota é inválido.

TAG:<dest><enderDest> ID:E16/fone (Telefone) – Tamanho maior que o máximo permitido [1111111111111111].

Analisando a mensagem temos:

  • <dest>: detalhamento dos dados do destinatário da nota;
  • <enderDest>ID:E16/fone (Telefone): indica o campo que necessita correção é o telefone do cliente;
  • Tamanho maior que o máximo permitido [1111111111111111]: motivo pelo qual necessita correção.

Número do endereço da empresa e do cliente

Neste exemplo podemos verificar que são duas mensagens (pelo fato de duas frases iniciarem com a palavra TAG), duas correções, sendo uma no número do endereço do destinatário e outra para o número do endereço do cliente.

Analisando as mensagens temos:

TAG:<emit><enderEmit> ID:C07/nro (Número) – Nenhum valor informado.

  • <dest>: detalhamento dos dados do emitente da nota;
  • <enderDest> ID:E07/nro (Número): indica o campo que necessita correção é o endereço do emitente;
  • Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.

TAG:<dest><enderDest> ID:E07/nro (Número) – Nenhum valor informado.

  • <dest>: detalhamento dos dados do destinatário da nota;
  • <enderDest> ID:E07/nro (Número): indica o campo que necessita correção é o endereço do cliente;
  • Nenhum valor informado: motivo pelo qual necessita correção.

Caso necessite de auxílio para localizar algum dos campos citados em mensagens, realize uma busca em nossa base de conhecimento.

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