1. Início
  2. Manuais
  3. Configurações do sistema
  4. Ativação da API para boletos Sicoob

Ativação da API para boletos Sicoob

Listamos neste tópico os procedimentos para o envio de boletos do banco Sicoob por meio da API disponibilizada pela instituição.

O principal objetivo de uma API (Interface de Programação de Aplicação) é integrar dois sistemas diferentes.

O sistema Gdoor permite uma integração com o banco Sicoob para os boletos emitidos, por meio de uma API.

Esta configuração substitui o antigo “envio do arquivo de remessa para o banco”.

Cadastro no site do banco

Para ativar a API com o registro automático de boleto Sicoob será necessário realizar o cadastro no site disponibilizado pelo banco.

Cabe à empresa verificar com o banco se algum valor será cobrado para a prestação deste serviço.

Acesse o site https://developers.sicoob.com.br/portal/dashboard e realize o cadastro.

Após efetuar o cadastro e acessar a página com seu login e senha, clique no botão “gerar aplicativo”.

Seguindo com o cadastro da sua aplicação, preencha com o nome da aplicação (ex.: nome da empresa – registro de boleto – Gdoor) e uma descrição (Ex.: Registro de boletos via integração Gdoor).

Selecione a opção desejada para a integração da API (conforme este exemplo “cobrança bancária”).

Na sequência preencha os dados:

  • Nome do cooperado: informe o nome do titular da conta;
  • Número da conta: informe o número da conta da empresa;
  • A integração será por uma empresa parceira: selecione “não”;
  • Certificado digital: clique no botão com o sinal de adição e localize seu certificado digital.

O certificado precisa estar no formato .CER, .CRT ou .PEM. Caso seu certificado esteja no formato .PFX siga as instruções descritas no tutorial: https://developers.sicoob.com.br/portal/documentacao?slugItem=seguranca&slugSubItem=certificado-digital

A tela de confirmação será aberta. Confira todos os dados e caso estejam corretos, clique em prosseguir.

Serão gerados os dados referente a Client ID e Secret ID. Copie as informações e clique no botão “concluir”.

Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de produção.

Configuração no Gdoor

No sistema Gdoor, acesse o módulo “bancos”, selecione a conta referente ao Sicoob e clique no botão “ficha”.

Preencha os dados solicitados de acordo com as informações geradas no site do banco:

  • ClientID: copie a informação do campo Client ID do site da Sicoob;
  • ClientSecret: em testes realizados recebemos o retorno que “não é necessário para utilizar as APIs do Sicoob”, permitindo deixar em branco. Caso apresentar alguma chave, copie a informação do site da Sicoob e cole no campo;
  • Key user: sugerimos verificar diretamente com o banco a necessidade de preenchimento deste campo;
  • Certificado digital (.pfx): é o mesmo arquivo do certificado que você selecionou para a emissão de NF-e e NFC-e.

A configuração do web service deve ser realizada em todas as contas Sicoob que fazem o envio de boletos.

Configuração do envio de boletos por e-mail

Nas “configurações” do Gdoor, acesse o menu “financeiro” e realize a configuração de SMTP para fazer o envio dos boletos por e-mail. Clique aqui para conhecer o procedimento passo a passo.

Transmissão dos boletos

Quando finalizar o procedimento de configuração do seu boleto, sugerimos emitir um boleto como teste e confirmar com o banco se a operação obteve o êxito esperado.

Emita o primeiro boleto como teste e somente inicie a emissão de boletos caso o banco confirme a operação.

Siga até o módulo “receber” no Gdoor, selecione as contas que deseja transmitir os boletos para o banco e clique no botão “boleto folha A4”.

Este processo depende da configuração do boleto já estar pronta. Caso ainda não tenha configurado, acesse o tutorial de configuração para geração de boletos.

Na tela apresentada, clique no botão registrar boletos e aguarde o processo.

Agora aguarde os seus clientes realizarem os pagamentos.

Retorno bancário – recebimento dos boletos

No módulo “receber” no Gdoor, clique no botão “receber conta” e escolha a opção “retorno bancário”.

Selecionando o “banco sicoob” configurado, marque os documentos e clique no botão “consultar”.

Para aqueles clientes que o banco disponibiliza a função de recebimento por arquivo, marque a opção “importar retorno” e selecione o arquivo de retorno do banco.

Ao receber o retorno das contas na cor verde, indicando os boletos “já quitados”, clique em quitar contas para realizar as devidas baixas no módulo “receber”.

Esse artigo foi útil?