Listamos neste tópico como efetuar o cadastro de contas bancárias, importar extrato, gerar caixa e geração de boletos no sistema GDOOR. Confira o passo a passo.
Introdução ao módulo
O módulo banco contém toda a movimentação bancária registrada no sistema, o mesmo não gera nenhum tipo de arquivo para os bancos, porém permite que seja feita a importação do extrato bancário em formato XLS. Antes de começar a usar o módulo banco é necessário que se faça o cadastro das agências e contas bancárias.
O módulo separa os lançamentos por agências e contas, desta forma, é possível ter várias agências e contas cadastradas.
Também é possível fazer a configuração dos boletos para serem impressos em folha A4, fazer a impressão de cheques (estes já devem estar configurados na opção de impressos do sistema) e gerar lançamento no caixa das movimentações bancárias. A visualização dos lançamentos bancários pode ser feita pela listagem de lançamentos ou individualmente pela ficha de lançamento.
Visão geral do módulo:
Ficha de lançamento
A ficha de cadastro/alteração do módulo banco, é destinada ao cadastro e manutenção dos lançamentos bancários de entradas e saídas de valores monetários no controle bancário.
Antes de efetuar o lançamento é necessário selecionar a agência e a conta em que será feito o lançamento no topo da tela principal do módulo, conforme imagem abaixo. Logo abaixo a escolha da agência, está a tela de cadastro/edição dos lançamentos.
Os campos que compõem o cadastro de caixa são:
- Documento: número de identificação do documento.
- Data: data de emissão do documento (data do movimento).
- Histórico: campo para digitar um breve histórico do lançamento bancário.
- Valor (+/-): valor monetário do lançamento. Para valor de entrada no banco digite o valor (Ex.: 550,00 ficará na cor verde), para lançamento de saída no banco digite o valor antecedido do sinal de menos (-) (Ex.: -550,00 o valor ficará na cor vermelha).
- Saldo: mostrará o saldo atual da agência utilizada nos lançamentos, calculando automaticamente os lançamentos anteriores ao atual após salvar o lançamento.
- Pré-datado para: data para quando o lançamento é previsto para entrar ou sair do banco. O sistema não fará a compensação automática do lançamento na data prevista.
- Compensado em: data em que o lançamento foi compensado no banco, ou seja, data em que o valor do lançamento passará a contar como saldo disponível.
Junto as informações das agências, na parte superior da tela principal, existem os campos:
- Nome do banco: nome por extenso do banco cadastrado.
- Agência: código da agência.
- …: logotipo do banco. Esta informação é buscada automaticamente, caso contrário é possível incluir manualmente.
- Conta: número da conta cadastrada.
- Limite de crédito: onde é informado o limite de crédito da conta em questão para acompanhamento.
- Saldo no talão: soma dos lançamentos de entradas e saídas do ano corrente.
- Saldo real: saldo real em banco quando todos os lançamentos estiverem compensados.
- Saldo no banco: saldo dos lançamentos compensados (valor disponível no banco), este saldo deve ser o mesmo saldo que consta no extrato bancário.
Lista de registros
A lista de registros permite a visualização dos lançamentos efetuados, mostra os lançamentos da agência e da conta selecionada no topo da lista.
Para trocar de agência e conta, basta selecionar a agência e conta desejada. Pela listagem é possível fazer as seguintes funções: cadastro das agências e das contas bancárias, configuração dos boletos para serem impressos em folha A4, impressão de cheques (estes já devem estar configurados na opção de impressos do sistema), gerar contra lançamento no caixa dos lançamentos bancários e importar extrato bancário em formato XLS.
Abaixo segue imagem da tela da lista de registros bancários.
Os campos que compõem a lista de registro são:
Parte superior da tela (informação fixa):
- Nome do banco: nome por extenso do banco cadastrado.
- Agência: código da agência.
- …: logotipo do banco. Esta informação é buscada automaticamente, caso contrário é possível incluir manualmente.
- Conta: número da conta cadastrada.
- Limite de crédito: onde é informado o limite de crédito da conta em questão para acompanhamento.
- Saldo no talão: soma dos lançamentos de entradas e saídas do ano corrente.
- Saldo real: saldo real em banco quando todos os lançamentos estiverem compensados.
- Saldo no banco: saldo dos lançamentos compensados (valor disponível no banco), este saldo deve ser o mesmo saldo que consta no extrato bancário.
Na parte inferior da tela (as informações são alternadas entre listagem e ficha):
- Documento: número de identificação do documento.
- Emissão: data de emissão do documento (data do movimento).
- Histórico: campo referente a um breve histórico do lançamento bancário.
- Valor: valor monetário do lançamento. Para valor de entrada a informação será apresentada em preto, para lançamento de saída será apresentada em vermelho (Ex.: -100,00).
- Saldo: mostrará o saldo atual da agência utilizada nos lançamentos, calculando automaticamente os lançamentos anteriores ao atual após salvar o lançamento.
- Pré-datado: data para quando o lançamento é previsto para entrar ou sair do banco. O sistema não fará a compensação automática do lançamento na data prevista.
- Compensado: data em que o lançamento foi compensado no banco, ou seja, data em que o valor do lançamento passará a contar como saldo disponível.
Outras funções
O módulo bancos possibilita a gestão bancária da empresa através de operações como: cadastramento das contas bancárias, lançamento de registros, importação de extrato, geração de boletos e outras funções.
Contas bancárias
Nesta opção é possível efetuar o cadastro das contas bancárias, ou seja, toda a movimentação do banco poderá ser “espelhada” na solução GDOOR.
Para efetuar o cadastro de uma conta bancária basta clicar no módulo bancos > contas bancárias > novo.
Os campos que compõem o cadastro das agências bancárias são:
- Banco: número no Banco Central (Ex.: Itaú – 041, Banco do Brasil – 001).
- Agência: número da agência bancária onde está a conta (é necessário utilizar hífen para separar agência e dígito).
- Nº da conta: número da conta bancária (é necessário utilizar hífen para separar conta e dígito).
- Senha: senha da conta do banco.
- Nome do banco: nome do banco.
- Data da abertura da conta: data de abertura da conta.
- Nome do correntista: nome do titular da conta.
- Nome do gerente: nome do gerente do banco responsável pela conta.
- Telefone: telefone da agência bancária.
- Limite de crédito: limite de crédito da conta.
- Saldo no talão: soma dos lançamentos de entradas e saídas do ano corrente. Campo preenchido automaticamente conforme os lançamentos para a agência e para a conta forem efetuados.
- Saldo real: saldo real em banco quando todos os lançamentos estiverem compensados. Campo preenchido automaticamente conforme os lançamentos para a agência e para a conta forem efetuados.
- Saldo no banco: saldo dos lançamentos compensados (valor disponível no banco), este saldo deve ser o mesmo saldo que consta no extrato bancário. Campo preenchido automaticamente conforme os lançamentos para a agência e para a conta forem efetuados.
Gera caixa
Ao clicar na opção gera caixa, o valor do registro correspondente, ou seja, o que estiver selecionado, será lançado no caixa da solução GDOOR.
É possível escolher o plano de contas e o centro de custo.
Importa extrato
O módulo banco permite a importação do extrato bancário em formato .XLS para o controle (é possível também importar arquivos na extensão .OFX e .OFC).
Antes da importação dos dados do arquivo, é necessário ajustar o arquivo removendo a descrição das colunas, subtotais, letras C e D referente a crédito e débito. Os valores de entrada e saída precisam estar em apenas um campo (valor com sinal negativo (-) para lançamentos de saída, os lançamentos de entrada precisam estar somente com o valor, sem nenhum sinal). O arquivo não deve conter nenhuma totalização.
Exemplo do arquivo após tratamento manual:
Após tratar o arquivo basta importá-lo, acesse módulo bancos > importa extrato > arquivo com lançamentos bancários indique o local do arquivo XLS, seguido do botão carregar e processar.
A importação do extrato bancário apenas fará o lançamento no banco ou compensar lançamento com o mesmo número de documento, não fará a baixa dos títulos no módulo contas a receber. Esta importação evita a digitação de lançamentos como tarifas bancárias e também a compensação de manual de lançamentos pré-datados no banco.
Impressão de cheques
Pelo módulo bancos é possível fazer impressão de cheques dos lançamentos de saída no banco. Para isto é necessário fazer a configuração dos cheques na opção de impressos do sistema.
Para imprimir o cheque, selecione a agência e a conta, para que o sistema mostre na listagem os lançamentos vinculados, localize o lançamento de saída e clique na opção de impressão de cheque.
Na tela de impressão informe para que o cheque é nominal (caso necessário) e também marque a opção para cruzar o cheque quando necessitar, clique em CONFIRMA para que seja feita a impressão do cheque, que será direcionada para a impressora definida nas configurações de impressoras.
Abaixo imagem da tela para impressão de cheque.
Geração de boletos
Pelo módulo bancos é possível configurar boletos em folha branca formato A4.
Acesse o artigo completo de configuração para geração de boletos.