Listamos neste tópico como configurar, ativar e utilizar o Ghub.
O Ghub é uma API para sincronização de diversos dispositivos Gdoor: Gped, Gfood, Gweb e Gdoor desktop.
Instalação Ghub
Ele será instalado automaticamente com o sistema e fica localizado na barra lateral da tela principal do Gdoor.
Login
Na tela inicial do Ghub Admin, selecione o sistema utilizado e efetue o login com seu usuário e senha do sistema Gdoor.
Ativação
Em seguida, clique em “ATIVAR GHUB”.
Pronto, o Ghub Admin deverá ficar com o status ativado, conforme imagem abaixo:
Gfood
Gfood móvel
Ativar dispositivo
Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda do Ghub, clique em “Gfood móvel”, seguido de “ativar”.
Preencha as informações:
- Conexão padrão: a conexão entre celulares e o sistema é feita por meio da rede interna/wi-fi ou 4G.
- Endereço do servidor: o endereço de ip do computador servidor será apresentado.
- Nome do dispositivo: informe um nome para identificar o celular/tablet que será liberado.
- Nome do usuário: selecione um usuário cadastrado no Gdoor.
- Vendedor fixo: marcando o checkbox “vendedor fixo”, somente este vendedor será selecionado como garçon no aplicativo.
Clicando em “habilitar”, o QR Code será gerado na tela. Se necessário, copie o código de ativação gerado para colar na tela de ativação do aplicativo.
Download do app
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel e busque por Gdoor ou Gfood: bares e restaurantes.
Acessando o app após a instalação no celular, clique em “ler QR Code” e efetue a leitura do QR Code gerado na tela do computador.
Clique aqui para saber mais sobre a utilização do app Gfood Móvel.
No menu “dispositivos” do Ghub, serão listados todos os equipamentos habilitados para a utilização do aplicativo, apresentando a data e hora de ativação e permitindo excluir.
Gfood service
O Gfood service é uma ferramenta que possibilita ampliar as formas de atendimento no Gfood para deixar o processo do pedido mais prático, tanto para o estabelecimento que vai otimizar os processos, tendo redução nos custos e consequentemente aumento das receitas, quanto para o cliente, que terá mais autonomia e agilidade no pedido.
Com o autoatendimento, é só o cliente apontar o celular para o QR Code da mesa e fazer o pedido pelo cardápio digital. Ele será enviado diretamente para o Gfood (cozinha/bar) e poderá ser entregue pelo garçom na mesa.
Já o Gdelivery (WhatsApp delivery), possibilita visualizar o cardápio digital e enviar o pedido diretamente para o WhatsApp do estabelecimento, com opção de delivery ou retirada no local.
A opção de cardápio digital possibilita apenas visualizar os itens e efetuar o pedido para o garçom do estabelecimento.
Configurações gerais
Para efetuar a habilitação, na barra lateral esquerda, clique em “Gfood“, seguido de “Gfood service” e “config”.
Nesta tela, selecione o “tipo de serviço” desejado:
- Autoatendimento – cliente efetua o pedido pelo cardápio digital no estabelecimento com envio automático do pedido para o Gfood e Gfood monitor (impressão).
- Gdelivery (WhatsApp delivery) – cliente efetua o pedido pelo cardápio digital com envio para o WhatsApp do estabelecimento, com opção de delivery ou retirada no local.
- Cardápio digital – cliente visualiza o cardápio digital e efetua o pedido para o garçom do estabelecimento.
As configurações seguintes serão exibidas de acordo com o tipo de serviço selecionado, confira os detalhes abaixo:
Autoatendimento
Após selecionar o “tipo do serviço autoatendimento“, “adicione a logo” da empresa se desejar e clique em “salvar“, informe o “nome do estabelecimento” e clique em “habilitar“.
A mensagem que o serviço está “habilitado” será exibida, sendo necessário ler/acessar o “QR Code para teste“, copiar a “URL” (link com o endereço de acesso), além de “alterar informações” se necessário.
Visualização do autoatendimento
Ao ler ou acessar o “QR Code para teste“, é possível visualizar como o cardápio será exibido para o cliente.
Basta clicar sobre o produto desejado. Em seguida serão listados os adicionais do item (quando houver), campo para informar “alguma observação“, a “– quantidade +” e o botão “adicionar“.
Ao clicar em “ver pedido“, o resumo será exibido e o cliente ainda poderá “remover –” e/ou “adicionar mais itens“, informar seu “nome“, o “telefone” e “fazer o pedido“.
Ao concluir o pedido, o número da mesa e horário serão mostrados. Pode-se “fazer novo pedido“.
Gdelivery (WhatsApp delivery)
Após selecionar o “tipo do serviço WhatsApp delivery“, “adicione a logo” da empresa se desejar e clique em “salvar“, informe o “nome do estabelecimento”, o número de “telefone” do estabelecimento (para receber os pedidos no WhatsApp) e clique em “habilitar“.
A mensagem que o serviço está “habilitado” será exibida, sendo necessário ler/acessar o “QR Code para teste“, copiar a “URL” (link com o endereço de acesso), além de “alterar informações” se necessário.
Visualização do Gdelivery (WhatsApp delivery)
Clique aqui para acessar o passo a passo de um pedido feito no Gdelivery.
Cardápio digital
Após selecionar o “tipo do serviço cardápio digital“, “adicione a logo” da empresa se desejar e clique em “salvar“, informe o “nome do estabelecimento” e clique em “habilitar“.
A mensagem que o serviço está “habilitado” será exibida, sendo ler/acessar o “QR Code para teste“, copiar a “URL” (link com o endereço de acesso), além de “alterar informações” se necessário.
Visualização do cardápio digital
Ao ler ou acessar o “QR Code para teste“, é possível visualizar como o cardápio será exibido para o cliente.
Basta clicar sobre o produto desejado. Em seguida serão listados os adicionais do item (quando houver), a “– quantidade +” e o botão “adicionar“.
Ao clicar em “ver pedido“, o resumo será exibido e o cliente poderá “remover –” e/ou “adicionar mais itens“. Essa funcionalidade facilita o momento de efetuar o pedido para o garçom.
Gerar QR Code
Disponibilizamos diversos modelos com imagem, QR Code e número da mesa para impressão. Também há modelos onde é possível incluir a sua logomarca e opção apenas com o QR Code e número da mesa para impressão, que pode ser utilizado de forma minimalista ou inserido no layout de sua preferência.
Para gerar o QR Code para as mesas, escolha o modelo desejado e clique em “visualizar”. A aba “quantidade de mesas” e o modelo escolhido serão exibidos.
Informe o número total de mesas do estabelecimento e clique em “baixar” para fazer o download das imagens para impressão.
Horário de funcionamento
Após escolher o tipo de atendimento, acesse o menu “horário de funcionamento”, defina os dias e horários que o estabelecimento atende.
Salve os cadastros e inicie os trabalhos.
Vídeo – Visão geral do Gfood service
Gped
Ativar dispositivo
Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda, clique em “Gped“, seguido de “ativar dispositivo”.
Informe o usuário e o vendedor, depois clique em “GERAR QRCODE”.
O QR Code será gerado na tela, basta efetuar a leitura no aplicativo Gped para a ativação do dispositivo móvel.
Download do app
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel, e busque por Gdoor ou Gped: Pedido de venda externo.
Sincronização
Ao abrir o aplicativo Gped, a primeira tela será referente a ativação do dispositivo móvel.
No App, clique em “ler QR Code” para efetuar a leitura do QR Code da tela do Ghub, ou em “ativar com código” para digitação do código apresentado.
Clique em “iniciar” e aguarde a sincronização ser concluída .
Clique aqui para saber mais sobre a utilização do App Gped.
Gcoletor
Ativar dispositivo
Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda, clique em “Gcoletor“, seguido de “ativar dispositivo”.
Informe o usuário e clique em “habilitar”.
O QR Code e um “código para ativação sem QR Code” serão gerados na tela.
Download do app
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel, e busque por Gdoor ou Gcoletor.
Habilitar dispositivo
Ao abrir o aplicativo Gcoletor, a primeira tela será referente a leitura do QR Code ou a digitação do código gerado na tela do computador na ativação do dispositivo.
Ao escolher a opção “ler QR Code” e efetue a leitura do QR Code gerado na tela do Ghub admin.
Caso escolha a opção “inserir código”, digite o código alfanumérico gerado na tela do Ghub admin.
Clique aqui para saber mais sobre a utilização do App Gcoletor.
PDV móvel
Ativar dispositivo
Para conectar um dispositivo móvel, na barra lateral esquerda do Ghub, clique em “PDV móvel”, seguido de “ativar dispositivo”.
Preencha os campos:
- Usuário: selecione um usuário cadastrado no Gdoor;
- Vendedor: selecione o vendedor cadastrado no Gdoor;
- NFC-e: marque esta opção para possibilitar trabalhar com a emissão da NFC-e;
- Série de emissão: sugerimos configurar uma série diferente da série utilizada no sistema Gdoor dos computadores. Confirme com sua contabilidade se é possível fazer o cadastro desta forma;
- Pré-venda gerencial: marque esta opção para possibilitar trabalhar com a emissão da pré-venda gerencial.
Clique em “habilitar”.
O QR Code e um “código para ativação sem QR Code” serão gerados na tela.
Download do app
O aplicativo está disponível para as maquininhas Vero Smart POS e para os sistemas operacionais Android e iOS. Para download e instalação, acesse a loja Vero Store, a Play Store ou App Store do seu dispositivo móvel, e busque por Gdoor ou PDV móvel Gdoor.
Habilitar dispositivo
Ao finalizar a instalação abra o aplicativo. As opções apresentadas serão:
- Ler QR Code: escolhendo esta opção, permita que o App utilize a câmera do equipamento, aponte para o QR Code na tela do computador e realize a habilitação.
- Inserir código: localize o “código de ativação” apresentado na tela do computador na ativação do dispositivo, digite no campo onde é solicitado e clique no botão “habilitar”.
Após habilitar seu dispositivo para uso, clique aqui para acessar o tutorial sobre o funcionamento do PDV móvel.