Integração com ZPOS

Listamos neste tópico as configurações gerais para integrar os sistemas desktop Gdoor com as máquinas de cartão Stone, PagBank, Vero (Banrisul), Rede, Cielo, Caixa, Bin e Sicredi.

Introdução ao módulo

A integração do sistema Gdoor com o aplicativo ZPOS possibilita ao sistema uma funcionalidade gerando os dados de movimentação do cartão (nº autorização, NSU, entre outros) automaticamente nas transações.

Para esta comunicação, é necessário conectar a maquininha à internet.

A comunicação entre sistema e equipamento é feita por meio do app “ZPOS” instalado na sua maquininha. Ele está disponível para Stone, PagBank, Vero (Banrisul), Rede,Cielo, Caixa, Bin e Sicredi. Veja mais detalhes dos modelos disponíveis na imagem abaixo:

Instalação do servidor ZPOS

Em todos os computadores onde for utilizado o PDV, deve ser feita a instalação do servidor ZPOS. Clique aqui para baixar o servidor ZPOS.

O Servidor ZPOS é compatível com as versões do Windows 10 – 64 bits ou Windows 11 – 64 bits.

Este link está disponível tambem no PDV (NFC-e, SAT, MFE, ECF ou nota manual). Para localizar, acesse a opção “supervisor (F9)”, no menu “configurações” e escolha “ZPOS”. Em seguida, clique no link na parte superior da janela.

Localize o executável baixado em seu computador (normalmente na pasta downloads).

Dê um duplo clique no arquivo baixado e aguarde.

No final da instalação, certifique-se de que esteja marcada a opção “executar o ZPOS” e clique em concluir.

Ao lado do relógio do computador o ícone do ZPOS deve estar sempre ativo.

Dispositivos – Smart POS – Stone, PagBank, Vero (Banrisul), Rede e Cielo

Acesse a loja de aplicativos no seu dispositivo, pesquise por “ZPOS” e efetue a instalação.

Caso o app do ZPOS não aparecer na lista da loja de aplicativos, entre em contato com o seu grupo de atendimento no suporte técnico da Gdoor e solicite liberação da maquininha.

Acessando o app ZPOS será apresentado o número de série do equipamento e o status.

Realize agora as configurações do PDV para iniciar a utilização.

Dispositivos – Caixa, Bin e Sicredi

Clique aqui para acessar o tutorial com os procedimentos sobre a liberação de maquininhas das administradoras Caixa, Bin e Sicredi.

Habilitar novo dispositivo

A ativação do dispositivo é feita de forma rápida, acessando o PDV (computador) e o dispositivo (maquininha smart POS).

PDV – Computador

No PDV (NFC-e, SAT, MFE, ECF ou nota manual), acesse a opção “supervisor (F9)”, clique no menu “configurações” e escolha “ZPOS” para informar os dados da maquininha e vincular os dispositivos.

Vincular dispositivos

Preencha os campos de acordo com a maquininha de cartão utilizada.

Escolha uma das administradoras de cartão disponíveis.

Selecione uma das operadoras de cartão cadastradas em seu sistema Gdoor

Clique aqui se não houver uma operadora de cartão cadastrada e siga o tutorial para efetuar o cadastro.

Informe um apelido para este dispositivo.

Acesse o app ZPOS na maquininha de cartão, verifique o número de série apresentado na tela e preencha o campo no PDV.

Para as maquininhas PagBank, informe o código de ativação e marque a opção “imprimir via do estabelecimento”, se preferir desta forma.

Decreto 56670/22 do RS

Para atender ao decreto 56670/22 específico para o Estado do Rio Grande do Sul, marque a opção “imprimir documento de venda no POS”.

Ao final da digitação dos dados clique em “incluir”

Dispositivos vinculados

Serão apresentados todos os dispositivos liberados para utilização na listagem, na parte inferior da janela. Para excluir uma maquininha que não está em uso, clique no “X” ao lado direito da tela.

Para cadastros realizados de maneira incorreta, exclua o dispositivo e cadastre novamente

Vincular forma de pagamento

Na opção “vincular forma de pagamento”, selecione a forma de pagamento cadastrada no PDV para:

  • Cartão Débito
  • Cartão Crédito
  • Pix

Indique o “dispositivo padrão para o PDV” caso utilizar uma maquininha específica para o computador. Todos os dispositivos liberados serão apresentados neste local. Se preferir deixe marcada a opção “solicitar durante a venda”, para escolher na finalização de cada venda.

Finalize a configuração clicando em “salvar”.

Utilizando a integração com o ZPOS

Na finalização da venda no PDV selecione a forma de pagamento vinculada na configuração anterior (cartão de crédito, cartão de débito ou pix).

O ZPOS será acionado possibilitando escolher o tipo de pagamento.

Em seguida, caso tenha marcado a opção para “solicitar durante a maquininha” durante a venda, selecione o equipamento responsável pela transação. Caso tenha selecionado uma maquininha para o PDV, será acionada automaticamente.

A comunicação é feita e a maquininha solicita o cartão.

A partir deste momento, basta seguir as orientações apresentadas na maquininha até o momento onde apresente o comprovante da venda e clique em “concluir”.

Ao concluir o processo, retorne ao sistema e pressione novamente a tecla “F3” para que ocorra a impressão do documento fiscal.

Esse artigo foi útil?