Ghub

Listamos neste tópico como configurar, ativar e utilizar o Ghub.

O Ghub é uma API para sincronização de diversos dispositivos Gdoor: Gped, Gfood, Gweb e Gdoor desktop.

Instalação Ghub

Ele será instalado automaticamente com o sistema e um atalho na área de trabalho será criado com o nome “Ghub Admin“.

O Ghub está disponível apenas para as versões do Windows 64 bits. Para mais detalhes sobre requisitos mínimos, siga as orientações do artigo completo clicando aqui.

Login

Na tela inicial do Ghub Admin, selecione o sistema utilizado e efetue o login com seu usuário e senha do sistema Gdoor.

Ativação

Em seguida, clique em “ATIVAR GHUB”.

Pronto, o Ghub Admin deverá ficar com o status ativado, conforme imagem abaixo:

Gfood

Gfood móvel

Ativar dispositivo

Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda do Ghub, clique em “Gfood móvel”, seguido de “ativar”.

Preencha as informações:

  • Conexão padrão: a conexão entre celulares e o sistema é feita por meio da rede interna/wi-fi ou 4G.
  • Endereço do servidor: o endereço de ip do computador servidor será apresentado.
  • Nome do dispositivo: informe um nome para identificar o celular/tablet que será liberado.
  • Nome do usuário: selecione um usuário cadastrado no Gdoor.
  • Vendedor fixo: marcando o checkbox “vendedor fixo”, somente este vendedor será selecionado como garçon no aplicativo.

Clicando em “habilitar”, o QR Code será gerado na tela. Se necessário, copie o código de ativação gerado para colar na tela de ativação do aplicativo.

Download do app

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel e busque por Gdoor ou Gfood: bares e restaurantes.

Acessando o app após a instalação no celular, clique em “ler QR Code” e efetue a leitura do QR Code gerado na tela do computador.

Clique aqui para saber mais sobre a utilização do app Gfood Móvel.

No menu “dispositivos” do Ghub, serão listados todos os equipamentos habilitados para a utilização do aplicativo, apresentando a data e hora de ativação e permitindo excluir.

Gfood service

O Gfood service é uma ferramenta que possibilita ampliar as formas de atendimento no Gfood para deixar o processo do pedido mais prático, tanto para o estabelecimento que vai otimizar os processos, tendo redução nos custos e consequentemente aumento das receitas, quanto para o cliente, que terá mais autonomia e agilidade no pedido.

Com o autoatendimento, é só o cliente apontar o celular para o QR Code da mesa e fazer o pedido pelo cardápio digital. Ele será enviado diretamente para o Gfood (cozinha/bar) e poderá ser entregue pelo garçom na mesa.

Já o WhatsApp delivery, possibilita visualizar o cardápio digital e enviar o pedido diretamente para o WhatsApp do estabelecimento, com opção de delivery ou retirada no local.

A opção de cardápio digital possibilita apenas visualizar os itens e efetuar o pedido para o garçom do estabelecimento.

Configurações gerais

Para efetuar a habilitação, na barra lateral esquerda, clique em “Gfood“, seguido de  “Gfood service” e “config”.

Nesta tela, selecione o “tipo de serviço” desejado:

  • Autoatendimento – cliente efetua o pedido pelo cardápio digital no estabelecimento com envio automático do pedido para o Gfood e Gfood monitor (impressão).
  • WhatsApp delivery – cliente efetua o pedido pelo cardápio digital com envio para o WhatsApp do estabelecimento, com opção de delivery ou retirada no local.
  • Cardápio digital – cliente visualiza o cardápio digital e efetua o pedido para o garçom do estabelecimento.

As configurações seguintes serão exibidas de acordo com o tipo de serviço selecionado, confira os detalhes abaixo:

Autoatendimento

Após selecionar o “tipo do serviço autoatendimento“, “adicione a logo” da empresa se desejar e clique em “salvar“, informe o “nome do estabelecimento” e clique em “habilitar“.

A mensagem que o serviço está “habilitado” será exibida, sendo necessário ler/acessar o “QR Code para teste“, copiar a “URL” (link com o endereço de acesso), além de “alterar informações” se necessário.

Cadastro de produtos no Gdoor:

– As informações serão exibidas no cardápio digital (descrição, preço, observações, imagem…), conforme o cadastro efetuado no módulo de produtos/serviços do Gdoor desktop.

– Todos os produtos do estoque, com destinação “00 mercadoria para revenda” serão exibidos no cardápio digital.

– Os itens serão exibidos no cardápio digital por grupos, conforme a associação no cadastro do produto. Já os cadastrados sem grupos ficarão em “sem categoria”.

– As informações do item exibidas no cardápio digital (como os ingredientes), podem ser inseridas no campo “observações” do cadastro do produto.

Visualização do autoatendimento

Ao ler ou acessar o “QR Code para teste“, é possível visualizar como o cardápio será exibido para o cliente.

Garçom: ao clicar no botão, pode-se inserir uma mensagem para solicitar o atendimento do garçom na mesa.

Obs.: A impressora para solicitação do garçom deve ser configurada no Gfood monitor.

Basta clicar sobre o produto desejado. Em seguida serão listados os adicionais do item (quando houver), campo para informar “alguma observação“, a “– quantidade +” e o botão “adicionar“.

Ao clicar em “ver pedido“, o resumo será exibido e o cliente ainda poderá “remover –” e/ou “adicionar mais itens“, informar seu “nome“, o “telefone” e “fazer o pedido“.

Neste momento, a impressão do pedido contendo os itens e número da mesa seguirá para o Gfood e Gfood monitor.

Ao concluir o pedido, o número da mesa e horário serão mostrados. Pode-se “fazer novo pedido“.

WhatsApp delivery

Após selecionar o “tipo do serviço WhatsApp delivery“, “adicione a logo” da empresa se desejar e clique em “salvar“, informe o “nome do estabelecimento”, o número de “telefone” do estabelecimento (para receber os pedidos no WhatsApp) e clique em “habilitar“.

A mensagem que o serviço está “habilitado” será exibida, sendo necessário ler/acessar o “QR Code para teste“, copiar a “URL” (link com o endereço de acesso), além de “alterar informações” se necessário.

Cadastro de produtos no Gdoor:

– As informações serão exibidas no cardápio digital (descrição, preço, observações, imagem…), conforme o cadastro efetuado no módulo de produtos/serviços do Gdoor desktop.

– Todos os produtos do estoque, com destinação “00 mercadoria para revenda” serão exibidos no cardápio digital.

– Os itens serão exibidos no cardápio digital por grupos, conforme a associação no cadastro do produto, já os cadastrados sem grupos ficarão em “sem categoria”.

– As informações do item exibidas no cardápio digital (como os ingredientes), podem ser inseridas no campo “observações” do cadastro do produto.

Visualização do WhatsApp delivery

Ao ler ou acessar o “QR Code para teste“, é possível visualizar como o cardápio será exibido para o cliente.

Basta clicar sobre o produto desejado. Em seguida serão listados os adicionais do item (quando houver), campo para informar “alguma observação“, a “– quantidade +” e o botão “adicionar“.

Ao clicar em “ver pedido“, o resumo será exibido e o cliente ainda poderá “remover –” e/ou “adicionar mais itens“, marcar as informações de “entrega“, “método de pagamento“, seu “nome” e “telefone” e “enviar pedido via WhatsApp“.

Ao selecionar o método de entrega “delivery“, os campos para informação do endereço de entrega serão exibidos, após informá-los basta clicar em “enviar pedido via WhatsApp“.

Para o cliente, a mensagem para WhatsApp é gerada automaticamente conforme as informações inseridas no pedido, basta enviar.
O estabelecimento receberá a mensagem via WhatsApp, diretamente no número informado nas configurações (sem integração com o Gfood).

Cardápio digital

Após selecionar o “tipo do serviço cardápio digital“, “adicione a logo” da empresa se desejar e clique em “salvar“, informe o “nome do estabelecimento” e clique em “habilitar“.

A mensagem que o serviço está “habilitado” será exibida, sendo ler/acessar o “QR Code para teste“, copiar a “URL” (link com o endereço de acesso), além de “alterar informações” se necessário.

Cadastro de produtos no Gdoor:

– As informações serão exibidas no cardápio digital (descrição, preço, observações, imagem…), conforme o cadastro efetuado no módulo de produtos/serviços do Gdoor desktop.

– Todos os produtos do estoque, com destinação “00 mercadoria para revenda” serão exibidos no cardápio digital.

– Os itens serão exibidos no cardápio digital por grupos, conforme a associação no cadastro do produto, já os cadastrados sem grupos ficarão em “sem categoria”.

– As informações do item exibidas no cardápio digital (como os ingredientes), podem ser inseridas no campo “observações” do cadastro do produto.

Visualização do cardápio digital

Ao ler ou acessar o “QR Code para teste“, é possível visualizar como o cardápio será exibido para o cliente.

Basta clicar sobre o produto desejado. Em seguida serão listados os adicionais do item (quando houver), a “– quantidade +” e o botão “adicionar“.

Ao clicar em “ver pedido“, o resumo será exibido e o cliente poderá “remover –” e/ou “adicionar mais itens“. Essa funcionalidade facilita o momento de efetuar o pedido para o garçom.

Gerar QR Code

Disponibilizamos diversos modelos com imagem, QR Code e número da mesa para impressão. Também há modelos onde é possível incluir a sua logomarca e opção apenas com o QR Code e número da mesa para impressão, que pode ser utilizado de forma minimalista ou inserido no layout de sua preferência.

Ao selecionar um modelo com “logo/banner empresa“, clique em “visualizar” para obter uma prévia com a sugestão do tamanho da logo, verifique sua logo e clique em “adicionar logo“.

Para gerar o QR Code para as mesas, escolha o modelo desejado e clique em “visualizar”. A aba “quantidade de mesas” e o modelo escolhido serão exibidos.
Informe o número total de mesas do estabelecimento e clique em “baixar” para fazer o download das imagens para impressão.

Horário de funcionamento

Após escolher o tipo de atendimento, acesse o menu “horário de funcionamento”, defina os dias e horários que o estabelecimento atende.

Se preferir, no botão “adicionar horas”, poderá cadastrar horários detalhados conforme representado na imagem para a quarta-feira.

Salve os cadastros e inicie os trabalhos.

Vídeo – Visão geral do Gfood service

Gped

Ativar dispositivo

Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda, clique em “Gped“, seguido de “ativar dispositivo”.
Informe o usuário e o vendedor, depois clique em “GERAR QRCODE”.

Marcando o checkbox “vendedor fixo”, somente o vendedor selecionado emitirá pedidos no aplicativo.

O QR Code será gerado na tela, basta efetuar a leitura no aplicativo Gped para a ativação do dispositivo móvel.

Download do app

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel, e busque por Gdoor ou Gped: Pedido de venda externo.

Sincronização

Ao abrir o aplicativo Gped, a primeira tela será referente a ativação do dispositivo móvel.
No App, clique em “ler QR Code” para efetuar a leitura do QR Code da tela do Ghub, ou em “ativar com código” para digitação do código apresentado.

Utilize a opção “acessar no modo de demonstração” para conhecer nosso aplicativo sem a necessidade de sincronizar com o Gdoor.

Clique em “iniciar” e aguarde a sincronização ser concluída .

Sincronização em andamento

Clique aqui para saber mais sobre a utilização do App Gped.

Gcoletor

Ativar dispositivo

Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda, clique em “Gcoletor“, seguido de “ativar dispositivo”.
Informe o usuário e clique em “habilitar”.

O QR Code e um “código para ativação sem QR Code” serão gerados na tela.

Download do app

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel, e busque por Gdoor ou Gcoletor.

Habilitar dispositivo

Ao abrir o aplicativo Gcoletor, a primeira tela será referente a leitura do QR Code ou a digitação do código gerado na tela do computador na ativação do dispositivo.

Ao escolher a opção “ler QR Code” e efetue a leitura do QR Code gerado na tela do Ghub admin.

Caso escolha a opção “inserir código”, digite o código alfanumérico gerado na tela do Ghub admin.

Clique aqui para saber mais sobre a utilização do App Gcoletor.

PDV móvel

Ativar dispositivo

Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda do Ghub, clique em “PDV móvel”, seguido de “ativar dispositivo”.

Preencha os campos:

  • Usuário: selecione um usuário cadastrado no Gdoor;
  • Vendedor: selecione o vendedor cadastrado no Gdoor;
  • NFC-e: marque esta opção para possibilitar trabalhar com a emissão da NFC-e;
  • Série de emissão: sugerimos configurar uma série diferente da série utilizada no sistema Gdoor dos computadores. Confirme com sua contabilidade se é possível fazer o cadastro desta forma;
  • Pré-venda gerencial: marque esta opção para possibilitar trabalhar com a emissão da pré-venda gerencial.

A opção de trabalhar com a pré-venda gerencial não está disponível quando o aplicativo PDV móvel for instalado direto na maquininha Vero Smart POS.

Clique em “habilitar”.

O QR Code e um “código para ativação sem QR Code” serão gerados na tela.

Download do app

O aplicativo está disponível para as maquininhas Vero Smart POS e para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a loja Vero Store, a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel, e busque por Gdoor ou PDV móvel Gdoor.

Habilitar dispositivo

Ao finalizar a instalação abra o aplicativo. As opções apresentadas serão:

  • Ler QR Code: escolhendo esta opção, permita que o App utilize a câmera do equipamento, aponte para o QR Code na tela do computador e realize a habilitação.
  • Inserir código: localize o “código de ativação” apresentado na tela do computador na ativação do dispositivo, digite no campo onde é solicitado e clique no botão “habilitar”.

Após habilitar seu dispositivo para uso, clique aqui para acessar o tutorial sobre o funcionamento do PDV móvel.

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