Listamos neste tópico configurações, como cadastrar cliente, efetuar, imprimir e enviar pedidos de venda no Gped.
Introdução ao módulo
O Gped é um aplicativo de força de vendas, ideal para empresas que realizam vendas externas e querem ter um gerenciamento efetivo dos pedidos de venda realizados. É compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.
Através dele é possível:
- Emitir, enviar e imprimir pedidos fora do estabelecimento;
- Visualização de clientes por vendedor preferencial;
- Cadastrar, visualizar e editar cadastros de clientes;
- Visualizar pedidos realizados;
- Acompanhar pedidos de venda em tempo real;
- Reservar produtos no estoque;
- Preço de venda, atacado e tabela de preços;
- Selecionar formas de pagamento;
- Compartilhar pedidos de venda via WhatsApp, e-mail entre outros.
Ativar Ghub
O Ghub é uma API para sincronização de diversos dispositivos Gdoor: Gped, Gfood, Gweb e Gdoor desktop. Clique aqui para ver como instalar e ativar o Ghub.
Ativar dispositivo móvel
Após ativar o Ghub, é necessário efetuar a ativação do Gped. Clique aqui para ver como ativar o dispositivo móvel.
Dashboard
Na tela inicial do Gped, você pode acompanhar as seguintes informações:
- Quantidade de pedidos realizados nos últimos 7 dias;
- Valor dos pedidos faturados;
- Quantidade de pedidos não faturados;
- Valor total vendido;
- Quantidade de pedidos ainda não sincronizados.
Clientes
Para cadastrar um novo cliente, basta clicar no ícone “+” localizado no canto inferior direito do aplicativo e informar os dados solicitados.
- Nome (obrigatório);
- Fantasia;
- CNPJ/CPF;
- IE/RG;
- Telefone;
- Celular;
- E-mail;
- CEP;
- Rua;
- Número;
- Complemento;
- Bairro;
- Estado;
- Cidade.
Ao clicar sobre o cadastro, é possível visualizar os detalhes do cliente, como dados de identificação, endereço e endereço de entrega. Também é possível editar as informações, caso seja necessário. No campo “busca”, é possível procurar por clientes específicos.
Configurações clientes
Ao clicar no ícone “configurações” no canto superior direito, você consegue definir:
- Quantidade de exibição de registros por página (20, 30 ou 40);
- Ordenar a exibição da lista por: código, nome e data de cadastro (em ordem crescente ou decrescente);
- Mostrar contatos de telefone e e-mail na lista.
Produtos
Nesta aba, você consegue visualizar todos os produtos cadastrados no estoque e ao clicar sobre o cadastro de produto, é possível visualizar os detalhes do produto, como o código, quantidades (disponíveis, em estoque e reservadas) e preços (de venda e atacado).
Para buscar um produto, você pode pesquisar pela descrição ou fazer a leitura do código de barras. Para isso, clique no ícone do QR Code e utilize a câmera do seu dispositivo móvel.
Outra forma de localizar os produtos, é pelo “grupo” . Para buscar por esse campo, é necessário que os produtos sejam cadastrados em grupos, no módulo de produtos/serviços do sistema.
Configurações produtos
Ao clicar no ícone “configurações” no canto superior direito, você consegue definir:
- Quantidade de exibição de registros por página (20, 30 ou 40);
- Ordenar a exibição da lista por: código, nome e data da última alteração (em ordem crescente ou decrescente).
Pedidos
Lista de pedidos
Na lista de pedidos, aparecerão todos os pedidos efetuados. Nesta listagem, é possível visualizar os últimos pedidos efetuados com o valor, quantidade de itens, status do pedido e a data de entrega. Além da possibilidade de lançar um novo pedido.
Configurações pedido
Ao clicar no ícone “configurações” no canto superior direito, você consegue definir:
- Quantidade de exibição de registros por página (20, 30 ou 40);
- Ordenar a exibição da lista por: código, nome do cliente e data de criação (em ordem crescente ou decrescente).
Novo pedido
Para efetuar um novo pedido, clique no ícone “+” localizado na barra inferior da tela.
Na tela “novo pedido”, temos os seguintes campos:
- Vendedor – selecione o vendedor;
- Cliente – busque o cliente desejado. Caso necessário, no canto superior direito, há opção para cadastrar cliente;
- Tipo de precificação – você pode escolher entre preço de venda, preço de atacado e tabela de preço;
- Entrega – defina a data de entrega e o valor. De forma opcional, poderá escolher a transportadora e o endereço de entrega (no canto superior direito, há opção para cadastrar endereço);
- Reservar produtos – reserva os produtos no estoque;
- Produtos – você pode procurar o item desejado no campo busca, ou clicar no ícone QR Code e buscar os itens pela leitura do código de barras. Outra opção é inserir os itens a partir dos grupos de produtos.
Pagamento
Após o lançamento dos itens, há a possibilidade de definir a forma de pagamento do pedido (que serão exibidas de acordo com as formas de pagamento cadastradas no Gdoor). Você também pode utilizar mais de uma forma de pagamento no mesmo pedido, sendo: dinheiro, PIX, parcelado ou cartão…
Para pagamentos a prazo, você determina a quantidade de parcelas juntamente com as datas de vencimento.
Após salvar o pagamento, clique para “finalizar” o pedido.
Ao clicar sobre o pedido, os detalhes do pedido serão exibidos. No botão localizado no canto superior direito, pode-se:
- Editar o pedido;
- Duplicar o pedido;
- Compartilhar pedido – selecione o formato de impressão: A4, 57mm ou 80mm. Os pedidos podem ser compartilhados via WhatsApp, e-mail, bluetooth entre outros aplicativos disponíveis no dispositivo móvel.
Abaixo um exemplo da impressão do pedido:
Configurações Gped
Para acessar o menu de configurações, na aba “dashboard“, clique no botão localizado no canto superior esquerdo:
Seguido de “configurações“:
Aqui, você pode definir alguns detalhes:
Tema escuro
Permite ativar ou desativar o tema escuro.
Modo offline
Permite efetuar registros no dispositivo e utilizar o aplicativo mesmo sem conexão com à internet. Assim que estiver conectado à internet, a sincronização ocorrerá normalmente.
Sincronização manual
Os dados são sincronizados automaticamente com o sistema desktop, basta que você esteja conectado em alguma rede wi-fi ou utilizando os dados móveis do seu aparelho.
Caso necessite efetuar uma sincronização manual, na aba “dashboard“, clique no botão localizado no canto superior esquerdo:
Seguido de “sincronização”:
Aqui é possível visualizar se há pedidos ou clientes que ainda não foram sincronizados. Se desejar efetuar manualmente, clique no botão “sincronizar” e aguarde até que os dados estejam sincronizados.