PDV móvel Tectoy e Elgin

Listamos neste tópico os equipamentos compatíveis, configurações gerais e como utilizar o PDV móvel.

Introdução ao módulo

O PDV móvel foi desenvolvido para facilitar o processo de emissão de NFC-e, fazendo com que esta venda seja gerada a partir de qualquer local por meio de um terminal portátil, sem a necessidade de se dirigir ao caixa.
Este aplicativo se comunica com os sistemas Gpro e Gslim, onde busca os dados para o lançamento e a transmissão da NFC-e.

Requisitos

A comunicação do sistema com o PDV móvel é feita por meio de uma conexão com internet, não sendo necessário conectar o computador e o PDV móvel na mesma rede de computadores da empresa.

Esta funcionalidade está disponível para os seguintes modelos de equipamentos:

Além dos equipamentos compatíveis, é importante analisar os requisitos para a instalação e funcionamento do sistema Gdoor nos computadores.

Habilitar o dispositivo no Ghub

Ghub

O Ghub é uma interface de programação de aplicação (API) responsável pela comunicação e sincronização dos dados dos sistemas Gpro com os dispositivos mobile GdoorClique aqui para ver como instalar e ativar o Ghub.

Na tela do “Gdoor”, clique no botão “Ghub”.

Clique na opção “PDV móvel” e em “config”. Informe o “usuário”, “vendedor”, a “série de emissão” e clique no botão “habilitar”.

A série de emissão configurada no PDV móvel deve ser diferente da série configurada no sistema Gdoor instalado no computador.

Será apresentado na tela um QR Code e o código de ativação correspondente a este QR Code.

Dispositivo

Acesse o aplicativo responsável pela instalação de novos app em seu equipamento, como o app Loja Elgin e o app Sunmi da Tectoy. Realize uma pesquisa por “PDV móvel Gdoor” e faça a instalação.

No primeiro acesso do aplicativo Loja Elgin será solicitado “cadastrar token”. Informe o código IW6QE.

Ao finalizar a instalação, execute o aplicativo em seu dispositivo e clique no botão “inserir código”.

Localize o “código de ativação” apresentado no Ghub, digite no campo onde é solicitado e clique no botão “habilitar”.

Dashboard

No dashboard (a tela principal) é possível cadastrar cliente, selecionar um vendedor, realizar o lançamento de produtos e prosseguir com a finalização da venda.

Clientes

No canto esquerdo superior da tela está posicionado o botão responsável por adicionar pessoas, clicando nele, acesse “adicionar cliente” para adicionar um novo cliente ou lançar um cliente já cadastrado.

Quando se tratar de um cliente novo, informe os dados:

  • Nome: nome do cliente;
  • CPF/CNPF: CPF para pessoa física e CNPJ para empresas;
  • E-mail: informando o e-mail, será possível encaminhar o comprovante da venda para o e-mail cadastrado;
  • Telefone: informando o telefone, será possível encaminhar o comprovante da venda por WhatsApp.

Após cadastrar todos os dados, clique em “adicionar”.

Vendedor

Na mesma opção no canto esquerdo superior da tela, clique agora na opção “selecionar vendedor”.

Os vendedores apresentados na tela são os vendedores cadastrados em seu sistema Gdoor. Selecione o vendedor e clique em “confirmar”.

Caso for necessário alterar o cadastro do cliente, trocar de vendedor ou remover ambos, a opção disponível é o mesmo botão onde as informações foram inseridas.

Também é possível adicionar ou alterar o cliente ou vendedor clicando no nome do cliente ou do vendedor que é apresentado na tela.

Adicionar produto à venda

Para localizar os produtos do estoque, clique no lado esquerdo no sinal “+” (adicionar).

Localize o produto digitando o código do item no Gdoor ou escrevendo o código de barras que contém no produto.

Clicando na “lupa”, do lado direito do campo de busca, é possível alterar esta busca para a “descrição do produto” no estoque do Gdoor.

Quando a busca for efetuada pela descrição, os itens que contém a palavra buscada serão apresentados. Selecione o produto desejado e confirme.

Serão apresentados os produtos na tela e aqui será possível fazer alterações nas quantidades de cada um.

Clicando nos “três pontos” ao lado do valor do item, é possível remover o produto da listagem (para o caso de um equívoco no lançamento) e ainda aplicar descontos ou acréscimos.

Na tela apresentada selecione a opção desejada de desconto ou acréscimo e selecione se deve ser aplicado em percentual ou em reais. Informe o valor que deseja acrescentar ou descontar e clique no botão “aplicar”.

Ao finalizar os lançamentos, uma tela é apresentada com os valores, informando descontos e acréscimos em cada produto na listagem e também nos campos onde apresenta os valores totais.

Pagamentos

Os pagamentos do PDV móvel podem ser efetuados de forma simples utilizando sua máquina de cartão POS sem a necessidade de configurar um terminal de pagamento ou também por intermédio de um terminal de pagamento. Veja as duas formas de finalização:

Pagamento sem terminal de pagamento

Caso a empresa possua uma máquina de cartão POS não serão necessárias configurações adicionais. No momento em que selecionar as formas de pagamento PIX, cartão de crédito ou cartão de débito na finalização da venda, o sistema solicitará manualmente a confirmação do recebimento do valor.

Na tela de pagamento, clicando no botão ao lado esquerdo, são disponibilizadas as formas de pagamento disponíveis.

  • Dinheiro;
  • PIX;
  • Crédito (cartão de crédito);
  • Débito (cartão de débito).

Não serão apresentadas todas as formas de pagamento cadastradas no Gdoor

É possível informar mais de uma forma de pagamento para a finalização da venda.

Veja o exemplo selecionando a forma de pagamento PIX:

Caso seja necessário alterar essa forma de pagamento, clique nos “três pontos” ao lado do valor e clique no botão remover. Desta forma retornará à tela anterior, possibilitando selecionar a forma de pagamento novamente.

Confirmando o pagamento clicando no botão no canto esquerdo inferior, a primeira mensagem de confirmação é apresentada. Analise as informações e clique no botão “adicionar”.

Neste momento o sistema solicita a confirmação do recebimento do valor. Ao receber a aprovação da venda na sua máquina de cartão POS, confirme o recebimento no sistema.

Confirmando o pagamento, a venda é finalizada. O comprovante da venda pode ser enviado via WhatsApp, via e-mail ou impresso.

Pagamento com terminal de pagamento

No caso da utilização do terminal de pagamento, o sistema aguarda o retorno da leitura do cartão de crédito ou débito e quando retornar a confirmação do recebimento do valor, é finalizada a venda. Veja como configurar:

Clicando nos “três pontos” no canto direito superior, escolha “terminal de pagamento”.

Selecione a opção ElginPay (equipamento compatível com o sistema).

No campo “ip do terminal de pagamento” é necessário cadastrar o IP do seu Elgin Pay.

Apenas altere a porta de transações e a porta de status se o fornecedor do equipamento solicitar esta alteração.

Após “salvar” a configuração, clique no lado esquerdo da tela para que sejam apresentadas as formas de pagamentos.

As formas de pagamento disponíveis são:

  • Dinheiro;
  • PIX;
  • Crédito (cartão de crédito);
  • Débito (cartão de débito).

Escolhendo a forma de pagamento crédito (cartão de crédito) ou débito (cartão de débito), informe o número de parcelas e clique em “adicionar”.

Neste momento o equipamento se comunica com o terminal de pagamento ElginPay e aguarda a leitura do cartão.

Assim que o equipamento confirmar o recebimento do pagamento, a venda é finalizada. O comprovante da venda pode ser enviado via WhatsApp, e-mail ou impresso.

Transmissão da NFC-e para a SEFAZ

Ao finalizar o documento, o PDV móvel comunica-se (por meio do Ghub) com o PDV Server responsável pela transmissão da NFC-e para a SEFAZ, permitindo assim a impressão do documento no local.
Quando o PDV Server não estiver ativo, ou o tempo de resposta do Ghub para o PDV móvel for lento a impressão do documento será impressa em modo de contingência.

Para dúvidas em relação a configuração do PDV Server do computador, clique aqui.

Esse artigo foi útil?