GPDV NFC-e

Listamos neste tópico configurações, importações, carteiras digitais, recebimentos, troca de mercadorias, abertura e fechamento de caixa, configurações, contingência e muito mais…

Introdução ao módulo

A Nota Fiscal de Consumidor eletrônica ou NFC-e, propõe ao estabelecimento um padrão nacional de documento fiscal eletrônico, baseado nos padrões técnicos da Nota Fiscal Eletrônica modelo 55 (NF-e), adequado às particularidades do varejo.

Configuração inicial

É possível trabalhar com servidor e terminal. No primeiro acesso, em um cenário onde teremos servidor e terminal, será necessário a configuração do servidor, através do executável PDV_Server.exe, disponível na pasta local da solução Gdoor.

Ao executar o PDV_Server.exe teremos a tela:

g17_conf_sat
  • Certificado: nesta opção é possível selecionar o certificado digital da empresa, pode ser utilizado modelo A1 ou A3;
  • Senha: necessário inserir a senha do certificado digital;
  • Número (ID): identificação gerada no site da SEFAZ do estado do emitente no momento da liberação para emissão, qualquer dúvida é necessário consultar o contador responsável;
  • Código (CSC): código gerado no site da SEFAZ do estado do emitente no momento da liberação para emissão, qualquer dúvida é necessário consultar o contador responsável;
  • Ambiente: será necessário definir homologação (ambiente de testes) ou produção (ambiente para emissão dos documentos com validade fiscal), conforme orientação contábil;
  • Emissão: geração dos documentos em emissão normal ou off-line;
  • Iniciar com o Windows: marque o checkbox para que o PDV Server fique sempre ativo.

Após preencher as informações clique em “confirmar“. Serão apresentados os dados do emitente, o estado ao qual estão sendo enviadas as NFC-e e o status, que deverá ser “serviço em operação“, clique em “ocultar” para voltar e iniciar a emissão de NFC-e.

Acesse aqui a configuração de NFC-e detalhada.

Tela inicial

Após a configuração, basta acessar o módulo:

g15_sat_acesso

Ao efetuar o acesso com usuário e senha, teremos a tela inicial do NFC-e com todas as funções do módulo: F2 (abrir venda), F11 (listagem), F5 (importar), F6 (receber parcelas), F7 (clientes), F8 (produtos), Ctrl + T (troca) e F9 (supervisor).

Atalhos

Teclas de atalho na emissão de NFC-e:

TeclaFrente de caixaCom venda abertaTela finalização
F1Finalizar a prazo e abrir o parcelamento
F2Abrir vendaDividir conta
F3Finalizar vendaFinalizar venda
F4Cancelar venda em aberto
F5Importar DAV, orçamento, comanda, pré-vendaAtualizar lista de itens
F6Receber parcelasSelecionar vendedorSelecionar o vendedor
F7Consultar clientesConsultar clientesConsultar clientes
F8Consultar produtosConsultar produtos
F9Menu supervisorInserir observação no cupom
F10Menu fiscalInformar frete/transportadora/ intermediador marketplaceDefinir o parcelamento
F11Abrir listagem de vendas gravadasFinalizar venda pelo TEFFinalizar venda pelo TEF
F12Finalizar venda em dinheiro
HOMEAplicar desconto ou acréscimo no próximo itemAplicar desconto ou acréscimo no próximo itemAplicar desconto ou acréscimo no próximo item
ENDAbrir gavetaAbrir gavetaAbrir gaveta
INSERTAlterar quantidade no próximo itemAlterar quantidade no próximo itemCadastrar nova forma de pagamento
DELETEExcluir itens da venda
*Capturar peso da balançaCapturar peso da balança
Ctrl + AAbrir o caixa
Ctrl + FFechar o caixa
Ctrl + !Ativar/desativar preço de atacado
Ctrl + TTroca de mercadorias
ESCSair do sistemaSair da vendaSair da finalização da venda

Iniciar venda (F2)

A opção de abrir venda é utilizada para iniciar o lançamento de uma nova NFC-e.

Na tela principal da abertura de vendas, existem os seguintes botões (funções):

Caixa para inserção de novos produtos: para inclusão de um produto, digite o código, nome ou código de barras no campo em questão. Neste campo existem 5 atalhos possíveis:

  • Insert = quantidade: ao utilizar a tecla Insert, o sistema abrirá uma tela para informar a quantidade do produto a ser vendido. Esta opção deve ser utilizada anteriormente a inclusão do produto na NFC-e.
  • Home = preço: ao utilizar a tecla Home, o sistema solicitará o código do produto e após abrirá a tela para alteração do preço. Esta alteração pode ser em desconto (em valor ou percentual), acréscimo (em valor ou percentual) ou no valor final (altera o valor final para o novo valor informado).
  • Delete = cancela item: ao utilizar a tecla Delete ou Del, o sistema solicitará a escolha de um item para cancelamento. Logo abaixo explicaremos esta opção junto ao botão de cancelamento.
  • F5 = atualizar: a tecla F5 pode ser utilizada para efetuar uma atualização no cadastro dos produtos, que é buscado no retaguarda. Caso haja alguma alteração no cadastro, basta apertar a tecla F5 dentro da NFC-e que o sistema fará a atualização automática de tudo que foi alterado pelo retaguarda.
  • * = balança: pela tecla asterisco, o sistema identificará o peso do produto que está na balança e levará esta informação para a NFC-e.

Sair (F4) ou Esc: sairá da tela de finalização sem que a NFC-e atual seja finalizada.

Produtos (F8): abrirá a tela de consulta dos produtos, onde é possível consultar e lançar produtos na NFC-e atual.

Cancelar item (DEL): ao clicar no botão em questão, ou utilizar a tecla de atalho “Delete”, o sistema abrirá a tela abaixo para escolha do item a ser cancelado ou então do código de produto a ser cancelado. Após escolher o produto, aparecerão as informações do mesmo, com a quantidade vendida e a quantidade a ser cancelada, que será preenchida pelo usuário.

gdoor14_nfce_cancelaritem

Produtos com número de série ou grade não podem ser cancelados parcialmente.

Pagamento (F3): na opção pagamento, o sistema abrirá uma nova tela com os totais devidos e as formas de pagamento para finalização da venda, além dos botões para informar o acréscimo ou desconto e o botão para abertura de venda a prazo por meio de parcelas.

gdoor14_nfce_pgto

Na tela de pagamento é possível indicar as diversas formas de pagamento.

  • Para finalizar a venda em dinheiro sem informar o valor recebido basta pressionar a tecla F3 ou clicar no botão F3 – finalizar.
  • Para finalizar a venda em dinheiro informando o valor recebido, digite o valor recebido no campo ao lado da forma de pagamento e pressione a tecla F3 ou clique no botão fechar venda (F3). Quando digitado o valor recebido, o sistema mostrará o valor do troco se houver.
  • Para finalizar a venda com uma espécie diferente de dinheiro, selecione a espécie na lista (use a teclas direcionais para cima e para baixo), quando estiver sobre a espécie desejada, informe o valor no campo ao lado da forma de pagamento e pressione F3, ou clique no botão fechar venda (F3). Ao pressionar F3 ou no botão fechar venda (F3), sem digitar valor no campo do valor, o sistema assumirá o valor final da venda como valor recebido na espécie selecionada (com desconto e acréscimos caso houver).
  • Para finalizar a venda com espécies de pagamento diferentes (ex. contravale e dinheiro), selecione a espécie na lista (use a teclas direcionais para cima e para baixo), quando estiver sobre a espécie desejada, informe o valor para ela no campo ao lado da forma de pagamento. Repita a operação para as demais espécies.
  • Para recebimento do valor da venda em dinheiro e parte a prazo, na tela de recebimento selecione a espécie dinheiro, digite o valor que será recebido em dinheiro, logo após pressione a tecla F10 ou clique no botão parcelar (F10), siga os passos da finalização da venda a prazo. O sistema terá que estar configurado para fazer venda a prazo na NFC-e.

Para vendas a prazo, é necessário que haja um cliente informado na NFC-e, este, obrigatoriamente, deve ser da mesma cidade do emitente da NFC-e, pois a emissão deste documento é somente para o mesmo município do emitente.

Caso o sistema esteja configurado para controlar o limite de crédito e o cliente esteja com o mesmo estourado, será emitido um aviso, que solicitará ao usuário se deverá ou não liberar a venda. Após esta liberação, será possível escolher a quantidade de parcelas e demais informações conforme imagem abaixo.

gdoor14_nfce_parcelamento

Pode-se alterar o valor das parcelas manualmente, sendo que o sistema recalculará automaticamente as demais após a alteração de uma delas.

Ainda na tela principal para pagamentos, para dar desconto ou acréscimo no total da venda, na tela de fechamento, pressione HOME ou clique no botão Des/Acr (Home).
O desconto ou acréscimo só pode ser concedido por usuários autorizados. As opções de desconto no cupom são as mesmas opções do desconto concedido nos itens, a tela é a mesma e as funções também. A diferença é que o desconto no final da venda será concedido sobre o total da venda, e o desconto por item será concedido no item vendido.

Para informar o valor final do item no campo alteração, digite o valor final do produto após clicar no botão # valor final. Caso deseje efetuar o desconto/acréscimo, utilize os botões + acréscimo ou – desconto.

Abaixo, segue a tela de desconto em percentual. Para dar o desconto em percentual pressione o botão – desconto, pressione o botão % percentual e após digite o percentual do desconto no campo alteração. Para finalizar o desconto clique em confirmar. Para voltar a dar desconto por valor, pressione o botão – desconto novamente e escolha o botão $ valor.

gdoor14_nfce_desconto

Para aplicar algum acréscimo em percentual, o procedimento é basicamente o mesmo, porém deve-se utilizar o botão + acréscimo, após digite o percentual do acréscimo no campo alteração e clique em confirmar. Para voltar a dar acréscimo por valor, pressione o botão + acréscimo novamente.

O percentual do desconto ou acréscimo não pode ultrapassar 100% do valor do produto.

Listagem (F11)

A listagem mostrará todas as NFC-e´s cadastradas. Na tela principal da NFC-e clique no botão listagem, que está localizado no lado esquerdo da tela, ou pressione a tecla F11 para a listagem ser mostrada.

gdoor14_nfce_listagem

A listagem está dividida em 3 partes:

Cabeçalho

Na opção listagem, contemplamos os seguintes filtros:

  • Todas: mostrará todas as NFC-e´s independente do status;
  • Concluídas: mostrará todas as NFC-e´s que foram concluídas;
  • Canceladas: mostrará todas as NFC-e´s que foram canceladas ou inutilizadas;
  • Pendentes: mostrará todas as NFC-e´s que não foram autorizadas por algum motivo, ou por estarem com algum tipo de rejeição, apenas lançada (sem emissão), ou até mesmo algum erro ocasionado durante a transmissão, que fez com que não fosse possível finalizar o processamento do documento;
  • Off-line: mostrará apenas as NFC-e´s que foram emitidas no modo off-line.

Dados

Nesta seção serão apresentados os dados da NFC-e, sendo possível selecionar uma NFC-e já lançada para alteração (desde que não tenha sido enviada), exclusão, envio ao servidor da SEFAZ para validação e o envio do e-mail da mesma. Os campos disponíveis são:

  • Número: mostrará o número da NFC-e;
  • Data: mostrará o dia/mês/ano de emissão da NFC-e;
  • Status: mostrará o status atual da NFC-e;
  • Chave: mostrará a chave de acesso da NFC-e junto ao servidor da SEFAZ;
  • Cliente: nome do cliente utilizado no lançamento da NFC-e;
  • CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente utilizado no lançamento da NFC-e;
  • Valor: valor total da NFC-e;
  • H/P: campo que indicará se a NFC-e está em ambiente de homologação ou produção.

A diferenciação de cores tem o seguinte significado:

  • Azul: NFC-e autorizada;
  • Vermelha: NFC-e rejeitada ou com erro de schema;
  • Cinza: NFC-e cancelada ou inutilizada;
  • Preta: NFC-e apenas gerada.

Rodapé

No rodapé estarão os botões de função da NFC-e.

  • Cancelar (F4): opção utilizada para cancelamento de NFC-e transmitida. Apenas será apresentada se a NFC-e estiver com status “autorizada“;
  • Imprimir (F6): botão para efetuar a impressão da NFC-e na impressora padrão do sistema. Apenas será apresentado se a NFC-e estiver com status “autorizada“. Tecla de atalho para a função F6;
  • E-mail (F7): botão utilizado para enviar e-mail ao cliente da NFC-e com o XML e o DANFE. É possível alterar o destinatário no momento do envio. Apenas será apresentado se a NFC-e estiver com status “autorizada“, “erro de schema” ou “rejeição“. Tecla de atalho para a função F7;
  • Ver on-line (F8): botão para consultar a NFC-e nos servidores do SEFAZ. Apenas será apresentado se a NFC-e estiver com status “autorizada” ou “cancelada“. Tecla de atalho para a função F8.

Ainda no rodapé, há a opção “localizar“. Para utilizá-la, basta posicionar o cursor sobre algum dos campos (dados da NFC-e) e digitar a informação desejada que o sistema fará a busca, que será por qualquer parte da frase, por exemplo: “Desejo localizar as NFC-e´s que possuem o status de rejeição – duplicidade de NFC-e”, basta posicionar o cursor sobre o campo “status” e digitar no campo “localizar” uma parte da frase (duplicidade) que o sistema fará a busca e manterá filtrado apenas o que houver tal informação no campo escolhido.

Importar (F5)

O módulo de NFC-e permite a importação das informações digitadas nos módulos auxiliares de venda: DAV, DAV O.S, pré-venda, orçamento, pedido de venda e também do módulo adicional Gfood (conta cliente).

Na tela principal do NFC-e, na opção importar (F5), será mostrado o menu com as opções de importação.

Importar DAV

Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção importar (F5), no menu de opções selecione a opção DAV ou utilize a tecla de atalho F2.
O sistema mostrará a tela com a relação de DAV´s para importação.

gdoor14_nfce_importardav2

Na tela de importação do DAV, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

Localizar: campo utilizado para pesquisa dos DAV´s lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo:

  • Número: informa o nº do DAV na listagem;
  • Data: data de emissão do DAV consultado;
  • Ficha: campo para controle interno lançado diretamente no DAV;
  • Cliente: nome do cliente lançado no DAV;
  • Valor total: valor total do DAV consultado.

Importar (F2): botão para geração da nova NFC-e a partir do DAV selecionado;
Imprimir (F9): imprime um relatório de conferência do DAV selecionado;
Fechar: sai da tela de importação.

Importar pré-venda

Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção importar (F5), no menu de opções selecione a opção pré-venda ou utilize a tecla de atalho F3.
O sistema mostrará a tela com a relação de pré-vendas para importação.

gdoor14_nfce_importarprevenda

Na tela de importação de pré-venda, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

Localizar: campo utilizado para pesquisa das pré-vendas lançadas. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

  • Número: informa o nº da pré-venda na listagem;
  • Data: data de emissão da pré-venda consultada;
  • Ficha: campo para controle interno lançado diretamente no pré-venda;
  • Cliente: nome do cliente lançado no pré-venda;
  • Valor total: valor total da pré-venda consultada.

Importar (F2): botão para geração da nova NFC-e a partir da pré-venda selecionada;
Imprimir (F9): imprime um relatório de conferência da pré-venda selecionada;
Fechar: sai da tela de importação.

Importar orçamento

Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção importar (F5), no menu de opções selecione a opção orçamento ou utilize a tecla de atalho F9.
O sistema mostrará a tela com a relação de orçamentos para importação.

Na tela de importação de orçamento, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

Localizar: campo utilizado para pesquisa dos orçamentos lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

  • Número: informa o nº do orçamento na listagem;
  • Data: data de emissão do orçamento consultado;
  • Ficha: campo para controle interno lançado diretamente no orçamento;
  • Cliente: nome do cliente lançado no orçamento;
  • Valor total: valor total do orçamento consultado.

Importar (F2): botão para geração da nova NFC-e a partir do orçamento selecionado;
Fechar: sai da tela de importação.

Importar pedido de venda

Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção importar (F5), no menu de opções selecione a opção pedido de venda ou utilize a tecla de atalho F7.
O sistema mostrará a tela com a relação de pedidos de venda para importação.

Na tela de importação de pedido de venda, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

Localizar: campo utilizado para pesquisa dos pedidos de venda lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

  • Número: informa o nº do pedido de venda na listagem;
  • Data: data de emissão do pedido de venda consultado;
  • Ficha: campo para controle interno lançado diretamente no pedido de venda;
  • Cliente: nome do cliente lançado no pedido de venda;
  • Valor total: valor total do pedido de venda consultado.

Importar (F2): botão para geração da nova NFC-e a partir do pedido de venda selecionado;
Fechar: sai da tela de importação.

Importar conta cliente (Gfood)

Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção importar (F5) e no menu de opções selecione a opção conta cliente (Gfood) ou utilize a tecla de atalho F8.
O sistema mostrará a tela com a relação de contas cliente (Gfood) para importação.

gdoor14_nfce_importarcontacli

Na tela de importação de conta cliente, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

Localizar: campo utilizado para pesquisa das contas cliente lançadas. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

  • Número: informa o nº da conta cliente na listagem;
  • Data: data de emissão da conta cliente consultada;
  • Cliente: nome do cliente lançado na conta cliente;
  • Valor total: valor total da conta cliente consultada.

Importar (F2): botão para geração da nova NFC-e a partir da conta cliente selecionada;
Fechar: sai da tela de importação.

Para todos os processos de importação, ao clicar em importar ou utilizar o atalho F2, o sistema solicitará a confirmação para lançar os itens em uma nova NFC-e, conforme segue:

gdoor14_nfce_confirmaimp

Após a confirmação, abrirá a tela principal de lançamento dos itens:

Nesta tela é possível incluir ou cancelar itens, porém estas alterações somente serão feitas na NFC-e e não nos módulos auxiliares de onde foram importadas as informações.

A tela de finalização da importação nada mais é do que a tela de “abrir venda” visto a pouco no 1º tópico.

Receber parcelas (F6)

É possível efetuar recebimento de parcelas (contas a receber) diretamente no frente de caixa.

Configuração

Para configurar, acesse o menu “supervisor F9” seguido de “configurações F9“.

Na aba “geral” do menu de “configurações“, marque a opção “recebimentos“, se desejar “integrar os recebimentos no livro caixa“, marque também a opção. Informe quantas “vias do recibo” de pagamento deverão ser impressas e clique em “salvar“.

Selecionar conta para recebimento

Após a configuração, para selecionar contas para recebimento de parcelas, no menu principal do PDV clique em “receber parcelas” ou utilize o atalho no teclado “F6“.

A pesquisa de contas a receber pode ser efetuada por “código do cliente“, “nome do cliente“, “documento” ou outra “informação“.

Selecione o tipo de pesquisa e digite os dados para busca no campo ao lado.

Para visualizar o detalhamento da conta utilize a tecla de atalho “F12: valor acumulado“, nele constarão informações como valor total da venda, número da nota fiscal, data de emissão, parcelamento, valor original, juros e descontos, conforme demonstrado abaixo.

Escolha os documentos que deseja receber utilizando o mouse ou a tecla “enter” do teclado. As contas selecionadas serão movidas para baixo, no campo “contas selecionadas para receber“.

É possível selecionar contas para receber de diversos clientes.

Para recebê-las, clique em “receber” ou utilize a tecla de atalho “F3” do teclado.

Receber conta integral

Após selecionar as contas para recebimento, a tela abaixo será aberta para informar o valor que será recebido e a forma de pagamento, após o preenchimento clique em “receber (F3)” ou utilize a tecla de atalho “F3” no teclado.

Marque o campo “imprimir único recibo para as contas recebidas” se assim desejar, ou desmarque para que seja feita impressão de um recibo para cada conta recebida.

A janela de confirmação será aberta, clique em “sim” para receber as contas selecionadas.

Modelo de impressão dos recibos individuais.

Receber conta parcial

Após selecionar a conta para recebimento, a tela abaixo será aberta para informar o valor que será recebido que pode ser um valor parcial ou com desconto dos juros por exemplo e a forma de pagamento.

Informe o valor parcial para recebimento no campo “receber o valor de“.
Abaixo abrirão as informações referente o “valor restante” a receber, “vencimento“, se deseja “gerar nova parcela do restante (F8)” marque a opção, assim como para “imprimir nova parcela“, número do novo “documento” (gerado automaticamente) e nome do “cliente“.

Após o preenchimento clique em “receber (F3)” ou utilize a tecla de atalho “F3” do teclado.

Na janela de confirmação clique em “sim“.

Modelo da impressão do recibo com recebimento parcial.

Estorno

Para efetuar o estorno de uma parcela recebida, clique em “estornar” no menu superior da tela.

Abrirá a tela para “informar o nº do documento a ser estornado“, após clique em “ok“.

Na janela de confirmação, verifique as informações e clique em “sim” para confirmar o estorno do recebimento.

Aguarde a mensagem de conclusão na tela.

Clientes (F7)

O NFC-e permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento da venda, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado.
O cliente pode ser informado ou selecionado antes da abertura da venda, durante a venda ou na tela de fechamento. Em ambos os casos, o comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7, ou clicando no botão clientes (F7). Aconselhamos que o nome do cliente seja indicado antes do início da venda, para isso configure o sistema para que o cliente seja solicitado na abertura da venda. Na figura abaixo, exemplo de tela de seleção do cliente e suas funções.

gdoor14_nfce_consultacli

Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.

Para efetuar uma consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, CPF/CNPJ ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.
Logo abaixo aparecerão as informações:

  • Código: código do cliente consultado;
  • CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado;
  • Nome: nome do cliente consultado.

Cadastrar (Ins)

Nesta tela é possível efetuar o cadastramento de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.

Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão cadastrar (Ins).
Ao clicar no botão cadastrar, apresentará a seguinte tela, com os campos para preenchimento:

gdoor14_nfce_cadastrarcli

Após o preenchimento, basta clicar em salvar ou utilizar a tecla de atalho “F3” para gravar as informações cadastradas.

Produtos (F8)

A opção de produtos abrirá uma janela para pesquisar pelos produtos cadastrados na base, que posteriormente podem ser lançados diretamente por essa tela para uma nova NFC-e.

gdoor14_nfce_produtos

Nesta tela, serão apresentados os seguintes campos:

  • Pesquisar: campo para digitação do código do produto, nome do produto ou código de barras.
  • Código: apresenta o código do(s) produto(s) consultado(s);
  • Cod. barra: apresenta o código de barras do(s) produto(s) consultado(s);
  • Descrição: apresenta a descrição do(s) produto(s) consultado(s);
  • QTD: quantidade em estoque do(s) produto(s) consultado(s);
  • UND: unidade de medida do(s) produto(s) consultado(s);
  • Valor unit.: valor unitário do(s) produto(s) consultado(s).

Para sair da tela de consulta de produtos basta apertar a tecla ESC ou clicar sobre o botão sair (ESC).

Troca de mercadorias (Ctrl + T)

A troca de mercadorias foi desenvolvida visando a agilidade no atendimento e consequentemente uma boa experiência para o cliente, que deseja apenas ter a mercadoria trocada, sem complicações.

Pensando nisso, simplificamos a operação para torná-la ágil, deixando a geração do crédito de troca e a troca da mercadoria independentes da nota fiscal de devolução.

Entendemos que o cliente não precisa ficar esperando enquanto o operador efetua processos internos, por isso a nota fiscal de devolução pode ser emitida posteriormente, sem gerar entraves para o cliente.

Configurar forma de pagamento

Inicialmente é necessário configurar uma forma de pagamento para troca de mercadorias, no menu principal do PDV, clique em “supervisor (F9)” ou utilize a tecla de atalho “F9” do teclado, em seguida “formas de pagamento“.

Cadastre uma “nova forma” de pagamento, utilizamos a descrição “troca de mercadorias” e no campo “forma gerada no XML” selecione a opção “outras” e clique em “incluir“.

No menu “supervisor (F9)“, clique em “configurações” e em seguida em “vendas“.
No campo “escolha a forma de pagamento para vale troca“, selecione a forma de pagamento cadastrada anteriormente, clique em “ok” na caixa de informação e em seguida “salvar“.

Gerar crédito de troca

Para gerar o crédito de troca para o cliente, no menu principal do PDV clique em “troca” ou utilize o atalho no teclado “Ctrl+T“.

Abrirá a tela para buscar a venda, a pesquisa pode ser efetuada por números “cupom“, “CPF/CNPJ” e “cod. cliente”, ou letras pelo “nome cliente“.
Basta selecionar o tipo de “pesquisa” e digitar no campo “buscar venda“.

Para a troca de mercadorias, é obrigatório que seja informado um cliente para receber o crédito, não é possível gerar crédito para “consumidor”.
Caso a venda tenha sido efetuada para “consumidor”, ao buscar a venda para gerar o crédito, será possível transferi-lo para o cadastro do cliente.

A menos que a pesquisa seja efetuada pelo número do cupom, serão listadas todas as vendas efetuadas para aquele cliente (CPF, nome ou código).

Ao clicar na venda, seus respectivos produtos serão listados logo abaixo no campo “selecione o produto para troca“, basta clicar uma vez no item desejado, informar a quantidade para troca no campo “qtd troca” e clicar em “gerar crédito F3” ou utilizar a tecla de atalho no teclado “F3“.

Na janela de confirmação clique em “sim“.

Um comprovante da troca de mercadorias poderá ser impresso e entregue ao cliente.

Transferência do crédito

Quando a troca de mercadoria for originada de um presente por exemplo, é provável que a venda tenha sido emitida para o cliente “A“, porém a troca será efetuada pelo cliente “B” (que ganhou o presente).
Neste caso será possível transferir o crédito da mercadoria para o cliente “B”, para facilitar a emissão da nova venda e pagamento caso haja diferença no valor da troca para mais ou para menos.

Desta forma, quando o cliente que estiver efetuando a troca não for o cliente que efetuou a compra, utilize o campo “cliente receberá o crédito” para informar o cliente “B” e transferir o crédito da troca da mercadoria, para isso basta clicar no ícone “” e informar o cliente desejado.

Informação do crédito no cadastro do cliente

Após a geração do crédito, é possível observar a informação no cadastro do cliente:

Cadastro do cliente sem créditos de troca:

Cadastro do cliente com créditos de troca:

Excluir crédito no cadastro do cliente

Se houver uma geração de crédito duplicada no PDV, haverá possibilidade (ver permissões do usuário) de efetuar a exclusão do crédito.

Para isso, no cadastro do cliente clique em “editar“, em seguida no campo “créditos de troca” clique no botão com cifrão “$“.
A tela de “extrato de trocas” será aberta.
Clique no crédito desejado, seguido de “excluir” e na janela de confirmação clique em “sim“.

Caso a nota fiscal de devolução tenha sido emitida, a operação de exclusão não será possível.

Não é possível excluir lançamentos manuais, caso seja necessário clique em “adicionar” e efetue o lançamento de um “débito” para estornar o crédito.

Lançamentos manuais no cadastro do cliente

Os lançamentos de crédito ou débito de troca também podem ser efetuados manualmente, diretamente no cadastro do cliente.

Para isso, no cadastro do cliente clique em “editar“, em seguida no campo “créditos de troca” clique no botão com cifrão “$“.

A tela de “extrato de trocas” será aberta.
Clique em “adicionar“, selecione a opção desejada: “crédito” para incluir um valor para troca ou “débito” para abater um valor de troca, a “descrição” desejada e clique em “salvar“.
Essa movimentação ficará gravada no extrato de trocas com a data/hora/descrição/valores e usuário que efetuou a operação.

Emitir cupom com abatimento do crédito

A emissão do documento fiscal do produto originado da troca é como qualquer outra, exceto pelo abatimento do crédito.

  • Informe o produto diretamente para iniciar o cupom ou clique em “iniciar venda” ou utilize a tecla de atalho “F2“.
  • Para informar o cliente é possível utilizar a tecla de atalho “F7“, o cliente indicado deve ser o recebedor do crédito gerado anteriormente na troca.

Ao informar o cliente, observe que no canto inferior esquerdo constará o valor que ele possui de “crédito de troca” destacado na cor verde, este é o valor total dos créditos (caso o cliente possua mais de um) que poderá ser abatido no valor total da venda.

O cliente também pode utilizar um valor parcial do crédito, deixando o restante para utilizar em outro momento.

  • Clique em pagamento ou utilize a tecla de atalho “F3” e no campo “troca de mercadorias” informe o valor desejado do crédito para abatimento (respeitando o valor máximo que consta no cadastro do cliente, exibido no canto inferior esquerdo do PDV).

Finalize a venda.

Quando o valor do crédito for menor que o valor da troca, haverá movimentação financeira de acordo com a forma de pagamento indicada (sobre a diferença paga pelo cliente).

Quando o valor do crédito for igual ao valor da troca, nenhuma movimentação financeira será efetuada.

Quando o valor do crédito for maior que o valor da troca, o crédito restante será mantido no cadastro do cliente, nenhuma movimentação financeira será efetuada.

Nota fiscal de devolução

Para que o produto trocado retorne ao estoque, é necessário efetuar uma nota fiscal de devolução (entrada).
Esta operação interna pode ser efetuada posteriormente, no final do dia por exemplo, pois não interferirá no processo de troca para o cliente.

No Gdoor, clique em “faturamento” e em “novo registro“.
Em seguida, no menu superior, clique em “integração” e em “itens de troca sem devolução“.

Aqui serão listados todos os itens trocados/gerado crédito, cujas notas fiscais de devolução (para retorno ao estoque) ainda não foram emitidas.

Selecione o/os itens desejados, em seguida clique em “gerar devolução“.

Observe que na aba “outros” o sistema trará os “documentos referenciados” com suas respectivas chaves de acesso.

Siga com a geração da nota conforme orientação do seu contador e depois clique em “salvar“.

Relatórios

As informações pertinentes às trocas podem ser visualizadas em dois relatórios, de clientes e estoque.

Relatório de clientes com crédito

No Gdoor, clique no menu “relatórios” -> “cadastro” -> “clientes” -> “relatório de clientes com crédito” e em “gerar relatório“.

Desta forma serão mostrados todos os clientes que possuem créditos em seu cadastro (que ainda não foram utilizados).

Para obter informações de um cliente específico, basta informar o código ou nome do mesmo no campo “seleção do cliente” e será gerado um relatório individual.

Modelo de relatório gerado de clientes:

Relatório de itens de troca sem devolução

No Gdoor, clique no menu “relatórios” -> “cadastro” -> “estoque” -> “relatório de itens de troca sem devolução“, informe a “data inicial” e “data final” desejada e clique em “gerar relatório“.

Este relatório mostrará os itens pendentes no faturamento, aguardando a emissão da nota fiscal de devolução.

Modelo de relatório gerado de estoque:

Vídeo

Supervisor (F9)

As configurações do módulo Supervisor da NFC-e permitem que seja determinado como o sistema operará nas vendas/emissões de NFC-e´s. Para ter acesso
às configurações do sistema, clique no botão supervisor (F9).

No menu supervisor estão localizadas as seguinte opções:

  • Configurações: disponibiliza configurações de utilização do PDV;
  • Troca de operador: possibilita trocar o operador;
  • Movimentação: emite relatório com os dados das vendas e recebimentos do PDV;
  • Formas de pagamento: permite cadastrar e vincular formas de pagamento;
  • XML contabilidade: permite exportar os XML para envio à contabilidade;
  • Suprimento: permite realizar uma inserção de valor no caixa;
  • Sangria/retirada: permite efetuar a retirada de um valor do caixa;
  • Inutilizar NFC-e: permite efetuar a inutilização de uma ou mais NFC-e;
  • Rel. fechamento de caixa: possibilita filtrar períodos e gerar a conferência do PDV.

Configurações

A tela de configurações está dividida em sete abas: geral, aparência, vendas, periféricos, T.E.F, e-mail e PIX/Cart.Digital.

Geral

Configurações gerais referentes a NFC-e.

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

  • Integrar abertura, suprimento e sangria com livro caixa: esta opção permite indicar qual é o plano de contas que receberá os valores referentes a estas operações.
  • Criar lançamento de cada venda no livro caixa: após selecionar esta opção e salvar, todas as vendas realizadas serão lançadas no livro caixa da solução Gdoor.
  • Trabalhar com controle de caixa: permite fazer abertura e fechamento de caixa e controlar turnos de trabalho.
  • Trabalhar com fechamento “cego” (sem conferência de valores): o operador não tem acesso aos valores das vendas ao fechar o caixa do seu turno (sem impressão de conferência).
  • Configurações da NFC-e: além da configuração inicial do PDV_Server, esta é uma opção fundamental para iniciar as operações de venda na NFC-e, pois é possível inserir a série, número do caixa e o próximo número de nota fiscal de consumidor eletrônica. Essas informações devem ser verificadas com seu contador.
  • Impressora: esta opção permite selecionar a impressora local ou em rede que efetuará a impressão do DANFE NFC-e. O modo de impressão também pode ser selecionado, optando por completo ou simplificado, conforme exemplo abaixo.
  • Mensagem no rodapé da venda: este campo é destinado a mensagem fixa que será impressa no rodapé em todas as vendas realizadas.
  • Recebimentos: permite realizar o recebimento de parcelas diretamente no PDV e integrar os recebimentos ao livro caixa, além de configurar a quantidade de vias do recibo.

Importante!
Compatível somente com impressoras que possuem modo gráfico.

Aparência

Configurações destinadas a interface de venda da NFC-e.

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

  • Sistema em modo tela cheia: ao utilizar esta opção será possível utilizar o módulo em tela cheia.
  • Menu caixa fixo: esta opção marcada, permite que o menu do lado esquerdo permaneça visível no módulo. Ao desmarcar a opção o menu não será apresentado no módulo após 5 segundos.
  • Imagem de fundo: é possível selecionar a imagem que será apresentada no módulo NFC-e ao fundo das operações.
    Na instalação da solução, algumas imagens são disponibilizadas por padrão. Caso deseje incluir outras imagens, basta acessar a pasta “C:\GDOOR Sistemas\GDOOR 2017\Layout” e incluir as imagens desejadas.
  • Imagens promocionais: nesta opção é possível inserir imagens promocionais e definir o tempo de apresentação das imagens. Na instalação da solução, algumas imagens são disponibilizadas por padrão. Caso deseje incluir outras imagens, basta acessar a pasta “C:\GDOOR Sistemas\GDOOR 2017\NFCe\Publicidade” e incluir as imagens desejadas.
  • Mensagem rotativa: ao utilizar esta opção a mensagem será apresentada na parte inferior da tela.

Vendas

Configurações destinadas às vendas da NFC-e.

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

Abrir cupom automaticamente: com esta opção marcada não é necessário pressionar o comando de abertura, ao inserir o primeiro produto, o sistema abrirá automaticamente a NFC-e.
O sistema permitirá a digitação do segundo item, somente após a abertura da NFC-e e impressão do primeiro item. Quando esta opção estiver marcada, na tela principal do módulo de NFC-e será mostrado o campo para digitação de produtos antes da abertura do documento.

Solicitar o vendedor na abertura da venda: marcando esta opção, o sistema solicitará o vendedor ao abrir o documento para lançamento da NFC-e. Caso esta opção esteja desmarcada, o vendedor terá que ser selecionado no final da venda.

Solicitar cliente na abertura do cupom: com esta opção marcada, o sistema solicitará a informação do cliente ao abrir a NFC-e. O cliente também pode ser informado antes da abertura do documento, através da opção clientes na tela principal da NFC-e caso esta opção esteja desmarcada.

Emitir som (beep) confirmando item vendido: marcando essa opção, a cada item vendido um beep será emitido, confirmando a venda. O sistema também emitirá um beep diferenciando quando não encontrar o item informado.

Solicitar quantidade após selecionar o produto*: ao utilizar esta opção, após a inclusão do produto no documento de venda, o sistema solicitará a quantidade do mesmo. Caso esta opção esteja desmarcada, é necessário utilizar a tecla INSERT anteriormente a informação do produto para que se altere a quantidade padrão de 1 para a desejada.
Esta é uma opção que ficará gravada apenas para a estação em que foi feita a configuração, as demais manterão a configuração que já está, ou seja, é uma configuração local.

Memorizar último vendedor utilizado: quando marcada esta opção, o sistema mostrará como opção para o próximo documento o vendedor utilizado no anterior. Mesmo com a opção marcada é possível alterar o vendedor.

Bloquear tela em produto não cadastrado: após selecionar esta opção, ao inserir um produto não cadastrado, será apresentada uma mensagem por 8 segundos, após, a tela é liberada para novos lançamentos.

Buscar somente pelo código de barras: não permite outro tipo de busca de produtos.

CFOP para produtos: permite selecionar o CFOP para os produtos. É possível utilizar em situações em que na NF-e é necessário um determinado tipo de CFOP e na NFC-e outro CFOP.

CFOP para serviços: permite selecionar o CFOP para serviços.

Casas decimais: esta opção determina quantas casas decimais serão utilizadas no valor unitário e na quantidade.

Escolha a forma de pagamento para vale troca: permite definir a forma de pagamento para troca de mercadorias.

Venda a prazo
Intervalo de dias entre as parcelas: indica o intervalo de dias entre as parcelas, para vendas a prazo feitas na NFC-e.

Imprimir carnê ao final da venda: com esta opção selecionada, no momento em que uma venda a prazo é finalizada, será impresso um documento não fiscal vinculado a NFC-e, com as datas e valores das parcelas.

  • Formato reduzido: com esta opção marcada, o módulo de NFC-e imprimirá o carnê de pagamento de forma reduzida, economizando papel;
  • Formato detalhado: com esta opção marcada, o sistema imprimirá os dados de forma mais detalhada, conforme exemplos abaixo;
  • Qtd. de vias: quantidade de vias do parcelamento que serão impressas.

Controlar limite de crédito do cliente: o sistema automaticamente, bloqueará vendas para clientes que tenham ultrapassado o limite de crédito (títulos em aberto), de acordo com o que está configurado em seu cadastro.

Imprimir confissão de dívida: com esta opção selecionada, o sistema imprimirá uma confissão de dívida ao final da impressão do carnê de pagamento. Esta confissão de dívida poderá ser digitada conforme necessidade do usuário. Para digitar a confissão de dívida clique no botão configurar.

  • Configurar: na tela de configuração da confissão de dívida é possível digitar o texto incluindo campos do sistema.
    Para mostrar a relação dos campos disponíveis basta clicar com o botão direito do mouse dentro da área destinada ao texto. Os campos do sistema serão mostrados entre o sinal de menor e maior <> e serão substituídos pelas informações da venda feita na NFC-e. O campo <LINHA> será substituído por uma linha no tamanho total das colunas do documento:
gdoor14_nfce_confdivida

A tela de configuração da confissão de dívida tem os comandos.

  • Padrão (F6): configura a confissão de dívida com o texto padrão do com sistema;
  • Limpa (F7): limpa todo o texto da confissão de dívida;
  • Confirmar (F3): confirma e grava o texto definido na confissão de dívida;
  • Sair (Esc): sai da tela de configuração da confissão de dívida.

Exemplo de confissão de dívida impressa:

gdoor14_nfce_parcconfdiv

Plano de Contas: campo para configurar o plano de contas onde cairão os lançamentos a prazo.

Trabalhar com tabela de preço: para utilizar diferentes tabelas de preços na venda.

  • Solicitar ao iniciar a venda: ao marcar esta opção, toda vez que iniciar a venda, aparecerá uma mensagem no frente de caixa para “selecionar a tabela de preço” desejada;
  • Tabela padrão: se optar por trabalhar com uma “tabela de preço padrão“, indique a desejada e clique em “salvar“.

Alíquota ISS: permite selecionar a alíquota, o código da atividade e situação tributária que será praticada na venda de serviços na NFC-e.

Periféricos

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:

Opção destinada para configurar a leitura do peso dos produtos diretamente da balança. Para que a leitura do peso seja feita corretamente, a balança deve estar corretamente configurada e conectada em uma saída serial RS 232.
Alguns modelos de balanças só funcionam corretamente na porta serial COM1 e com velocidade de 2400 Bits. Outros modelos de balanças permitem que sejam ligadas impressoras seriais nelas, estas, geralmente vem de fábrica configuradas como padrão para impressão, nestas balanças será necessário configurar para ligação com computador.

Antes de configurar a balança no Gdoor, certifique-se que a configuração da balança esteja correta. Para configurar a captura do peso da balança serial, na tela principal do NFC-e pressione F9 ou clique no botão supervisor (F9) e opte pela opção de configuração. Na tela de configuração selecione a aba periféricos. Na tela de configuração selecione a aba periféricos. As configurações serão feitas no quadro balança via porta serial.

  • Modelo: neste campo deve-se informar o modelo da balança utilizado;
  • Porta: porta COM em que a balança está conectada;
  • Bits segundo: velocidade da comunicação (vide manual da balança);
  • Bits parada: bits de parada (vide manual de balança);
  • Bits dados: bits de dados (vide manual de balança);
  • Paridade: esta opção deve estar como PNone, assim como a balança;
  • Decimais: precisão numérica usada no peso;
  • Monitorar balança: esta opção é utilizada para que o sistema fique monitorando a balança e caso seja colocado algum produto em cima da mesma, o peso será identificado e já lançado no sistema.
    Em alguns modelos de balança o envio dos dados da balança ao sistema não é contínuo e por isso deve-se marcar essa opção para que não seja necessário a todo momento informar que deve ser buscado o peso lido na mesma;
  • Acionar balança automaticamente: acionará automaticamente a balança tão logo seja colocado o produto/objeto sobre ela;
  • Testar: botão utilizado para efetuar um teste rápido de comunicação com a balança.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gdoor14_frentecaixa_confperifcodbar.png

Esta configuração permite que o NFC-e leia o código de barras com informações do peso ou preço dos produtos impressos em uma etiqueta pela balança. Para configurar a forma pela qual será feita a leitura do código de barras pelo módulo NFC-e, na tela principal pressione F9 ou clique no botão supervisor (F9) e opte pela opção configuração. Na tela de configuração, na aba periféricos, a configuração será no quadro código de barras com informação.

As balanças suportam códigos com 4, 5 e 6 dígitos. Antes de começar a configuração, verifique com quantos dígitos no código do produto a balança está configurada. Verifique também nas configurações da balança qual o dígito identificador está configurado, este dígito deverá ser o número dois (2).
Abaixo veremos detalhadamente como configurar o NFC-e e o sistema Gdoor para fazer a leitura do código de barras.

Código do produto cadastrado com 6 dígitos na balança

Este exemplo é usado na configuração quando os produtos de balança usam 6 dígitos no campo. Antes de configurar o módulo NFC-e e cadastrar os produtos, configure o software da balança para usar 6 dígitos no código do produto. A configuração do software da balança é de responsabilidade do fabricante da balança ou do representante que a forneceu.

Na etiqueta temos:
1 – Nome do produto: PAO FRANCES kg
2 – Unidade de venda: kg
3 – Preço por kg: R$ 6,30
4 – Peso do produto: 0,446 kg
5 – Preço de venda: R$ 2,81
6 – Código de barras: 2260300002816 (neste código de barras está contido o preço do produto).

O código de barras a seguir contém as seguintes informações:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gdoor14_nfce_configetiq02.png

Sabemos agora quais são e como estão dispostas as informações no código de barras impresso pela balança. Para configurar o Gdoor e NFC-e, siga os passos:

Abra o Gdoor, clique no menu estoque.
Cadastre o produto no estoque com as informações, conforme:

  • Código do produto: código interno sequencial com 6 dígitos é feito automaticamente pelo sistema;
  • Código de barras: este código deverá conter 7 dígitos. Tomando o exemplo da etiqueta anterior (6 dígitos), inicie o código de barras com 2 (dígito identificador de produto com código de barras da balança), em seguida o código do produto: 260300, o mesmo código que estará na balança (ficando assim o código de barras 2260300).
    O código de barras não precisa ser o mesmo que o código interno do Gdoor;
  • Nome do produto;
  • Unidade de medida: precisa ser kg;
  • Quantidade em estoque;
  • Preço unitário por kg;
  • Validade (dias): campo para informar o prazo de validade em dias do produto;
  • Lembre-se de cadastrar também a parte de tributação do produto.

Abaixo a imagem do cadastro do produto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gdoor14_dav_configetiq04.zoom80.png

Para configurar a leitura do código de barras no módulo NFC-e, siga os passos:

Na tela principal do NFC-e, pressione F9 ou clique no botão supervisor (F9). Opte pela opção configuração (F9). Na tela de configuração selecione a aba periféricos, e no quadro código de barras com informação faça a configuração tomando como exemplo a etiqueta a seguir sabendo que nela está informado o valor do produto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gdoor14_nfce_configetiq06.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gdoor14_nfce_configetiq05-1.png
  • Tipo de informação contida no código: marque a opção valor. Esta informação faz com que o NFC-e saiba que o código de barras conterá o valor do produto. Desta forma, o sistema calculará automaticamente a quantidade do produto que será vendida (preço da etiqueta R$ 2,81 / valor unitário R$ 6,30 = 0,446 kg).
    Caso o código de barras estivesse mostrando o peso do produto ao invés do preço, a opção marcada teria que ser peso. Assim, o sistema multiplicará o peso informado no código de barras da etiqueta pelo valor unitário (peso do produto 0,446 kg x valor unitário R$ 6,30 = R$ 2,809 valor total).
    O valor total pode apresentar variação de alguns centavos em relação a etiqueta e o preço apresentado na impressora, devido a configuração das mesmas. Esta configuração consiste em truncar, só mostra duas casas decimais sem levar em consideração a terceira casa. Exemplo: R$ 2,809 será mostrado R$ 2,80, ou arredondar (só mostra duas casas decimais, mas leva em consideração a terceira casa). Se a terceira casa for maior que 0,05 centavos, será acrescido um número na segunda casa (exemplo: R$ 2,809, será mostrado R$ 2,81). Verifique se a(s) balança(s) e a(s) impressora(s) esteja(m) com a mesma configuração, ambas truncando ou ambas arredondando;
  • Dígitos iniciais para identificar peso ou valor: campo destinado a informar o(s) dígito(s) identificador(es) de produtos com código de barras com informação do preço ou peso (verificar configuração da balança). Como exemplo, temos o código de barras abaixo: O primeiro dígito do código de barras será o dígito identificador de produtos pesáveis. O número informado neste campo, deverá ser cadastrado como dígito inicial do código de barras do produto, como no exemplo: barra: 2260300.
  • Posição onde inicia a informação de peso ou valor: campo para informar em qual posição do código de barras o sistema começará a ler a informação do peso do produto ou do preço de venda.
    No exemplo:temos o número 2 como dígito identificador e 260300 como código do produto. Estas informações não sofrerão mudanças, não importa quantas vezes o produto for vendido. Se somarmos a quantidade de dígitos do código de barras do produto, levando em consideração o dígito identificador (2) e também o código do produto (260300) teremos 7 dígitos. Estas informações sempre sairão na etiqueta, a informação do preço ou do peso do produto começará a partir do 8º dígito do código de barras.
  • Tamanho da informação de peso ou valor: neste campo é possível informar qual o tamanho da informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo dessa etiqueta:o valor do produto é R$ 2,81, levando em consideração, que o último dígito do código de barras é sempre o dígito verificador (não deve ser contado no tamanho da informação), e que a informação do peso ou do preço começa na posição 8, sobram somente 5 dígitos para conter a informação do preço ou peso:
  • Quantidade de casas decimais no peso ou valor: campo para informar a quantidade de casas decimais usada na informação do peso do produto ou do preço de venda. Nessa etiqueta o valor do produto é R$ 2,81:Sabemos que a informação do preço ou peso dentro do código de barras tem 5 dígitos, começando no oitavo dígito do código de barras, e como o último dígito do código de barras (dígito verificador) não faz parte da informação do peso ou valor, temos então duas casas:Podemos nesta configuração, ter na etiqueta um preço máximo de R$ 999,99. Caso no código de barras, estivesse contido o peso do produto ao invés do preço de venda, a quantidade de casas decimais seria 3, e o peso máximo seria de 99,999 kg.

Pode ocorrer diferença de R$ 0,01 entre o preço da etiqueta e preço no sistema, devido à balança e a impressora não estarem configuradas igualmente (arredondamento e truncamento).

Em casos que a configuração da balança esteja com 5 dígitos, basta configurar a posição com 7:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é g17_dav_conf_5.png

Em casos que a configuração da balança esteja com 4 dígitos, basta configurar a posição com 6:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é g17_dav_conf_6.png

T.E.F

A solução GPRO possui a opção de uso de TEF no módulo de NFC-e, atualmente compatível com TEF DIAL, SITEF e CAPPTA PLUS.

Opção de configuração do TEF DIAL:

Opção de configuração do SITEF:

Opção de configuração do Cappta Plus:

E-mail

A solução GPRO possui a opção de enviar um e-mail ao término da venda com as informações referentes a NFC-e.

Ao selecionar a opção e-mail padrão, o e-mail já configurado em seu gerenciador de e-mail padrão será utilizado.
Para o servidor próprio, será necessário inserir as informações referentes a SMTP, usuário, senha, porta e endereço de e-mail.

PIX/Cart. Digital

Você poderá cadastrar sua empresa na Shipay para integrar seu sistema Gdoor com carteiras digitais e efetuar recebimentos com o PIX diretamente no frente de caixa (entre outras carteiras: PicPay, Mercado Pago, Ame, PagBank, Caixa Tem, Nubank, WhatsApp, Dotz, Alelo, Iti, Ticket, Alymente, Interpag, Cielo Pay, Meubank, ConectCar, Vee, TudoAzul, Ewally, Rappypay, iFood e mais).

Para efetuar o cadastro na Shipay, acesse o Gdoor e no menu lateral esquerdo clique em “PIX, AME, Mercado Pago“.

Preencha os campos com o e-mail, nome, adicione os PDV’s, leia o termo de adesão e clique em ativar, em seguida os dados de autenticação da Shipay serão liberados.

Verifique o e-mail informado para acessar o painel da Shipay e aderir as carteiras digitais.
No painel da Shipay, clique em “carteiras digitais” e escolha a desejada, clique em “configurar carteira” seguido de “pegar credenciais” e autorize a conexão.

Feito isso, abra o PDV, clique no menu “supervisor” seguido de “configurações F9” e “PIX/Cart. digital“.

Indique o PDV desejado (cadastrado anteriormente, a chave será trazida automaticamente), depois clique em “salvar“.

Esta é uma configuração local, deve ser efetuada em cada PDV.

Pronto, vendas já podem ser efetuadas.

Contingência off-line

O modelo operacional atual da NFC-e prevê a utilização alternativa de contingência, denominado “contingência off-line NFC-e”.

Nesta modalidade, o contribuinte que estiver com problemas técnicos (conexão com a internet) para autorização da NFC-e, poderá emitir a mesma em contingência off-line, imprimir o DANFE NFC-e e depois de superado o problema técnico, transmitir o arquivo XML da NFC-e para autorização. O prazo estabelecido pelo FISCO atualmente é de 24 horas, contado da data e hora da emissão.

A solução Gdoor entrará automaticamente no modo de contingência, não sendo necessário nenhuma configuração.

A possibilidade de uso da contingência off-line para NFC-e é uma decisão exclusiva da Unidade Federada, que poderá vir a não autorizar esta modalidade de contingência para todos ou determinados contribuintes emissores de NFC-e.

A decisão pela entrada em contingência, bem como a escolha da alternativa de contingência (dentre as aceitas pela UF) é exclusiva do contribuinte, devendo ser utilizada nas situações em que ocorram problemas técnicos de comunicação, ou processamento de informações que impeçam a autorização da NFC-e em tempo real.
Não existe exigência de obtenção, pelo contribuinte, de autorização prévia do FISCO para entrada em contingência, nem tampouco de efetuar qualquer termo de início e término de contingência. Toda e qualquer dúvida sugerimos consultar seu profissional contábil.

Após o retorno do serviço de internet, todas as vendas geradas no modo off-line serão transmitidas automaticamente, caso alguma venda não seja transmitida, basta verificar o status.

Qualquer dúvida sobre o procedimento de emissão de NFC-e consulte nosso suporte técnico.

Atualizado em 18/05/2022

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados