Gfood móvel (novo)

Listamos neste tópico as configurações, procedimentos de instalação e utilização do Gfood móvel.

Introdução ao módulo

O Gfood móvel é uma extensão do módulo Gfood. Sua utilização ocorre em smartphones e tablets ou outros dispositivos que utilizem o sistema operacional Android e iOS. Com a utilização do Gfood móvel, o estabelecimento ganhará máxima agilidade no atendimento de seus clientes, pois facilita o processo de atendimento, envio de pedido e finalização no cupom fiscal.

A comunicação do aplicativo Gfood móvel com o Ghub ocorre por meio de uma conexão Wi-Fi ou 4G.

Através dele é possível:

  • Controle por mesas, comandas ou contas;
  • Controle de entregas/retirada de tele entregas;
  • Seleção de garçom;
  • Selecionar o setor de trabalho;
  • Visualização das mesas com possibilidade de filtrar por status;
  • Informar nome do cliente e quantidade de pessoas em cada mesa;
  • Cálculo de totais por pessoa;
  • Configurar consumação ou bloquear o consumo de uma mesa;
  • Cobrança de couvert e gorjeta;
  • Cadastro de identificadores e apelidos para as mesas;
  • Permite adicionar informações aos pedidos;
  • Histórico de consumo da mesa;
  • Inclusão de produtos através de nome, código ou seleção por grupos e subgrupos;
  • Lançar acréscimo/desconto no item;
  • Selecionar adicionais obrigatórios ou não ao produto;
  • Replicar ou cancelar itens;
  • Transferência de itens para outras mesas;
  • Sistema de rápida sincronização e gerenciamento;
  • Apresentar reservas feitas pelo sistema;
  • Grupo de favoritos presentes na aplicação;
  • Selecionar forma de pagamento;
  • Imprimir a conferência de mesa;
  • Compartilhar pedidos via WhatsApp, e-mail entre outros.
  • Controle de grupo de adicionais
  • Contra senha para vendedor

Ativar Ghub

O Ghub é uma API para sincronização de diversos dispositivos Gdoor: Gped, Gfood, Gcoletor, Gweb e Gdoor desktop. Clique aqui para ver como instalar e ativar o Ghub.

Após ativar o Ghub, acesse o aplicativo.

Seleção do garçom

A primeira tela do app é a de seleção de garçom. Os garçons a serem selecionados são os que estão no “cadastro de vendedores” do GDOOR.

É necessário que o garçom esteja cadastrado no sistema para acessar o Gdoor Móvel.

Ordenar

No canto direito superior da tela, poderá selecionar qual a ordem que deve apresentar o cadastro de garçons na tela:

  • Código;
  • Nome;
  • Ordem crescente;
  • Ordem decrescente.

Seleção do setor

Quando possuir os setores cadastrados no Gfood Monitor para que a impressão de itens do mesmo grupo de produtos ocorra em setores diferentes, será possível selecionar para qual setor deve enviar estes pedidos.

Dashboard

Na tela inicial do Gfood móvel, você pode acompanhar as seguintes informações:

As informações serão apresentadas por mesas, comandas ou contas, conforme estiver configurado no Gfood.

Trocar setor

Ao optar por trabalhar com setores, poderá realizar a troca de setores de forma rápida por meio da barra na parte superior da tela.

Outras funções estão disponíveis no menu superior esquerdo da tela.

São elas:

Alterar garçom

É a mesma função da abertura do aplicativo. Está opção apenas aparece se não estiver marcado “vendedor fixo” na ativação do dispositivo.

Alterar setor

Ao optar por trabalhar com setores, poderá realizar a troca de setores de forma rápida por meio da barra na parte superior da tela.

Reservas

Caso o estabelecimento trabalhar com a reserva de mesas, neste local estarão listadas todas as reservas já feitas. Clique em “adicionar” para adicionar uma nova reserva.

Preencha os campos:

  • Número: informe o número da mesa que será reservada;
  • Cliente: selecione o cliente cadastrado no Gdoor;
  • Data: selecione a data que o cliente deseja reservar;
  • Horário: selecione o horário para a reserva;
  • Lembrete: selecione um tempo para ser lembrado deste agendamento;
  • Cancelar após: selecione um tempo para que o sistema cancele e libere a mesa automaticamente caso o cliente não compareça;
  • Ocupantes: informe o número de ocupantes da mesa;
  • Observações: campo destinado ao cadastro de observações sobre a reserva;
  • Mesas vinculadas: adicione outras mesas que serão utilizadas para esta mesma reserva.

Observe na tela do aplicativo as mesas reservadas com o desenho de um relógio na cor azul.

Configurações

Tema

  • Padrão do sistema: utiliza o mesmo padrão do celular;
  • Escuro;
  • Claro.

Modo de conexão

Selecione o tipo de conexão existente entre o app e o sistema Gdoor.

  • Rede: rede interna da empresa;
  • Internet: conexão de internet, inclusive 4G.
Política de privacidade

A política de privacidade do app Gfood Móvel visa garantir a segurança e a confidencialidade dos dados dos usuários.

Mesas / Comandas / Contas Sequenciais

A solução Gfood atua com três possibilidades de controle. O aplicativo Gfood móvel apresentará a forma configurada no Gfood.

Veja como serão apresentadas cada uma delas:

  • Mesa: destinado ao uso tradicional de controle de mesas no ambiente do restaurante;
  • Comanda: destinado ao uso no controle de comandas, podendo estas ser entregues para cada cliente;
  • Conta sequencial: destinado ao uso do display de senhas, ou seja, quando o cliente desejar utilizar um display para anunciar os pedidos prontos, é sugerido este tipo de controle.

Para este tutorial, consideramos a utilização de mesas no estabelecimento.

Status das mesas

Na tela do dispositivo, as mesas serão apresentadas com status diferentes.

Veja os exemplos abaixo:

  • Mesa 1: mesa ocupada e com consumo. A mesa foi aberta e o pedido foi feito;
  • Mesa 2: mesa com consumo bloqueado;
  • Mesa 3: mesa ocupada sem consumo. A mesa foi aberta, mas ainda não fez o pedido;
  • Mesa 4: mesa sendo atendida por outro garçom;
  • Mesa 5: uma reserva foi feita para esta mesa;
  • Mesa 6 e demais mesas: mesas livres, disponíveis para uso.

Ao clicar no botão com o sinal de adição (+), no canto direito inferior da tela, três botões com funções serão disponibilizados.

  • Ler QR Code: utilize a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code, quando utiliza o Gfood Service e imprime os modelos para colar nas mesas.
  • Pesquisar mesa: digite o número da mesa para localizar no sistema e digitar os lançamentos.
  • Resumo das mesas: esta opção mostra um resumo para a configuração utilizada.
    Conforme o exemplo, utilizamos a configuração de mesas. Será apresentado o resumo das mesas com a quantidade de mesas livres, quantas mesas estão ocupadas, quantas mesas estão reservadas, a quantidade de mesas que estão consumindo produtos e o total de mesas configurado. Mostrará também a soma de todos os ocupantes das mesas, o garçom e o setor configurado para o aplicativo utilizado.

Esta opção permite fazer um filtro conforme a opção selecionada:

  • Todas: apresenta todas as mesas/comandas;
  • Livres: apresenta todas as mesas/comandas que estão livres para uso;
  • Reservadas: apresenta todas as mesas/comandas que já estão reservadas;
  • Ocupadas: apresenta todas as mesas/comandas que estão abertas mas ainda sem lançamentos.
  • Atendendo: apresenta todas as mesas/comandas que estão sendo atendidas por outro garçom;
  • Em uso: apresenta todas as mesas/comandas que estão sendo atendidas, ocupadas ou com consumo bloqueado. As mesas reservadas não são consideradas neste filtro.

Lançamento da mesa/comanda/conta sequencial

Para os lançamentos, utilize as funções acionadas pelo botão de adição (+) ou a forma mais simples, clicando na mesa/comanda/conta, disponível na tela.

Lançar item

Clique em “lançar item” para o lançamento dos produtos.

A seleção do produto pode ser feita utilizando a rolagem da tela até localizar o item e clicar no mesmo.

Conheça outras formas de localizar o item:

  • Ler código de barras: posicione a câmera do celular no código de barras do produto;
  • Busca: digite o nome do produto e localize o item na listagem;
  • Favoritos do Gfood: ao clicar no “coração”, serão mostrados os grupos favoritos cadastrados no Gfood. Selecione o grupo favorito e localize o item na listagem;
  • Seleção por grupos e subgrupos: selecione o grupo, em seguida o subgrupo e localize o item na listagem;
Seleção do item

Depois de localizar o item, clique no cadastro para fazer o lançamento no pedido. Quando o seu sistema possuir o cadastro da gestão de grupos e adicionais, será necessário selecionar as demais opções cadastradas.
Veja os detalhes de cada campo:

  • Quantidade: selecione a quantidade de itens para o lançamento.
  • Desconto/acréscimo: clicando na opção no canto superior direito, é possível gerar um desconto ou acréscimo, em valor ou em percentual para o produto lançado.
  • Lançamento dos adicionais obrigatórios: se a empresa optar por trabalhar com escolha obrigatória de produtos nos lançamentos dos pedidos, a palavra “obrigatório” será apresentada e uma das opções deverá ser selecionada para prosseguir;

Clique aqui para acessar o tutorial completo sobre a Gestão de Grupos e Adicionais.

  • Lançamento dos adicionais não obrigatórios: selecione os itens adicionais configurados na Gestão de Grupos e Adicionais que são opcionais para os pedidos;
  • Observações: utilize a opção disponível no final da listagem para informar uma observação ao pedido. Digite a informação e clique em “salvar”.

Após ajustar todos os detalhes do item, clique no botão “lançar”.

Para os clientes que não utilizam o cadastro da gestão de grupos e adicionais, na tela apresentada do app, informe a quantidade do produto, desconto/acréscimo ou uma observação e clique no botão “lançar”.

  • Concluir lançamento: finalizando a digitação dos itens, clique no botão “concluir lançamento”.
Opções da venda – Menu superior direito

Na tela de lançamento para a mesa, diversas opções estão disponíveis nos três pontos localizados no canto superior direito.

Veja os detalhes de cada opção:

  • Transferir conta: transfere a conta de uma mesa para outra. A mesa que recebeu os itens apresenta em cada item a mensagem “transferido da mesa …”;
  • Selecionar cliente: permite selecionar ou cadastrar um cliente;
  • Selecionar garçom: permite selecionar o garçom quando a opção “vendedor fixo” não foi marcada na configuração do Ghub;
  • Configurar desconto: é possível gerar um desconto ou acréscimo, em valor ou em percentual para a mesa.
  • Configurar consumação: informe um valor de consumação para a mesa. Este valor não será considerado na conta total da mesa;
  • Bloquear consumo: bloqueia todos os lançamentos na mesa até que ocorra o desbloqueio;
  • Configurar couvert: informe o valor de couvert específico para esta mesa. Será apresentado por padrão aquele valor cadastrado no Gfood.
  • Selecionar ocupantes: informe o número de ocupantes da mesa;
  • Configurar identificador: utilize este cadastro quando precisar agrupar as mesas ou para selecionar a mesa onde diversas comandas estão consumindo. Todos estes cadastros estarão disponíveis na aba “identificadores” no Gfood ou o botão “identificadores” na parte inferior da tela do “dashboard” do Gfood móvel.

    Por exemplo.:
    Situação 1 – O clientes das mesas 4, 5 e 6 querem juntar suas mesas. Acessando a configuração de identificadores de cada mesa, informe o mesmo identificador para todas. Assim, o Gfood tratará todas como uma conta só;
    Situação 2 – O estabelecimento entrega comandas aos clientes na entrada. Os clientes das comandas 12, 18, 19, 22 e 40 estão ocupando a mesa 10. Acesse a configuração de identificadores de cada comanda e cadastre o número da mesa. Assim, saberá a mesa em que determinada comanda está consumindo.
  • Configurar apelido: o cadastro de apelidos no Gfood, pode auxiliar na localização das mesas. Quando utilizar estes cadastros, poderá selecionar o apelido neste local;
  • Adicionar observações: descreva observações em relação a mesa selecionada.
Mais detalhes (sobre a mesa e os itens)

Clicando nesta opção, serão expandidas informações sobre a mesa, como o tempo que está aberta, o tempo que está sem consumo e a data e hora do último registro. Já nos itens, apresenta os adicionais lançados;

Opções – Menu superior direito do item

No lado direito do lançamento do item, algumas opções estão disponíveis nos três pontos. Veja os detalhes de cada opção:

  • Ver detalhes: apresenta informações detalhadas sobre este produto;
  • Replicar item: cria um lançamento igual ao item selecionado;
  • Cancelar item: exclui o item do lançamento. Opção fica disponível somente até gerar uma impressão da mesa.
  • Transferir item: possibilita transferir o item selecionado para outra mesa, informando o número da mesa de destino e a quantidade que será transferida.

OBS.: Caso tenha gerado desconto no total da mesa, precisa informar o que deve ocorrer, se será transferido todo o desconto, transferido proporcionalmente ou se irá manter o desconto na mesa de origem.

Mais detalhes (sobre os valores cobrados)

Clicando nesta opção, serão expandidas informações sobre os valores adicionais cobrados para a mesa. Neste local é possível editar ou isentar o valor do couvert e também isentar a cobrança da gojeta do garçom;

Enviar Pedido

Ao clicar no botão enviar pedido, o pedido será registrado para a mesa e devidamente impresso nas impressoras configuradas nas opções do Gfood Monitor.

Tela de configuração das opções do Gfood Monitor:

Veja o exemplo dos pedidos impressos nas impressoras da copa e da cozinha:

Pagamentos

Após o lançamento dos itens, defina as formas de pagamentos do pedido que serão exibidas de acordo com as formas de pagamento cadastradas no PDV do Gdoor. Você também pode utilizar mais de uma forma de pagamento no mesmo pedido, sendo: dinheiro, PIX ou cartão.

Informe o valor da forma de pagamento e finalize o lançamento.

É possível utilizar várias formas de pagamento para a mesma mesa.

Ao finalizar os lançamentos, uma tela com a listagem de formas de pagamento e valores é apresentada.

Clique no botão “voltar” para retornar a tela principal.

Imprimir conferência

Ao clicar no botão conferência, o arquivo é preparado para a impressão. Após gerar o arquivo, clique no botão “enviar pedido” para que a conferência seja impressa na impressora configurada nas opções do Gfood Monitor.

Tela de configuração das opções do Gfood Monitor:

Veja o exemplo de uma conferência impressa:

Compartilhar

Clicando nesta opção é possível gerar um documento nos tamanhos A4, 80mm ou 57mm para depois compartilhar no WhatsApp, entre outros aplicativos, ou imprimir diretamente em uma impressora configurada por bluetooth.

Veja o exemplo de um documento gerado no tamanho 80mm e encaminhado via WhatsApp:

Identificadores

Comandas em determinada mesa

No menu identificadores, as mesas ou comandas estarão agrupadas. Os identificadores são utilizados controlar a distribuição das mesas ou comandas em um mesmo ambiente. Por exemplo.:

  • Situação 1 – O clientes das mesas 4, 5 e 6 querem juntar suas mesas. Acessando a configuração de identificadores de cada mesa, informe o mesmo identificador para todas. Assim, o Gfood tratará todas como uma conta só;
  • Situação 2 – O estabelecimento entrega comandas aos clientes na entrada. Os clientes das comandas 12, 18, 19, 22 e 40 estão ocupando a mesa 5. Acesse a configuração de identificadores de cada comanda e cadastre o número da mesa. Assim, saberá a mesa em que determinada comanda está consumindo.

A configuração de cada mesa é feita acessando o menu superior direito da mesa.

Acessando a configuração de identificadores de uma das comandas, clique no botão “adicionar”.

Informe o nome do identificador, exemplificado aqui como mesa 5 e clique em “salvar”.

Acesse agora todas as comandas que estão ocupando o mesma mesa e selecione o identificador.

Acessando o menu identificadores, será possível ver o identificador criado. Clicando no identificador, serão apresentadas todas as comandas vinculadas a ele.

Tele-entrega

A entrega é considerada como uma conta cliente, a diferença está no número do controle. Ao registrar uma nova, o sistema criará sequencialmente uma numeração de 1001 até 1999, retornando ao número mínimo assim que chegar ao máximo.

Para acessar, clique no menu “tele-entrega”, na parte inferior direita da tela.

Na tela inicial da tele-entrega do Gfood móvel, além de mostrar todos os lançamentos efetuados, você pode acompanhar as seguintes informações:

Origem

Utilize esta opção como filtro, selecionando se deseja apresentar em tela somente os pedidos feitos pelo gfood, somente as entregas feitas pelo ifood, ou todas as origens.

Ao clicar no botão com o sinal de adição (+), no canto direito inferior da tela, três botões com funções serão disponibilizados.

  • Adição (+): um novo botão com o sinal de adição (+) é apresentado e o lançamento de uma nova entrega é iniciado;
  • Resumo do tele-entrega: esta opção mostra um resumo das entregas. Será apresentada a quantidade de entregas, a quantidade de retiradas no estabeleciomento e o total de comandas lançadas. O resumo também apresenta quantas entregas foram feitas por meio do gfood ou do ifood, além do garçom.

Lançamento da entrega

Para o lançamento dos produtos considere, praticamente, os mesmos procedimentos explicados anteriormente neste tutorial, referente ao lançamento dos itens nas mesas/comandas/contas. Clique aqui para acessar o procedimento.

Veja abaixo algumas particularidades da entrega que diferem do processo de lançamento nas mesas/comandas/contas:

Opções da venda – Menu superior direito

O menu superior direito do lançamento da tele-entrega será apresentado de forma resumida. Para acessar todas as opções, clique nos três riscos.

Para facilitar o acerto da venda, clique no botão “configurar troco” e estipule os valores que o entregador deverá levar junto na hora da entrega.

Mais detalhes (sobre os valores cobrados)

Serão expandidas informações sobre os valores adicionais cobrados para a entrega. Neste local é possível isentar a cobrança da gorjeta do garçom, conferir os valores dos itens, conferir o valor da entrega e o troco que o entregador deverá levar ao cliente.

Clique na seta na parte superior da tela para voltar a janela anterior.

Entrega

Ao clicar no botão entrega, selecione o cliente na listagem, cadastre um novo cliente ou clique em “continuar sem cliente”.

Realize a busca do cliente informando o CPF ou pesquise pelo nome. Para cadastrar um novo cliente, clique no botão “adição (+)” e informe os dados solicitados. Perceba que neste momento somente o nome é obrigatório, considerando que na próxima etapa este pedido seja retirado no estabelecimento.

Marque a opção “retirada” e clique em “continuar”. O ícone do pedido será apresentado como uma “casinha”.

Caso optar pela entrega, ao clicar em “preencher” será necessário fazer o cadastro completo do cliente.

Dica: caso possua mais de um endereço de entrega cadastrado no cadastro do cliente, em vez de “preencher” os dados, serão apresentados os endereços para “selecionar”. Se o cliente estiver em um novo local, clique no sinal de adição (+) e cadastre o novo endereço.

Após salvar, veja que o valor da entrega foi preenchido automaticamente conforme o cadastro de taxa de entrega.

O cadastro das taxas de entrega, são efetuados no “cadastro de clientes” do Gdoor por meio do menu “taxas de entrega”.

Solicite ao cliente quanto ele precisa de troco e informe na tela.

Confira o resumo da entrega e clique em “finalizar”.

Como se trata de uma entrega, o ícone do sistema mostra uma moto de entrega com entregador.

Neste momento o pedido foi enviado, então caso as impressoras estejam configuradas nas opções do Gfood monitor,serão impressos. Veja o exemplo dos pedidos impressos e da conferência:

Pagamentos

Essa opção segue o mesmo procedimento descrito anteriormente neste tutorial. Clique aqui para verificar o processo.

Imprimir conferência

Nas opções do Gfood monitor, marque o checkbox “imprimir conferência na cozinha após impressão do tele-entrega”. Assim, quando clicar em “enviar”, além de imprimir o pedido, será impressa também a conferência.

Caso necessite imprimir em outra impressora, selecione a impressora nas opções do Gfood monitor.

Assim, ao clicar no botão conferência, o arquivo é preparado para a impressão. Clicando em “entrega” e finalizando o pedido, será impresso na impressora configurada.

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Essa opção segue o mesmo procedimento descrito anteriormente neste tutorial. Clique aqui para verificar o processo.

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