1. Início
  2. Manuais
  3. Cadastros
  4. Gestão de grupos e adicionais

Gestão de grupos e adicionais

Listamos neste tópico o funcionamento da gestão dos grupos e adicionais no sistema Gdoor.

Introdução ao módulo

Uma gestão eficiente do cadastro de grupos de produtos e adicionais desempenha um papel crucial na organização do catálogo, promovendo uma experiência de compra mais agradável e personalizada para os clientes.

Ao possibilitar uma lista clara e bem estruturada, essa gestão não apenas simplifica a identificação dos produtos, mas também facilita a customização dos pedidos de acordo com as preferências individuais dos clientes. Essa capacidade de personalização não só aumenta a satisfação do cliente, mas também cria oportunidades adicionais de venda.

Além disso, a gestão adequada do cadastro permite um controle eficaz do estoque de produtos adicionais. Isso não apenas evita a falta de itens essenciais, mas também estabelece parâmetros obrigatórios nos pedidos, como a inclusão de determinados itens e a definição de quantidades mínimas e máximas.

Todos os clientes que utilizam as opções disponíveis no Gfood Service (Autoatendimento, WhatsApp Delivery ou Cardápio Digital) devem realizar a atualização do sistema para a última versão. Clique aqui para acessar o tutorial de atualização do sistema e siga todos os procedimentos.

Cadastro dos produtos no estoque

Acesse o módulo “produtos/serviços” no Gdoor e cadastre todos os produtos comercializados pela empresa, desde os itens de matéria-prima (carne, pão, tomate) até o “produto acabado” (X-salada, Hambúrguer de bacon).

A maioria dos estabelecimentos opta pelo controle de estoque de seus produtos adicionais, que é aquele adicional de queijo ou bacon em um Hambúrguer, por exemplo. Para esta situação, cadastre todos os itens no estoque da forma como recebe na nota de compra, pois em um determinado momento informaremos ao sistema quanto ele deverá baixar deste adicional para cada lanche que for vendido.

Caso não queira controlar o estoque de alguns de seus produtos adicionais (como limão e gelo, por exemplo), realizaremos o cadastro destes itens em outro momento.

Exemplo de cadastro de “produto acabado”

Veja abaixo alguns itens de lanches que serão montados e demais produtos que serão comercializados.

Ao realizar o cadastro do “produto acabado” (hambúrguer) no módulo “produtos/serviços”, lembre-se de fazer a composição para que o sistema realize a baixa automática da matéria-prima.

Clique aqui para ter acesso ao tutorial de composição.

Exemplo de cadastros de adicionais para o controle de estoque

Verifique todos os itens que serão disponibilizados aos clientes como adicionais e cadastre aqueles onde haverá o controle de estoque no módulo “produtos/serviços”. Lembre-se que poderá cadastrar depois os adicionais sem controle de estoque.

Cadastro dos grupos e adicionais

No mesmo módulo de “produtos/serviços” no Gdoor, onde realizou o cadastro dos produtos, acesse o menu “associação” e escolha a opção “gestão de grupos e adicionais”.

A tela apresentada será dividida pelas seguintes opções:

Grupos

No menu “grupos”, realize o cadastro de todos os grupos, subgrupos nível 1 e sub

grupos nível 2.
Veja as funções disponíveis para este cadastro:

  • Novo: clique no botão “grupo” para cadastrar um novo grupo.
  • Sincronizar com Ghub: marcando este checkbox, as informações cadastradas serão transmitidas para o Ghub, atualizando o Gfood Service (Autoatendimento, WhatsApp Delivery ou Cardápio Digital).
  • Sincronizar com iFood: marcando este checkbox, permitirá que as informações cadastradas sejam transmitidas para a conta da empresa no iFood.
  • Salvar: salva os dados digitados e opções selecionadas.
  • Cancelar: opção utilizada para desfazer todas as informações digitadas antes de salvar.

Após realizar o cadastro de todos os grupos a empresa pode optar por dividir estes grupos em mais dois níveis.

Estes cadastros não são obrigatórios. Utilize esta função caso queira ter um detalhamento para cada grupo.

Subgrupo Nível 1

Para entender um pouco melhor o cadastro de subgrupo nível 1, utilizaremos o exemplo do grupo “bebidas”. Desta forma, consideramos bebidas com álcool e sem alcool, por exemplo. Então, para o cadastro desse primeiro subgrupo, dê duplo clique no grupo “bebidas” apresentado na listagem e clique no botão “subgrupo”.

Informe um nome para o subgrupo nível 1, marque as opções de sincronização e salve o cadastro.

Subgrupo Nível 2

Agora teremos um grupo principal chamado “bebidas” e já informamos ao sistema que dividimos este grupo, cadastrando um subgrupo nível 1, chamado “bebidas alcoólicas”. Este subgrupo pode ser dividido também, então dê duplo clique no subgrupo nível 1 apresentado na listagem e clique no botão “subgrupo”.

Informe um nome para o subgrupo nível 1, marque as opções de sincronização e salve o cadastro.

  • Editar: para editar um cadastro, dê duplo clique no grupo ou subgrupo apresentado na listagem e clique no botão “editar”.
  • Excluir: para excluir um cadastro, dê duplo clique no grupo ou subgrupo apresentado na listagem e clique no botão “excluir”.
Visualização

Uma listagem com todos os grupos e subgrupos cadastradas será apresentada na parte inferior da janela. É possível identificar de forma simples quais deles realizam a sincronização com Ghub ou iFood. Quando clicar no botão de visualização, localizado no lado direito do cadastro, o sistema faz um filtro da informação.

Procurar – Grupos cadastrados

Para facilitar a localização de um cadastro, digite no campo “procurar” qualquer palavra que contenha no nome do grupo ou subgrupo para localizar.

Produtos

Após cadastrar os grupos e subgrupos, acesse o menu “produtos” e vincule os itens cadastrados no estoque a eles. Este vínculo pode ocorrer tanto com os grupos principais ou, se preferir, nos subgrupos, direcionando para um cadastro mais elaborado.
Veja as funções disponíveis para este cadastro:

  • Novo vínculo: clique no botão para realizar o vínculo entre grupo e produto.

Se preferir, selecione o grupo por dentro do cadastro do item no módulo “produtos/serviços”.

Digite o nome do produto para localizar o cadastro no estoque e pressione a tecla “enter”.

  • Adicionar este item ao grupo: em seguida, adicione este item ao grupo que ele pertence, escolhendo uma das opções da listagem. Nesta listagem serão apresentados também os subgrupos.
  • Sincronizar com Ghub: marcando este checkbox, as informações cadastradas serão transmitidas para o Ghub, atualizando o Gfood Service (Autoatendimento, WhatsApp Delivery ou Cardápio Digital).
  • Sincronizar com iFood: marcando este checkbox, permitirá que as informações cadastradas sejam transmitidas para a conta da empresa no iFood.
  • Salvar: salva os dados digitados e opções selecionadas.
  • Cancelar: opção utilizada para desfazer todas as informações digitadas antes de salvar.
  • Editar: para editar um cadastro, dê duplo clique no produto apresentado na listagem e clique no botão “editar”.
  • Excluir: para excluir um cadastro, dê duplo clique no produto apresentado na listagem e clique no botão “excluir”.
Visualização

Uma listagem com todos vínculos entre os grupos e produtos será apresentada na parte inferior da janela. É possível identificar de forma simples quais deles realizam a sincronização com Ghub ou iFood. Quando clicar no botão de visualização, localizado no lado direito do cadastro, o sistema faz um filtro da informação, mostrando todos os grupos onde este produto foi vinculado.

Procurar – Produtos cadastrados com grupo

Para facilitar a localização de um cadastro, digite no campo “procurar” qualquer palavra que contenha no nome do grupo ou produto para localizar. Lembre-se de selecionar “grupo” ou “produto” antes de digitar o que deseja procurar.

Grupos de adicionais

No menu seguinte serão cadastrados os “grupos de adicionais”. O grupo de adicional criado será vinculado a um ou mais grupos cadastrados anteriormente ou aos produtos.
Veja as funções disponíveis para este cadastro:

Para os clientes que já utilizavam o sistema Gdoor, no momento da atualização do sistema algumas rotinas devem ser observadas:

– se o cliente já utilizava o sistema interligado com o iFood, serão convertidos todos os dados de acordo com o que estava cadastrado, não necessitando alterações;
– para os demais clientes que trabalhavam com adicionais mas sem vínculo com iFood, será criado um grupo chamado “adicionais” automaticamente. Neste grupo de adicionais estarão vinculados todos os grupos de produtos que já estavam cadastrados.

  • Novo grupo de adicionais: clique no botão para realizar o cadastro de um novo grupo de adicionais.
  • Nome do grupo de adicionais: digite um nome para o grupo de adicionais. Procure cadastrar nomes intuitivos que facilitem a localização quando realizar o vínculo com os adicionais e também para que fique claro ao cliente que realizar pedidos no estabelecimento.
  • Adicional obrigatório: marque o checkbox para tornar os itens desse grupo de adicionais obrigatório na seleção dos produtos nos pedidos.
  • Repetir adicional: marque o checkbox para permitir incluir o mesmo produto adicional mais do que uma vez no pedido, quando o número de adicionais for maior do que 1. Quando a opção estiver desmarcada permite selecionar apenas uma vez.

Por exemplo, um hambúrguer possui o “adicional de bacon (200gr)” e a quantidade máxima de adicionais configurada é 3. Com a opção marcada você pode selecionar o mesmo adicional de bacon até três vezes. Caso a opção ficar desmarcada, os outros dois adicionais restantes precisam ser diferentes do “adicional de bacon (200gr)”.

  • Quantidade mínima: informe uma quantidade mínima de adicionais a serem selecionados no lançamento.
  • Quantidade máxima: informe uma quantidade máxima de adicionais a serem selecionados no lançamento.
  • Mostrar esse grupo de adicionais: escolha entre mostrar “grupos” ou “produtos” cadastrados para vincular a este grupo de adicionais.
  • Produtos/grupos vinculados: utilize os sinais de adição (+) ou subtração (-) ao lado direito da janela “produtos/grupos vinculados” para incluir ou retirar grupos/produtos do vínculo com o grupo de adicionais.
  • Salvar: salva os dados digitados e opções selecionadas.
  • Cancelar: opção utilizada para desfazer todas as informações digitadas antes de salvar.
  • Editar: para editar um cadastro, dê duplo clique no grupo de adicional apresentado na listagem e clique no botão “editar”.
  • Excluir: para excluir um cadastro, dê duplo clique no grupo de adicional apresentado na listagem e clique no botão “excluir”.
Visualização

Uma listagem com todos grupos de adicionais cadastrados será apresentada na parte inferior da janela. É possível identificar de forma simples a quantidade mínima, a quantidade máxima, se esse item será obrigatório para os pedidos ou se é possível repetir o mesmo adicional. Quando clicar no botão de visualização, localizado no lado direito do cadastro, o sistema faz um filtro da informação, mostrando todos os grupos ou produtos vinculados a este grupo de adicionais.

Procurar – Produtos/grupos vinculados

Para facilitar a localização de um cadastro, digite no campo “procurar” qualquer palavra que contenha no nome do grupo de adicionais para localizar.

Adicionais

Para finalizar os cadastros, inclua todos os produtos considerados “adicionais” nos pedidos, desde os produtos onde haverá o controle de estoque até aqueles onde não é necessário esse controle.

  • Novo adicional: clique no botão para realizar o cadastro de um novo adicional.
  • Código: será cadastrado automaticamente após salvar os demais dados digitados.
  • Nome do adicional: digite um nome para o adicional. Procure cadastrar nomes intuitivos que facilitem a localização quando o cliente escolher o adicional no pedido. Se preferir, utilize o mesmo nome cadastrado no seu estoque.
  • Valor: informe um valor quando este adicional for cobrado à parte. Em casos onde o mesmo não será cobrado, deixe com o valor zero.
  • Descrição adicional: descreva detalhes sobre este adicional.
  • Sincronizar com Ghub: marcando este checkbox, as informações cadastradas serão transmitidas para o Ghub, atualizando o Gfood Service (Autoatendimento, WhatsApp Delivery ou Cardápio Digital).
  • Sincronizar com iFood: marcando este checkbox, permitirá que as informações cadastradas sejam transmitidas para a conta da empresa no iFood.
  • Controlar estoque: ao marcar o checkbox será necessário clicar no botão “compor” e selecionar o item cadastrado no estoque, o qual baixará sua quantidade quando este adicional for lançado nos pedidos.

Após selecionar o produto, a tela de composição será aberta. Informe a quantidade que será baixada ao lançar este adicional. No exemplo abaixo, o produto “carne de costela para hambúrguer” está cadastrado como KG (quilograma). Cada adicional corresponde a 200gr, então informamos a quantidade 0.200, convertendo assim 1KG (carne de costela para hambúrguer do estoque) em 200gr (adicional de hambúrguer). Clique em confirmar para salvar a ficha.

Clique aqui para conhecer o procedimento completo da composição

  • Grupos de adicionais vinculados: utilize os sinais de adição (+) ou subtração (-) ao lado direito da janela grupos de adicionais vinculados” para incluir ou retirar grupos de adicionais do vínculo com os produtos adicionais.
  • Salvar: salva os dados digitados e opções selecionadas.
  • Cancelar: opção utilizada para desfazer todas as informações digitadas antes de salvar.
  • Editar: para editar um cadastro, dê duplo clique no adicional apresentado na listagem e clique no botão “editar”.
  • Excluir: para excluir um cadastro, dê duplo clique no adicional apresentado na listagem e clique no botão “excluir”.
Visualização

Uma listagem com todos os adicionais cadastrados será apresentada na parte inferior da janela. É possível identificar de forma simples o valor de cada adicional,  quais deles realizam a sincronização com Ghub ou iFood e se controla ou não o estoque. Quando clicar no botão de visualização, localizado no lado direito do cadastro, o sistema faz um filtro da informação, mostrando todos os grupos de adicionais vinculados a este adicional.

Procurar – Adicionais cadastrados

Para facilitar a localização de um cadastro, digite no campo “procurar” qualquer palavra que contenha no nome do adicional para localizar.

Reordenar grupos

Esta opção possibilita ao estabelecimento organizar a ordem que os grupos na tela de gestão de grupos adicionais” e como serão apresentados no momento em que o cliente faz o pedido no Gfood Service (Autoatendimento, WhatsApp Delivery ou Cardápio Digital).
Selecione um dos grupos da listagem e clique em “reordenar grupos”.

Clique no nome do grupo, subgrupo, produto, grupos de adicionais ou adicionais e mantenha o botão do mouse pressionado, arrastando para a ordem desejada. Após ajustar a ordem, clique em salvar.

Verifique que a ordem dos grupos foi alterada.

Limpar filtros

Utilize o botão “limpar filtros” sempre que necessitar apresentar todos os grupos após filtrar um cadastro.

Sincronizar iFood

Para as empresas que utilizam a integração do iFood como Gdoor, após realizar todos os cadastros, clique em “sincronizar com iFood” para atualizar os dados dos itens, onde a opção “sincronizar com iFood” foi marcada, na plataforma do aplicativo iFood.

Clique aqui para mais detalhes sobre a sincronização com o iFood.

Exemplo de apresentação de lançamento

Veja um exemplo de como seus clientes podem escolher o produto depois da configuração da gestão de grupos e adicionais:

Esse artigo foi útil?