Listamos neste tópico as configurações gerais e como utilizar o PDV móvel em equipamentos que utilizam o sistema Android e iOS.
Introdução ao módulo
O PDV móvel foi desenvolvido para facilitar o processo de geração de pré-venda gerencial (não disponível para maquininha da Vero Smart POS) ou de NFC-e, fazendo com que seja gerada a partir de qualquer local por meio de um celular ou tablet.
Este aplicativo se comunica com os sistemas Gpro e Gslim, onde busca os dados para o lançamento da pré-venda gerencial e a transmissão da NFC-e.
Requisitos
- A comunicação do sistema com o PDV móvel é feita por meio de uma conexão com internet, portanto não é necessário conectar o computador e o PDV móvel na mesma rede de computadores da empresa.
- Esta funcionalidade está disponível para os equipamentos (celular e tablet) com o sistema Android 5.1 ou posterior e com o sistema iOS.
- A instalação pode ser feita diretamente na maquininha Vero Smart POS.
- O App estará disponível para download somente para equipamentos que possuem câmera.
- É necessário que atualize o sistema Gdoor antes de configurar seu aplicativo. Clique aqui para acessar o passo a passo sobre a atualização do sistema.
- A série de emissão configurada no PDV móvel deve ser diferente da série configurada no sistema Gdoor instalado no computador.
Além dos equipamentos compatíveis, é importante analisar os requisitos para a instalação e funcionamento dos sistemas Gdoor nos computadores.
Ativar Ghub
O Ghub é uma API para sincronização de diversos dispositivos Gdoor: Gped, Gfood, Gcoletor, PDV móvel, Gweb e Gdoor desktop. Clique aqui para acessar o tutorial de ativação do Ghub.
Ativar dispositivo móvel
Após ativar o Ghub, é necessário efetuar a ativação do PDV Móvel. Clique aqui para ver como ativar o dispositivo móvel.
Dashboard
No dashboard (a tela principal) é possível selecionar um vendedor, lançar ou cadastrar cliente, escolher um tipo de precificação, realizar o lançamento de produtos e prosseguir com a finalização da venda.
Listas e configurações
Clicando nos “três traços” no canto direito superior da tela, as opções disponíveis são:
Lista vendas
Apresenta a listagem de vendas emitidas como NFC-e.
Defina um período e escolha o status da NFC-e para executar um filtro na listagem.
Clicando sobre a NFC-e emitida serão apresentadas informações como o número da NFC-e, os produtos, a forma de pagamento, entre outras informações. Nos “três pontos”, no lado direito superior, será permitido imprimir (depois que houverem maquininhas vinculadas) ou compartilhar novamente.
Lista Pré-vendas
Apresenta a listagem das emissões feitas como Pré-venda gerencial.
Defina um período e escolha o status da pré-venda para executar um filtro na listagem.
Acessando uma pré-venda gerencial emitida serão apresentadas informações como o número, os produtos, a forma de pagamento, entre outras informações. Nos “três pontos”, no lado direito superior, será permitido imprimir (depois que houverem maquininhas vinculadas) ou compartilhar novamente.
Configurações
Nas configurações do aplicativo é possível selecionar qual será o tema utilizado, como deve se comportar a finalização da venda e realizar o cadastro das maquininhas por meio do servidor ZPOS.
Tema
Configure um tema de apresentação.
- Padrão do sistema: utiliza o mesmo padrão do celular;
- Claro;
- Escuro.
Finalização da venda
Escolha a opção desejada do processo quando finalizar a venda emitida no aplicativo.
Dispositivos (ZPOS)
Vincule todas as maquininhas que são utilizadas pela empresa e são compatíveis com o ZPOS, clicando no botão “adicionar”.
Acesse o ZPOS na maquininha para ter acesso as informações e digite no cadastro do dispositivo.
Finalizando todos os cadastros, os dispositivos disponíveis serão listados na tela. É possível escolher qual será o dispositivo padrão para este celular/tablet ou se o dispositivo será selecionado todas as vezes na venda.
Após realizar as configurações, retorne ao dashboard para iniciar a utilização.
Vendedor
Os vendedores apresentados na tela são os vendedores cadastrados em seu sistema Gdoor.
Ao clicar na “engrenagem” no canto direito superior dentro da listagem de vendedores, marque o checkbox para “manter vendedor” para que não seja necessário selecionar o vendedor em todos os lançamentos.
Clientes
O App localizará todos os clientes já cadastrados no Gdoor. Clicando no campo do cliente, a janela de busca será aberta.
É possível localizar o cliente por CPF/CNPJ ou pelo nome.
Quando se tratar de um cliente novo, escolha e informe o CPF/CNPJ e na tela apresentada informe os dados:
- Nome: nome do cliente;
- CPF/CNPF: CPF para pessoa física e CNPJ para empresas;
- E-mail: informando o e-mail, será possível encaminhar o comprovante da venda para o e-mail cadastrado;
- Telefone: informando o telefone, será possível encaminhar o comprovante da venda por WhatsApp.
Após cadastrar todos os dados, clique em “adicionar”.
Tipo de precificação
Trabalhe com diferenciação de preços no momento de suas vendas.
Estão disponíveis três formas de trabalhar seus preços:
- Preço de venda;
- Preço de atacado;
- Tabela de preço.
Adicionar produtos
Existem diferentes formas de localizar os produtos do estoque no lançamento:
- Código/EAN: localize o produto digitando o código do item no Gdoor ou digitando o código de barras que contém no produto.
- Código/Nome do produto: Clicando na “lupa”, do lado direito do campo anterior, é possível alterar esta busca para o código ou a “descrição do produto” no estoque do Gdoor.
Clicando no desenho do “código de barras”, do lado direito do campo de busca, será aberta a câmera do equipamento para fazer a leitura do código de barras.
Quando a busca for efetuada pela descrição, os itens que contém a palavra buscada serão apresentados. Selecione o produto desejado e confirme.
Veja um exemplo de lançamento de itens.
Para remover um item da listagem, arraste o item em questão para a direita e confirme o procedimento.
Caso o lançamento estiver correto, pode prosseguir com o pagamento.
Edição dos itens
Clicando no item lançado, será possível editar algumas informações, como:
- Remover: escolha esta opção para remover os itens que não deseja manter no lançamento;
- Vendedor: apresenta o vendedor que lançou o produto;
- Quantidade: alterar as quantidades do item;
- Tipo de precificação: ajuste a precificação específica para um item;
- Desconto/acréscimo: escolha se aplicará ao produto um desconto ou acréscimo;
- Tipo: especifique se o desconto/acréscimo deve ser em percentual ou valor;
- Desconto/acréscimo: informe o valor ou percentual que deve ser aplicado.
Ao finalizar os lançamentos, uma tela é apresentada com os valores, informando descontos e acréscimos em cada produto na listagem e também nos campos onde apresenta os valores totais.
Clique no botão de “pagamento” e selecione o tipo de emissão (NFC-e ou pré-venda).
Finalizar como Pré-venda
Na tela de pagamento, são disponibilizadas as formas de pagamento disponíveis.
- Dinheiro;
- PIX;
- Crédito (cartão de crédito);
- Débito (cartão de débito).
Aplique um desconto no total da venda, caso precisar. Na tela apresentada selecione a opção desejada de desconto ou acréscimo e selecione se deve ser aplicado em percentual ou em reais. Informe o valor que deseja acrescentar ou descontar e clique no botão “aplicar”.
Informe o valor a cada forma de pagamento e confirme. Veja como fica o lançamento em cada uma delas:
Com a confirmação do recebimento, os valores serão listados como recebidos.
Para concluir clique em “finalizar”. O comprovante da venda pode ser enviado via e-mail (quando o cliente possir e-mail no cadastro), compartilhado (via whats app ou impresso em impressoras bluetooth) ou impresso (direto na maquininha ZPOS).
Finalizar como NFC-e
Na tela de pagamento, são disponibilizadas as formas de pagamento disponíveis.
- Dinheiro;
- PIX;
- Crédito (cartão de crédito);
- Débito (cartão de débito).
Aplique um desconto no total da venda, caso precisar. Na tela apresentada selecione a opção desejada de desconto ou acréscimo e selecione se deve ser aplicado em percentual ou em reais. Informe o valor que deseja acrescentar ou descontar e clique no botão “aplicar”.
Caso possuir vínculo com maquininhas do ZPOS, ao informar valores nas formas de pagamento PIX, cartão de crédito ou cartão de débito na finalização da venda, o sistema se comunicará com o dispositivo aguardando o recebimento dos valores. Veja como fica o lançamento em cada uma delas:
Com a confirmação do recebimento, os valores serão listados como recebidos.
Para concluir clique em “finalizar”. O comprovante da venda pode ser enviado via e-mail (quando o cliente possir e-mail no cadastro), compartilhado (via whats app ou impresso em impressoras bluetooth) ou impresso (direto na maquininha ZPOS).
Transmissão da NFC-e para a SEFAZ
Ao finalizar o documento, o PDV móvel comunica-se (por meio do Ghub) com o PDV Server responsável pela transmissão da NFC-e para a SEFAZ, permitindo assim a impressão do documento no local.
Se o PDV Server não estiver ativo, ou o tempo de resposta do Ghub para o PDV móvel for lento a impressão do documento será impressa em modo de contingência.